Mobilidade transnacional e competências pessoais de estudantes no âmbito do Programa Erasmus+ na Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33381 |
Resumo: | Face ao cenário que engloba os novos desafios impostos pela globalização e a diversificação cultural presente nos sistemas educativos, em particular o Ensino Superior, torna-se indispensável que os estudantes detenham um conjunto de competências pessoais, cada vez mais amplo e diverso. Nesse sentido, a mobilidade transnacional apresenta-se como um meio privilegiado dos estudantes desenvolverem essas competências pessoais. O objetivo do presente trabalho, que constitui um estudo de caso do tipo exploratório, é averiguar se a mobilidade transnacional, no contexto do Programa Erasmus+ aplicado no Ensino Superior, na Universidade de Aveiro, tem contribuído/colaborado para o desenvolvimento de competências pessoais, em particular, o autoconhecimento, a autonomia e a maturidade dos estudantes participantes. Deste modo, o significado e o desenvolvimento de competências pessoais assume-se como uma consideração particularmente importante para a adoção, com êxito, de estratégias que procuram melhorar o desempenho e os resultados do Programa. Ademais, procura-se, de algum modo, desvelar reflexões pertinentes para preencher lacunas de pesquisa no campo académico e constituir uma base para orientar trabalhos futuros e intervenções de ordem prática. A definição do problema, a relevância dos temas abordados, a elaboração do instrumento de recolha de dados, a escolha do público-alvo e a discussão dos resultados foram suportados pela revisão bibliográfica, que não deixou de considerar também a busca contínua (e paralela) de informações específicas, especialmente através do diálogo estabelecido com alguns especialistas. Opta-se por uma abordagem metodológica qualitativa, voltada para a análise de dados recolhidos a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes do Programa Erasmus+ da Universidade de Aveiro. Os resultados da investigação versam, num primeiro patamar, sobre o significado que os estudantes atribuem às competências em termos teóricos, salientando-se a autonomia aliada ao sentido dos próprios conseguirem realizar suas atividades. Em seguida nos referimos à maturidade estando associada ao facto de possuírem uma responsabilidade maior sobre suas ações e, por fim, o autoconhecimento se apresenta correlacionado com o facto de os estudantes compreenderem melhor os seus limites e as suas potencialidades. Em termos práticos, verificou-se que autonomia e maturidade significaram maior independência e melhoria na capacidade de resolução de problemas. Por outro lado, o autoconhecimento representou a capacidade do sujeito poder conhecer-se melhor enquanto pessoa. Num segundo e terceiro patamares, condizendocom fatores de desenvolvimento dessas competências pessoais e o objetivo de dar a conhecer a realidade vivida pelos estudantes em mobilidade, foi possível perceber em que medida a experiência de mobilidade transnacional proporcionou aos estudantes o desenvolvimento das competências referidas com impacto inerente no domínio do desenvolvimento pessoal. Logo, conclui-se que a vivência de algumas circunstâncias, de desafio contínuo, enfrentadas no período de mobilidade transnacional realizada ao abrigo do programa Erasmus+, promovido pela Universidade de Aveiro, contribuiu para o desenvolvimento das competências de autonomia, maturidade e autoconhecimento. |
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O objetivo do presente trabalho, que constitui um estudo de caso do tipo exploratório, é averiguar se a mobilidade transnacional, no contexto do Programa Erasmus+ aplicado no Ensino Superior, na Universidade de Aveiro, tem contribuído/colaborado para o desenvolvimento de competências pessoais, em particular, o autoconhecimento, a autonomia e a maturidade dos estudantes participantes. Deste modo, o significado e o desenvolvimento de competências pessoais assume-se como uma consideração particularmente importante para a adoção, com êxito, de estratégias que procuram melhorar o desempenho e os resultados do Programa. Ademais, procura-se, de algum modo, desvelar reflexões pertinentes para preencher lacunas de pesquisa no campo académico e constituir uma base para orientar trabalhos futuros e intervenções de ordem prática. A definição do problema, a relevância dos temas abordados, a elaboração do instrumento de recolha de dados, a escolha do público-alvo e a discussão dos resultados foram suportados pela revisão bibliográfica, que não deixou de considerar também a busca contínua (e paralela) de informações específicas, especialmente através do diálogo estabelecido com alguns especialistas. Opta-se por uma abordagem metodológica qualitativa, voltada para a análise de dados recolhidos a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes do Programa Erasmus+ da Universidade de Aveiro. Os resultados da investigação versam, num primeiro patamar, sobre o significado que os estudantes atribuem às competências em termos teóricos, salientando-se a autonomia aliada ao sentido dos próprios conseguirem realizar suas atividades. Em seguida nos referimos à maturidade estando associada ao facto de possuírem uma responsabilidade maior sobre suas ações e, por fim, o autoconhecimento se apresenta correlacionado com o facto de os estudantes compreenderem melhor os seus limites e as suas potencialidades. Em termos práticos, verificou-se que autonomia e maturidade significaram maior independência e melhoria na capacidade de resolução de problemas. Por outro lado, o autoconhecimento representou a capacidade do sujeito poder conhecer-se melhor enquanto pessoa. Num segundo e terceiro patamares, condizendocom fatores de desenvolvimento dessas competências pessoais e o objetivo de dar a conhecer a realidade vivida pelos estudantes em mobilidade, foi possível perceber em que medida a experiência de mobilidade transnacional proporcionou aos estudantes o desenvolvimento das competências referidas com impacto inerente no domínio do desenvolvimento pessoal. Logo, conclui-se que a vivência de algumas circunstâncias, de desafio contínuo, enfrentadas no período de mobilidade transnacional realizada ao abrigo do programa Erasmus+, promovido pela Universidade de Aveiro, contribuiu para o desenvolvimento das competências de autonomia, maturidade e autoconhecimento.In view of the scenario, which comprehend the new challenges imposed by globalization and cultural diversification present in educational systems, particularly the Higher Education, it is essential that students have a set of personal skills, increasingly varied. In this case, transnational mobility presents itself as a way for students to develop these personal skills. The purpose of the present work, which constitutes an exploratory case study, is to ascertain whether transnational mobility, in the context of the Erasmus+ Program aimed at Higher Education at the University of Aveiro, has contributed to the development of personal skills the self-knowledge, autonomy and maturity of the participating students. Being aware of the meaning and development of personal skills is an important consideration for the successful adoption of strategies that aim to improve the performance and results of the Program. In addition, we contribute by revealing pertinent reflections to fill research gaps in the academic field and to serve as a basis to guide future work and practical interventions. The definition of the problem, the relevance of the covered topics, the formulation of the data collection instrument, the target audience choice and the discussion of the results were supported by the literature review, which also considered the continuous (and parallel) search for information, through the dialogue with experts for the research. We opted for a qualitative methodological approach, focused on the analysis of collected data, based on semi-structured interviews with students of the Erasmus+ Program at the University of Aveiro. The results of the investigation spill over into a first level about the meaning that students attribute competences in theoretical terms, which we can mention the autonomy combined with the sense of being able to carry out their activities, in the sequence, we refer to maturity being associated with the fact of possessing more responsibility for their actions and, finally, self-knowledge as a concept for students to better understand their limits and potential. In practical terms, autonomy and maturity are synonymous with greater independence and improvement in problem-solving capacity, while self-knowledge represents the subject's ability to perceive himself better as a person. In a second and third attempt, which matches the factors of development of these personal skills and the objective of making known the reality experienced by mobile students, it was possible to perceive the emphasis on the support that the experience of transnational mobility provided to students in the development of the skills referenced with impact on the inherent personal development. Therefore, it was possible to conclude that the experience of some circumstances in the period of transnational mobility carried out under the Erasmus+ program at the University of Aveiro contributed to the development of autonomy, maturity, and self-knowledge skills.2022-03-04T16:12:27Z2021-12-13T00:00:00Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33381porEugênio, Marjorie Sacha Pontesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:36:11Zoai:ria.ua.pt:10773/33381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:36:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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