Ligas de Ouro em Pintura: Nova Metodologia de Estudo de Obras de Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Sérgio Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98078
Resumo: Dissertação de Mestrado em Química Forense apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Ligas de Ouro em Pintura: Nova Metodologia de Estudo de Obras de ArteGold Alloys in Painting: New Methodology for the Studying of ArtworksTúmulo da Rainha Santa IsabelTúmulo da Neta da Rainha Santa IsabelMicroscopia Ótica (MO)Fluorescência de Raios-X de bancada (b-XRF)Microscopia Eletrónica de Varrimento de Energia Dispersa de Raios-X (SEM-EDS)Tomb of Queen Saint IsabelTomb of Queen Saint Isabel's GranddaughterOptical Microscopy (MO)Benchtop X-Ray Fluorescence (b-XRF)Scanning Electron Microscopy of Scattered Energy X-Rays (SEM-EDS)Dissertação de Mestrado em Química Forense apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNesta dissertação pretendeu-se realizar uma análise comparativa das ligas metálicas presentes em amostra provenientes de Obras de Arte entre o século XIV-XVII.As análises foram efetuadas em amostras provenientes do, Túmulo da Rainha Santa Isabel (TRS), Túmulo da Neta da Rainha Santa Isabel (TNRS), Busto de Santa Clara (BSC), Túmulo de Catarina de Urgel (TCU), Retábulo do Corpo de Deus (RCD), Eira Pedrinha (EP), Retábulo do São Miguel Arcanjo (RASM), Torre da Almedina (TA), Predela da Aparição de Cristo à Virgem (PACV), Lactatio de São Bernardo-Virgem (LSBV), São Gonçalo (SG), Quadros Museu Nacional Machado de Castro, Anunciação(P25), Lamentação de Cristo (P26), Aparição de Cristo à Virgem (P27), Trindade (P90), Capela de Santa Cruz, Capela de São Miguel e Nossa Senhora da Conceição (NSC).As análises efetuadas permitiram obter dados referentes à percentagem dos elementos que compunham as ligas metálicas, mais precisamente da percentagem de ouro (Au), prata (Ag) e cobre (Cu) e para tal recorreu-se a técnicas como a Microscopia Ótica (MO), Espectroscopia de Fluorescência Raio- x de bancada (b-XRF) e SEM-EDS.Após a obtenção dos resultados, estes foram cruzados de forma a tentar obter padrões, que quando comprovados permitiram enquadrar as amostras em estudo numa janela temporal lógica.(TEXTO ADICIONADO APENAS COM O INTUITO DE OBTER OS CARACTERES MÍNIMOS PRA SUBMISSÃO ONLINE, NÃO DEVE SER TIDO EM CONSIDERAÇÃO PARA O RESUMO DA DISSERTAÇÃO. NÃO FOI ADICIONADO TEXTO AO RESUMO DEVIDO A ESTE ENQUADRAR-SE DENTRO DOS LIMITES MÁXIMOS APRESENTADOS EM "https://www.uc.pt/fctuc/dct/estudantes/dissertacoes/normasFormatDissMest" DE 300 PALAVRAS)In this dissertation, it was intended to carry out a comparative analysis of the metallic alloys present in samples from artworks between the 14th and 17th centuries. The analyzes were carried out on samples from the Tomb of Queen Saint Isabel (TRS), Tomb of Queen Saint Isabel's Granddaughter (TNRS), Bust of Saint Clara (BSC), Tomb of Catarina de Urgel (TCU), Altarpiece of Corpus Christi (RCD), Eira Pedrinha (EP), Archangel Saint Michael Altarpiece (RASM), Almedina Tower (TA), Predela of the Apparition of Christ to the Virgin (PACV), Lactation of Saint Bernardo-Virgem (LSBV), Saint Gonçalo (SG), Art Paintings of the Machado de Castro National Museum, Annunciation (P25), Lamentation of Christ (P26), Apparition of Christ to the Virgin (P27), Trinity (P90), Chapel of Santa Cruz, Chapel of Saint Michael and Nossa Senhora da Conceição (NSC).The analyzes performed allowed us to obtain data regarding the percentage of elements that made up metallic alloys, more precisely the percentage of gold (Au), silver (Ag), and copper (Cu) and for this, techniques such as Optical Microscopy (OM), Benchtop X-Ray Fluorescence Spectroscopy (b-XRF) and SEM-EDS were used.After obtaining the results, these were crossed to try to obtain patterns, which, when proven, allowed us to connect the samples present in this study to an artist and to a logical time window.(TEXTO ADICIONADO APENAS COM O INTUITO DE OBTER OS CARACTERES MÍNIMOS PRA SUBMISSÃO ONLINE, NÃO DEVE SER TIDO EM CONSIDERAÇÃO PARA O RESUMO DA DISSERTAÇÃO. NÃO FOI ADICIONADO TEXTO AO RESUMO DEVIDO A ESTE ENQUADRAR-SE DENTRO DOS LIMITES MÁXIMOS APRESENTADOS EM "https://www.uc.pt/fctuc/dct/estudantes/dissertacoes/normasFormatDissMest" DE 300 PALAVRAS)2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98078http://hdl.handle.net/10316/98078TID:202922995porPereira, Paulo Sérgio Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:16:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:59.857980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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