Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68570 |
Resumo: | A popularização das redes sociais digitais veio introduzir facilidade e instantaneidade na expressão pública dos atores. Tal proporcionou um aumento de debates na internet. Esta popularização deu maior visibilidade aos discursos de ódio e à intolerância, expondo insultos e modos de violência (Waldron, 2010). Estão em causa responsabilidades, individuais e regulatórias, de âmbito nacional, internacional e empresarial (Silva, Nichel, Martins, & Borchardt, 2011). Todavia, neste artigo aborda-se o tema do ódio por uma perspetiva de interação: dinâmica entre notícias publicadas no Facebook e interações conflituosas. O objetivo foi o de perceber alguns gatilhos para a ativação de conversações em que insultos e ódios tomassem a dianteira. Partindo dos conceitos de imitação (Tarde, 1978), coligação (Simmel, 1950) e associação (Latour, 2012), estudamos o ódio em 350 comentários, 913 respostas geradas e 23 959 palavras contidas nas publicações do Jornal de Notícias mais partilhadas, mais comentadas e com mais gostos em 2017, 2018 e 2019. Os resultados revelam forte presença de discursos de ódio e de insultos face a temas, notícias, ideias, opiniões ou dilemas. Em um terço da amostra, notou-se forte presença de discursos de ódio, estando estes mais presentes nas publicações mais comentadas (16,7%). Os índices de ódio mais elevados foram encontrados no tema do “futebol” e no “crime/agressão”. Numa variante mais qualitativa, percebemos que os discursos de ódio se imitam, tanto na lógica dos argumentos como no tipo de insultos usados. |
id |
RCAP_953506616a034d6e7c48e57bd8c1f53e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitaçõesA map of hate on Facebook: triggers, insults and imitationsImitaçãoColigaçãoGatilhosInsultosFacebookImitationCoalitionTriggersInsultsCiências Sociais::SociologiaA popularização das redes sociais digitais veio introduzir facilidade e instantaneidade na expressão pública dos atores. Tal proporcionou um aumento de debates na internet. Esta popularização deu maior visibilidade aos discursos de ódio e à intolerância, expondo insultos e modos de violência (Waldron, 2010). Estão em causa responsabilidades, individuais e regulatórias, de âmbito nacional, internacional e empresarial (Silva, Nichel, Martins, & Borchardt, 2011). Todavia, neste artigo aborda-se o tema do ódio por uma perspetiva de interação: dinâmica entre notícias publicadas no Facebook e interações conflituosas. O objetivo foi o de perceber alguns gatilhos para a ativação de conversações em que insultos e ódios tomassem a dianteira. Partindo dos conceitos de imitação (Tarde, 1978), coligação (Simmel, 1950) e associação (Latour, 2012), estudamos o ódio em 350 comentários, 913 respostas geradas e 23 959 palavras contidas nas publicações do Jornal de Notícias mais partilhadas, mais comentadas e com mais gostos em 2017, 2018 e 2019. Os resultados revelam forte presença de discursos de ódio e de insultos face a temas, notícias, ideias, opiniões ou dilemas. Em um terço da amostra, notou-se forte presença de discursos de ódio, estando estes mais presentes nas publicações mais comentadas (16,7%). Os índices de ódio mais elevados foram encontrados no tema do “futebol” e no “crime/agressão”. Numa variante mais qualitativa, percebemos que os discursos de ódio se imitam, tanto na lógica dos argumentos como no tipo de insultos usados.The popularization of digital social networks has brought ease and immediacy to the public expression of the actors. This provided an increase in debates on the internet. This popularization gave greater visibility to hate speech and intolerance, exposing insults and modes of violence (Waldron, 2010). Individual and regulatory responsibilities are at stake, in a national, international and business aspect (Silva, Nichel, Martins & Borchardt, 2011). However, this article addresses the issue of hatred from an interaction perspective: dynamics between news published on Facebook and conflicting interactions. The objective was to perceive some triggers for activating conversations in which insults and hatred took the lead. Based on the concepts of imitation (Tarde, 1978), coalition (Simmel, 1950) and association (Latour, 2012), we studied hate in 350 comments, 913 generated responses and 23 959 words contained in the most shared, most commented and most liked publications of Jornal de Notícias in 2017, 2018 and 2019. The results reveal a strong presence of hate speech and insults in the face of themes, news, ideas, opinions or dilemmas. In one third of the sample, there was a strong presence of hate speech, which was more present in the most commented publications (16.7%). The highest rates of hatred were found in the theme of "football" and "crime/aggression". In a more qualitative variant, we perceive that hate speech is imitated, both in the logic of the arguments and in the type of insults used.Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação SocialUniversidade do MinhoCosta, Pedro Rodrigues2020-10-212020-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68570porCosta, P. R. (2020). Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações. Comunicação Pública, 15(29), 01-28. Retirado de https://journals.openedition.org/cp/113672183-22691646-1479https://journals.openedition.org/cp/11367info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:09.788129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações A map of hate on Facebook: triggers, insults and imitations |
title |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações |
spellingShingle |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações Costa, Pedro Rodrigues Imitação Coligação Gatilhos Insultos Imitation Coalition Triggers Insults Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações |
title_full |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações |
title_fullStr |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações |
title_full_unstemmed |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações |
title_sort |
Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações |
author |
Costa, Pedro Rodrigues |
author_facet |
Costa, Pedro Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Pedro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imitação Coligação Gatilhos Insultos Imitation Coalition Triggers Insults Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Imitação Coligação Gatilhos Insultos Imitation Coalition Triggers Insults Ciências Sociais::Sociologia |
description |
A popularização das redes sociais digitais veio introduzir facilidade e instantaneidade na expressão pública dos atores. Tal proporcionou um aumento de debates na internet. Esta popularização deu maior visibilidade aos discursos de ódio e à intolerância, expondo insultos e modos de violência (Waldron, 2010). Estão em causa responsabilidades, individuais e regulatórias, de âmbito nacional, internacional e empresarial (Silva, Nichel, Martins, & Borchardt, 2011). Todavia, neste artigo aborda-se o tema do ódio por uma perspetiva de interação: dinâmica entre notícias publicadas no Facebook e interações conflituosas. O objetivo foi o de perceber alguns gatilhos para a ativação de conversações em que insultos e ódios tomassem a dianteira. Partindo dos conceitos de imitação (Tarde, 1978), coligação (Simmel, 1950) e associação (Latour, 2012), estudamos o ódio em 350 comentários, 913 respostas geradas e 23 959 palavras contidas nas publicações do Jornal de Notícias mais partilhadas, mais comentadas e com mais gostos em 2017, 2018 e 2019. Os resultados revelam forte presença de discursos de ódio e de insultos face a temas, notícias, ideias, opiniões ou dilemas. Em um terço da amostra, notou-se forte presença de discursos de ódio, estando estes mais presentes nas publicações mais comentadas (16,7%). Os índices de ódio mais elevados foram encontrados no tema do “futebol” e no “crime/agressão”. Numa variante mais qualitativa, percebemos que os discursos de ódio se imitam, tanto na lógica dos argumentos como no tipo de insultos usados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21 2020-10-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68570 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, P. R. (2020). Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações. Comunicação Pública, 15(29), 01-28. Retirado de https://journals.openedition.org/cp/11367 2183-2269 1646-1479 https://journals.openedition.org/cp/11367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132203405279232 |