A PRÁTICA E O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA NO BRASIL: QUESTÕES PARA REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maftum, Mariluci Alves
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Alencastre, Márcia Bicchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/32558
Resumo: Nesse estudo teve-se como objetivos conheceraspectos que permearam a trajetória da prática assistenciale do Ensino de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátricaao longo do percurso do ensino de enfermagem em geral.Fazer algumas reflexões sobre o papel da enfermagempsiquiátrica no enfoque da reforma vigente no Brasil, que está embasada no modelo humanista italiano. As idéias dehumanistas como Baságlia e Rotelli sobre a assistência aoportador de sofrimento psíquico vêm contribuindo para um novo direcionamento no cuidado e no ensino de enfermagem, no qual a palavra do paciente é valorizada e não utilizada como forma de punição. A cidadania é perseguida de modo agarantir os direitos de assistência, trabalho e espaço políticosocial. São privilegiadas outras formas e extensões detratamento e prevenção além do hospital. Essas mudançasimprimem uma necessidade de repensar e reavaliar o papelque os profissionais de enfermagem desempenham dentro da equipe de saúde e na academia.
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spelling A PRÁTICA E O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA NO BRASIL: QUESTÕES PARA REFLEXÕESPRACTICE AND TEACHING OF MENTAL HEALTH AND PSYCHIATRIC NURSING IN BRAZIL: THOUGHT-PROVOKING ISSUESEducação; Saúde mental; Enfermagem psiquiátrica.Education; Mental health; Psychiatric nursing.Nesse estudo teve-se como objetivos conheceraspectos que permearam a trajetória da prática assistenciale do Ensino de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátricaao longo do percurso do ensino de enfermagem em geral.Fazer algumas reflexões sobre o papel da enfermagempsiquiátrica no enfoque da reforma vigente no Brasil, que está embasada no modelo humanista italiano. As idéias dehumanistas como Baságlia e Rotelli sobre a assistência aoportador de sofrimento psíquico vêm contribuindo para um novo direcionamento no cuidado e no ensino de enfermagem, no qual a palavra do paciente é valorizada e não utilizada como forma de punição. A cidadania é perseguida de modo agarantir os direitos de assistência, trabalho e espaço políticosocial. São privilegiadas outras formas e extensões detratamento e prevenção além do hospital. Essas mudançasimprimem uma necessidade de repensar e reavaliar o papelque os profissionais de enfermagem desempenham dentro da equipe de saúde e na academia.This study objectifies to unveil aspects that have permeated the trajectory of practice and teaching of Mental Health and Psychiatric Nursing throughout nursing teaching; to think over the role of psychiatric nursing under the reform in effect in Brazil, which is grounded by the Italian humanist model. Humanists’ ideas such as Baságlia and Rotelli on caring rendered to the mental patient, have posed a new direction to nursing caring and teaching where patients’ words are valued and not used as a way to punish them. Citizenship is pursued in order to ensure their rights to care, work and a political and social status. Other ways and contexts for treatment are privileged besides hospital settings. Such changes forward the need to rethink and reassess the role of nursing professionals in the health team and nursing faculty.Universidade Federal do ParanáMaftum, Mariluci AlvesAlencastre, Márcia Bicchi2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3255810.5380/ce.v7i1.32558Cogitare Enfermagem; v. 7, n. 1 (2002)Cogitare Enfermagem; v. 7, n. 1 (2002)Cogitare Enfermagem; v. 7, n. 1 (2002)2176-91331414-853610.5380/ce.v7i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/32558/20663info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T15:44:44Zoai:revistas.ufpr.br:article/32558Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-08-03T15:44:44Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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