A influência das motivações hedónicas e utilitárias na intenção de compra online de pequenos equipamentos domésticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Steve Barata
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23435
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling A influência das motivações hedónicas e utilitárias na intenção de compra online de pequenos equipamentos domésticosMotivações hedónicasMotivações utilitáriasIntenção de compra onlineCompras onlinePequenos equipamentos domésticosMarketingHedonic motivationsUtilitarian motivationsOnline purchase intentionOnline purchaseSmall domestic appliancesMestrado Bolonha em MarketingNos últimos anos a compra online de pequenos equipamentos domésticos tem assumido um papel cada vez maior. Assim, as empresas precisam de compreender quais as motivações que influenciam a intenção de compra online nesta categoria de produtos de modo a agilizarem estratégias de marketing efetivas na captação destes consumidores. A presente dissertação tem como principais objetivos identificar quais as motivações hedónicas e utilitárias que influenciam positivamente a intenção de compra online em pequenos equipamentos domésticos e compreender se o género tem um efeito moderador na intenção de compra online nesta categoria de produtos. Para responder à problemática apresentada foi realizada uma revisão da literatura de onde resultaram as hipóteses de investigação e um modelo conceptual. Esta investigação utiliza um método único através de questionário e uma técnica de amostragem não- probabilística por conveniência. Os dados recolhidos foram obtidos através de um questionário online obtendo-se 194 respostas válidas sendo estes posteriormente tratados e analisados recorrendo ao software IBM SPSS Statistics 26. Os resultados deste estudo indicam que a conveniência é o preditor mais importante na intenção de compra online, seguindo-se da variedade. Através dos resultados obtidos foi também possível concluir que o género masculino revelou ser mais influenciado pela conveniência do que o género feminino. Em suma, estes resultados contribuem para o conhecimento existente sobre as motivações hedónicas e utilitárias na intenção de compra online de pequenos equipamentos domésticos promovendo a tomada de decisão estratégica por parte dos profissionais de marketing.In recent years, the online purchase of small domestic appliances has taken an important role. Thus, companies need to understand the motivations that influence the purchase intention in this category of products in order to define effective marketing strategies in attracting the consumers. This dissertation has as main objectives to identify which hedonic and utilitarian motivations positively influence online purchase intention in small domestic appliances and understand if gender has a moderating effect on online purchase intention in this category of products. To respond to the problem presented and carry out this study, a literature review was developed which the research hypotheses and a conceptual model as resulted. This investigation uses a unique questionnaire method and a non-probabilistic convenience sampling technique. The collected data were obtained through an online questionnaire, obtaining 194 valid responses, which were later processed and analyzed using the IBM SPSS Statistics 26 software. The results of this study indicate that convenience is the most important predictor of online purchase intent, followed by variety. Through the results obtained, it was also possible to conclude that the male gender revealed to be more influenced by convenience than by women. In short, these results contribute to the existing knowledge on this topic, helping professionals in the area to make a better strategic decision.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaSaavedra, Steve Barata2022-08-08T00:30:20Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23435porSaavedra, Steve Barata (2021). "A influência das motivações hedónicas e utilitárias na intenção de compra online de pequenos equipamentos domésticos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:40.581385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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