Referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30253 |
Resumo: | O bullying representa uma preocupação em meio escolar. A prevenção é uma estratégia facilitadora para o controlo deste fenómeno. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem como responsabilidade contribuir para a literacia em saúde na comunidade, através de sessões de psicoeducação. Com essa estratégia pretende cooperar na otimização da saúde mental em todos os vetores do processo educativo. A comunidade educativa é composta por alunos, encarregados de educação, corpo docente e não docente. Sendo os Assistentes Operacionais, parte integrante da comunidade educativa, têm responsabilidade de colaborar e intervir nas ações preventivas. A formação é a chave para capacitar os Assistentes Operacionais com conhecimentos que permitam ajudar a identificar situações suscetíveis de configurar a prática de bullying em meio escolar. Face ao diagnóstico da situação delineou-se como projeto de intervenção: Referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. Como metodologia enveredou-se por uma revisão integrativa da literatura. Este relatório tem como objetivos gerais: • Expor um projeto de intervenção, cuja temática destina-se à referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. |
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Referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolarBullyingSaúde MentalServiço de Saúde EscolarEnfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaMental HealthSchool Health ServicePsychiatric NursingMental Health and Psychiatric NursingO bullying representa uma preocupação em meio escolar. A prevenção é uma estratégia facilitadora para o controlo deste fenómeno. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem como responsabilidade contribuir para a literacia em saúde na comunidade, através de sessões de psicoeducação. Com essa estratégia pretende cooperar na otimização da saúde mental em todos os vetores do processo educativo. A comunidade educativa é composta por alunos, encarregados de educação, corpo docente e não docente. Sendo os Assistentes Operacionais, parte integrante da comunidade educativa, têm responsabilidade de colaborar e intervir nas ações preventivas. A formação é a chave para capacitar os Assistentes Operacionais com conhecimentos que permitam ajudar a identificar situações suscetíveis de configurar a prática de bullying em meio escolar. Face ao diagnóstico da situação delineou-se como projeto de intervenção: Referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. Como metodologia enveredou-se por uma revisão integrativa da literatura. Este relatório tem como objetivos gerais: • Expor um projeto de intervenção, cuja temática destina-se à referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem.Bullying is a concern in schools. Prevention is a facilitative strategy to control this phenomenon. The Nursing Specialist in Mental Health and Psychiatric Nursing is responsible for contributing to health literacy in the community, through psychoeducation sessions. With this strategy it intends to cooperate in the optimization of mental health in all vectors of the educational process. The educational community is composed of students, guardians of education / legal guardians, faculty and non-teaching staff. Being the Operational Assistants, an integral part of the educational community, they have a responsibility to collaborate and intervene in preventive actions.Training is the key to enabling the Operational Assistants with the knowledge to help identify situations that may constitute the practice of bullying in the school environment. In view of the diagnosis of the situation, it was outlined as an intervention project: Referral of bullying situations in schools: intervention of mental and psychiatric health nursing in school education. As methodology was adopted by an integrative review of the literature. This report aims to: • Expose an intervention project, the theme of which is to refer to situations of bullying in school environment: mental health and psychiatric nursing intervention in school education; Describe and analyze the activities that led to the acquisition of common skills of the Specialist Nurse, the specific competences of the Specialist Nurse in Mental and Psychiatric Health Nursing and Master of Nursing.Cordeiro, Raul Alberto CarrilhoRepositório ComumCorreia, Ricardo Jorge Rosa2019-11-22T11:13:27Z2019-072019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30253TID:202275906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:00.701197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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