Princípios e paradigma da racionalidade pedagógica de António Sérgio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casulo, José Carlos de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31532
Resumo: Neste artigo pretende-se investigar, nos Ensaios, os princípios e o paradigma da racionalidade pedagógica de António Sérgio (1 883-1 969). Assim, apresentam-se, explicando-os, três princípios: 1 ) a educação deve ser filosófica, 2) educar é desenvolver a razão, 3) a educação concretiza-se na cooperação social. Seguidamente, analisa-se o paradigma pedagógico da escola cooperativa, sob três perspetivas: 1 ) noção, objetivos, organização e principais aprendizagens; 2) processos e relações pedagógicas; 3) trabalho escolar produtivo.
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spelling Princípios e paradigma da racionalidade pedagógica de António SérgioPedagogical rationality of António Sérgio : principles and paradigmAntónio SérgioEducaçãoRazãoPrincípios pedagógicosEscola cooperativaEducationReasonPedagogical principlesCooperative schoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo pretende-se investigar, nos Ensaios, os princípios e o paradigma da racionalidade pedagógica de António Sérgio (1 883-1 969). Assim, apresentam-se, explicando-os, três princípios: 1 ) a educação deve ser filosófica, 2) educar é desenvolver a razão, 3) a educação concretiza-se na cooperação social. Seguidamente, analisa-se o paradigma pedagógico da escola cooperativa, sob três perspetivas: 1 ) noção, objetivos, organização e principais aprendizagens; 2) processos e relações pedagógicas; 3) trabalho escolar produtivo.This article seeks to study the principles and the paradigm of the pedagogical rationality in the Essays, written by António Sérgio (1 883-1 969). Thus, we present and explain three principles: 1 ) education must be philosophical, 2) education is to develop Reason, 3) education materializes itself in social cooperation. Next, the paradigm of cooperative school is analyzed from three perspectives: 1 ) concept, objectives, organization and main learning, 2) processes and pedagogical relationships, 3) productive school work. Key words: António Sérgio — EducationFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Associaçom Galega da Língua (AGAL)Universidade do MinhoCasulo, José Carlos de Oliveira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31532por1130-3557info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:39.181051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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