As motivações para a compra online de vestuário : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30164 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial |
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As motivações para a compra online de vestuário : um estudo de casoCompra onlineVestuárioMotivaçõesComércio EletrónicoAmostragem Estratificada ProporcionalModelo LogitOnline ShoppingApparelMotivationsProportional Stratified SamplingLogit ModelMestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialO aparecimento e desenvolvimento da Internet, permitiu às empresas uma expansão do seu mercado. O vestuário apresenta-se como um setor desafiante no e-commerce. Torna-se necessário uma maior compreensão do comportamento do consumidor procurando conhecer as suas motivações e, desta forma, estabelecer uma relação próxima com o cliente. O presente Trabalho Final de Mestrado teve como objetivo estudar os comportamentos de compra de vestuário através do comércio eletrónico da população em estudo - alunos do ISEG de 1º ano do ano letivo 2021/2022 de mestrados do departamento de Matemática: Applied Econometrics and Forecasting, Data Analytics for Business, Mathematical Finance e Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial. Assim, é possível dar resposta à questão “Quais as motivações que levam estes alunos à compra online de vestuário?”. Para este efeito, através de uma amostragem estratificada com afixação proporcional, foi aplicado um questionário a uma amostra selecionada de 40 alunos. Os resultados obtidos apontam para a extrema relevância que o fator conveniência tem na decisão de compra de vestuário online, quer seja na possibilidade de realizar as compras sem restrição de horário, mas também na facilidade do processo. Foi, ainda, possível concluir que existem tendencialmente motivações diferentes de acordo com o sexo do aluno.The emergence and development of the Internet has enabled companies to expand their markets. Clothing presents itself as a challenging section in e-commerce. A greater knowledge of the consumer behavior becomes necessary, seeking its motivations and, thus, establishing a closer relationship with the client. This Master’s Final Work aimed to investigate the clothing purchasing behaviours through e-commerce of the population under study – ISEG 1st year students of the academic year 2021/2022 of master’s degrees in the Mathematics department: Applied Econometrics and Forecasting, Data Analytics for Business, Mathematical Finance and Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial. Then, it is possible to answer the question “What are the motivations that lead these students to online clothing purchase?”. To this effect, through a proportional stratified sampling, a questionnaire was administered to a selected sample of 40 students. The obtained results point to the immense relevance the convenience factor has in the decision to purchase clothing online, whether in the possibility of making purchases without time restrictions, but also in the ease of the process. It was also possible to conclude that there tend to be different motivations depending on the student's sex.Instituto Superior de Economia e GestãoParente, PauloBastos, Maria AméliaRepositório da Universidade de LisboaNovais, Maria Madalena Teixeira Duarte de Sousa2023-102023-10-01T00:00:00Z2024-08-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30164porNovais, Maria Madalena Teixeira Duarte de Sousa (2023). “As motivações para a compra online de vestuário : um estudo de caso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:35:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:25.118079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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