A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36549 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo, são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho. |
id |
RCAP_9539785b3083965fa1e504bf7ff8aa48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de casoO presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo, são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumPinto, Andreia Alexandra da Silva2021-05-20T09:56:28Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36549202720560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.869951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
title |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
spellingShingle |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso Pinto, Andreia Alexandra da Silva |
title_short |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
title_full |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
title_fullStr |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
title_sort |
A influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as – estudo de caso |
author |
Pinto, Andreia Alexandra da Silva |
author_facet |
Pinto, Andreia Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Andreia Alexandra da Silva |
description |
O presente trabalho aborda a problemática sobre a influência das condições socioeconómicas das famílias na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, procedeu-se à realização de um questionário via google forms de modo a obter algumas informações das famílias que nos permitissem situar cada uma delas num determinado nível socioeconómico. Posteriormente, fez-se a análise dos resultados académicos de cada aluno/a, em cada período do ano letivo. Por fim, identificaram-se semelhanças e diferenças entre os resultados académicos e o nível socioeconómico de cada aluno/a. Trata-se de um Estudo de Caso realizado numa turma de 20 alunos/as do 2.º ano de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, é de notar que, para efeitos deste estudo, são apenas consideradas 16 crianças (9 rapazes e 7 raparigas), uma vez que as restantes não fruem dos mesmos parâmetros de avaliação devido a terem necessidades educativas especiais, nomeadamente síndrome de Pitt Hopkins e Perturbação do Espetro do Autismo. No final, procedeu-se à análise dos dados obtidos e correlacionou-se não só o Nível Socioeconómico dos/as alunos/as com o seu aproveitamento escolar, mas também as habilitações literárias dos pais com o aproveitamento escolar dos/as seus/suas educandos/as. Por fim, tiraram-se algumas conclusões procurando responder à questão problema deste trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20T09:56:28Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36549 202720560 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36549 |
identifier_str_mv |
202720560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034618761216 |