Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Henriques Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6403
Resumo: O relatório que se segue tem como objeto apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular no Jornal do Centro em Viseu, como o fim de obter o grau de Mestre em Marketing no Instituto Politécnico de Viseu-Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O principal objetivo deste estágio foi a realização de uma pesquisa de mercado para os diversos serviços do Jornal Do Centro (Rádio, Jornal, TV) do ponto de vista do consumidor e do tecido empresarial (patrocinadores). Esta pesquisa enquadrou-se num contexto de compreender o posicionamento da empresa relativamente ao público viseense, assim como perceber os pontos fortes e fracos da mesma, de forma a poder criar uma estratégia para cativar mais o público a consumir os conteúdos da empresa. O processo desta pesquisa passou por um inquérito interno dentro da empresa sobre as fraquezas da mesma e os motivos pela qual esta não vende mais ou tem pouco conhecimento a nível comercial. A segunda fase envolveu a realização de um inquérito de forma a determinar se as suposições estavam corretas. Após a análise dos resultados foi possível perceber como a marca se posiciona no público viseense, o conhecimento das marcas associadas ao Jornal do Centro e problemas relacionados com a plataforma digital. Após a modificação de alguns fatores negativos na empresa foi realizado um novo inquérito para compreender o impacto das mudanças pelos inquiridos.
id RCAP_95687ddce35c3958a0f007df92e7771b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do CentroJornal do CentroMarketingPesquisa de MercadoRádioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO relatório que se segue tem como objeto apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular no Jornal do Centro em Viseu, como o fim de obter o grau de Mestre em Marketing no Instituto Politécnico de Viseu-Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O principal objetivo deste estágio foi a realização de uma pesquisa de mercado para os diversos serviços do Jornal Do Centro (Rádio, Jornal, TV) do ponto de vista do consumidor e do tecido empresarial (patrocinadores). Esta pesquisa enquadrou-se num contexto de compreender o posicionamento da empresa relativamente ao público viseense, assim como perceber os pontos fortes e fracos da mesma, de forma a poder criar uma estratégia para cativar mais o público a consumir os conteúdos da empresa. O processo desta pesquisa passou por um inquérito interno dentro da empresa sobre as fraquezas da mesma e os motivos pela qual esta não vende mais ou tem pouco conhecimento a nível comercial. A segunda fase envolveu a realização de um inquérito de forma a determinar se as suposições estavam corretas. Após a análise dos resultados foi possível perceber como a marca se posiciona no público viseense, o conhecimento das marcas associadas ao Jornal do Centro e problemas relacionados com a plataforma digital. Após a modificação de alguns fatores negativos na empresa foi realizado um novo inquérito para compreender o impacto das mudanças pelos inquiridos.ABSTRACT: The following report has the goal to present the activities that took place during the school internship at Jornal do Centro in Viseu, as means to obtain a master’s degree in Marketing at Instituto Politécnico de Viseu- Escola Superior de Tecnologia e Gestão. The main goal of the internship is to direct a marketing research for the various services of Jornal do Centro (Radio, newspaper, TV) from the point of view of a consumer and a company. This research fits in the context of understanding the position of the company in relation to the citizens of Viseu as well as to understand the strong and weak points to be able to strategize a way to captivate the public to consume the contents produced by the company. The process of this research will pass by an internal inquiry inside the company to understand the weakness and the motives why they don’t sell or have little knowledge in a commercial level. The second stage will involve the realization of an inquiry to determine if the worker’s suppositions were correct. After analysing the results, it was possible to understand the brand’s position in the public of Viseu, the knowledge of the associated brands to Jornal Do Centro and the problems related to their platform. After the modification of a few negative factors in the company, a new inquiry was made to understand the impact of the changes.Antunes, Joaquim GonçalvesCotta, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Mariana Henriques Carvalho2020-11-11T08:27:24Z2020-09-242020-07-202020-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6403TID:202535673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:18.992598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
title Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
spellingShingle Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
Marques, Mariana Henriques Carvalho
Jornal do Centro
Marketing
Pesquisa de Mercado
Rádio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
title_full Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
title_fullStr Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
title_full_unstemmed Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
title_sort Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do Centro
author Marques, Mariana Henriques Carvalho
author_facet Marques, Mariana Henriques Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Joaquim Gonçalves
Cotta, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mariana Henriques Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal do Centro
Marketing
Pesquisa de Mercado
Rádio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Jornal do Centro
Marketing
Pesquisa de Mercado
Rádio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O relatório que se segue tem como objeto apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular no Jornal do Centro em Viseu, como o fim de obter o grau de Mestre em Marketing no Instituto Politécnico de Viseu-Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O principal objetivo deste estágio foi a realização de uma pesquisa de mercado para os diversos serviços do Jornal Do Centro (Rádio, Jornal, TV) do ponto de vista do consumidor e do tecido empresarial (patrocinadores). Esta pesquisa enquadrou-se num contexto de compreender o posicionamento da empresa relativamente ao público viseense, assim como perceber os pontos fortes e fracos da mesma, de forma a poder criar uma estratégia para cativar mais o público a consumir os conteúdos da empresa. O processo desta pesquisa passou por um inquérito interno dentro da empresa sobre as fraquezas da mesma e os motivos pela qual esta não vende mais ou tem pouco conhecimento a nível comercial. A segunda fase envolveu a realização de um inquérito de forma a determinar se as suposições estavam corretas. Após a análise dos resultados foi possível perceber como a marca se posiciona no público viseense, o conhecimento das marcas associadas ao Jornal do Centro e problemas relacionados com a plataforma digital. Após a modificação de alguns fatores negativos na empresa foi realizado um novo inquérito para compreender o impacto das mudanças pelos inquiridos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11T08:27:24Z
2020-09-24
2020-07-20
2020-09-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6403
TID:202535673
url http://hdl.handle.net/10400.19/6403
identifier_str_mv TID:202535673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550207074697216