Fenómenos cognitivos subjacentes ao milenarismo: quando uma profecia falha
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/574 |
Resumo: | Apresenta-se o conceito de dissonância cognitiva (Festinger, 1957) como o mecanismo cognitivo explicativo do proselitismo que frequentemente sucede a profecias não verificadas. Pormenorizam-se as características da dissonância cognitiva ao nível individual e as tácticas de redução do desconforto provocado pela existência de cognições contraditórias (crença-evidência empírica). Discriminam-se as condições propostas por Festinger et al (1956) para o surgimento da necessidade de angariar novos crentes para a crença desconfirmada. O processo descrito é ilustrado pelo movimento milenarista estudado por Festinger et al (1956). São ainda resumidamente focadas crenças/movimentos Milenaristas e ou messiânicos que fazem parte da memória colectiva da cultura ocidental. Estes movimentos são em seguida abordados à luz dos conceitos anteriores. |
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Fenómenos cognitivos subjacentes ao milenarismo: quando uma profecia falhaFenómenos cognitivos subjacentes ao milenarismo: quando uma profecia falhaFenómenos cognitivos subjacentes ao milenarismo: quando uma profecia falhaFenómenos cognitivos subjacentes ao milenarismo: quando uma profecia falhaArtigo breveApresenta-se o conceito de dissonância cognitiva (Festinger, 1957) como o mecanismo cognitivo explicativo do proselitismo que frequentemente sucede a profecias não verificadas. Pormenorizam-se as características da dissonância cognitiva ao nível individual e as tácticas de redução do desconforto provocado pela existência de cognições contraditórias (crença-evidência empírica). Discriminam-se as condições propostas por Festinger et al (1956) para o surgimento da necessidade de angariar novos crentes para a crença desconfirmada. O processo descrito é ilustrado pelo movimento milenarista estudado por Festinger et al (1956). São ainda resumidamente focadas crenças/movimentos Milenaristas e ou messiânicos que fazem parte da memória colectiva da cultura ocidental. Estes movimentos são em seguida abordados à luz dos conceitos anteriores.Based on Festinger´s (1957), we build on the idea that cognitive dissonance is the cognitive mechanism underlying the proselytism that often follows disconfirmed prophecies. We address the conditions in which new believers are attracted in order to validate the disconfirmed belief. The process is illustrated with the millenarist movement investigated by Festinger et al (1956). We briefly review other millenarist or messianic beliefs and movements that are part of the western collective memory.Apresenta-se o conceito de dissonância cognitiva (Festinger, 1957) como o mecanismo cognitivo explicativo do proselitismo que frequentemente sucede a profecias não verificadas. Pormenorizam-se as características da dissonância cognitiva ao nível individual e as tácticas de redução do desconforto provocado pela existência de cognições contraditórias (crença-evidência empírica). Discriminam-se as condições propostas por Festinger et al (1956) para o surgimento da necessidade de angariar novos crentes para a crença desconfirmada. O processo descrito é ilustrado pelo movimento milenarista estudado por Festinger et al (1956). São ainda resumidamente focadas crenças/movimentos Milenaristas e ou messiânicos que fazem parte da memória colectiva da cultura ocidental. Estes movimentos são em seguida abordados à luz dos conceitos anteriores.Based on Festinger´s (1957), we build on the idea that cognitive dissonance is the cognitive mechanism underlying the proselytism that often follows disconfirmed prophecies. We address the conditions in which new believers are attracted in order to validate the disconfirmed belief. The process is illustrated with the millenarist movement investigated by Festinger et al (1956). We briefly review other millenarist or messianic beliefs and movements that are part of the western collective memory.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/574por2182-29130873-819XSoares Martins, JoséCameira, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:34:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:13.259676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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