A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andreia Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36549
Resumo: O presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo, são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho.
id RCAP_9539785b3083965fa1e504bf7ff8aa48
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de casoO presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo, são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumPinto, Andreia Alexandra da Silva2021-05-20T09:56:28Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36549202720560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.869951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
title A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
spellingShingle A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
Pinto, Andreia Alexandra da Silva
title_short A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
title_full A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
title_fullStr A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
title_full_unstemmed A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
title_sort A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
author Pinto, Andreia Alexandra da Silva
author_facet Pinto, Andreia Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Andreia Alexandra da Silva
description O presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo, são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20T09:56:28Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36549
202720560
url http://hdl.handle.net/10400.26/36549
identifier_str_mv 202720560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034618761216