Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Filipa Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/558
Resumo: A Internet, e mais especificamente a World Wide Web (WWW), tornou-se uma plataforma de referência para a publicação da informação dos mais variados assuntos e das mais diversas origens. Cada vez é maior o número de organizações e pessoas que recorrem a este tipo de serviço. Assim, um dos objectivos desta investigação é perceber até que ponto os sítios escolares apresentam informação e conteúdos relevantes para os agentes educativos. Verificar se as actividades desenvolvidas na escola promovem e reflectem a interactividade e a partilha entre os diversos intervenientes na comunidade educativa, através da disponibilização no seu sítio escolar, foi outro dos objectivos deste trabalho. Este trabalho versou sobre os sítios das escolas ENIS (European Network of Innovative Schools), visto que são escolas de vanguarda relativamente à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pretendeu-se ainda conhecer, em que medida, as escolas ENIS dispõem de tecnologias Web 2.0, procurando identificar os conteúdos disponíveis. Para a análise dos sítios das diferentes escolas ENIS, em primeiro lugar analisou-se a bibliografia existente sobre sítios de uma forma geral e de seguida elaborou-se uma tabela, na qual constava a opinião dos diferentes autores investigados. Desta tabela, considerou-se que, para a análise de sítios, as dimensões mais importantes são cinco (Conteúdos, Usabilidade, Interactividade, Acessibilidade e Funcionalidade), sendo apenas seleccionada a dimensão, Conteúdos, para a construção de uma grelha com base nesta dimensão. Esta grelha é resultado de uma reflexão pessoal, com base na consulta de bibliografia e visualização de sítios em geral e sítios escolares, em particular, e com base na opinião de diferentes especialistas na área. Da análise dos sítios das escolas secundárias ENIS, verificou-se que as escolas Portuguesas se destacam, pela positiva, relativamente às escolas Italianas e Francesas. Constatou-se, ainda, que a informação mais divulgada é relativa à descrição da escola e que a maioria dos sítios não disponibiliza tecnologias Web 2.0. É com alguma desilusão que se constata que estas escolas de vanguarda na utilização das TIC apresentam informação reduzida para cada um dos actores do processo educativo. The Internet, and more specifically the World Wide Web (WWW), has become a platform of reference for the publication of information from many different subjects and from various origins. The number of organizations and individuals engaged in this type of service has increased a lot. Thus, one objective of this research was to understand to what point the school sites have information and content relevant to education officials. Check if the activities at school promote and reflect the interactivity and the sharing between different actors in the education community by providing on its site school, was one of the objectives of this work. This work was based on the sites of the schools ENIS (European Network of Innovative Schools), since these schools are cutting-edge on the use of Information and Communication Technologies (ICT). Another aim was to find out, to what extent the schools have ENIS Web 2.0 technology, seeking to identify the available contents. For the analysis of the sites of the different schools ENIS, in first place it was analysed the existing literature on sites in general and then drafted up a table, in which was the opinion of different searched authors. From this table, it was considered that, for the analysis of sites, the most important dimensions are five (Content, Usability, interactivity, accessibility and functionality), being only selected the size, Content for the construction of a grid on the basis of this size. This grid is a result of a personal reflection, based on the study of literature and viewing of sites, in general, and school sites, in particular, and based on the opinions of various experts in the area. From the analysis of the sites of secondary schools ENIS, it was found that Portuguese schools stand out, positively, when compared with the Italian and French schools. It was also clear that the most known information is connected with the description of the school and that most sites do not provide Web 2.0 technology. It is with some disappointment that it is verifiable that these cutting-edge schools in the use of ICT have scant information for each of the actors in the education process.
id RCAP_95855c2cff8faa8d0c7fe755fa947019
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.InformáticaSistemas de informaçãoTecnologias de informação e comunicaçãoTIC'sEnsino secundárioInternetTMIA Internet, e mais especificamente a World Wide Web (WWW), tornou-se uma plataforma de referência para a publicação da informação dos mais variados assuntos e das mais diversas origens. Cada vez é maior o número de organizações e pessoas que recorrem a este tipo de serviço. Assim, um dos objectivos desta investigação é perceber até que ponto os sítios escolares apresentam informação e conteúdos relevantes para os agentes educativos. Verificar se as actividades desenvolvidas na escola promovem e reflectem a interactividade e a partilha entre os diversos intervenientes na comunidade educativa, através da disponibilização no seu sítio escolar, foi outro dos objectivos deste trabalho. Este trabalho versou sobre os sítios das escolas ENIS (European Network of Innovative Schools), visto que são escolas de vanguarda relativamente à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pretendeu-se ainda conhecer, em que medida, as escolas ENIS dispõem de tecnologias Web 2.0, procurando identificar os conteúdos disponíveis. Para a análise dos sítios das diferentes escolas ENIS, em primeiro lugar analisou-se a bibliografia existente sobre sítios de uma forma geral e de seguida elaborou-se uma tabela, na qual constava a opinião dos diferentes autores investigados. Desta tabela, considerou-se que, para a análise de sítios, as dimensões mais importantes são cinco (Conteúdos, Usabilidade, Interactividade, Acessibilidade e Funcionalidade), sendo apenas seleccionada a dimensão, Conteúdos, para a construção de uma grelha com base nesta dimensão. Esta grelha é resultado de uma reflexão pessoal, com base na consulta de bibliografia e visualização de sítios em geral e sítios escolares, em particular, e com base na opinião de diferentes especialistas na área. Da análise dos sítios das escolas secundárias ENIS, verificou-se que as escolas Portuguesas se destacam, pela positiva, relativamente às escolas Italianas e Francesas. Constatou-se, ainda, que a informação mais divulgada é relativa à descrição da escola e que a maioria dos sítios não disponibiliza tecnologias Web 2.0. É com alguma desilusão que se constata que estas escolas de vanguarda na utilização das TIC apresentam informação reduzida para cada um dos actores do processo educativo. The Internet, and more specifically the World Wide Web (WWW), has become a platform of reference for the publication of information from many different subjects and from various origins. The number of organizations and individuals engaged in this type of service has increased a lot. Thus, one objective of this research was to understand to what point the school sites have information and content relevant to education officials. Check if the activities at school promote and reflect the interactivity and the sharing between different actors in the education community by providing on its site school, was one of the objectives of this work. This work was based on the sites of the schools ENIS (European Network of Innovative Schools), since these schools are cutting-edge on the use of Information and Communication Technologies (ICT). Another aim was to find out, to what extent the schools have ENIS Web 2.0 technology, seeking to identify the available contents. For the analysis of the sites of the different schools ENIS, in first place it was analysed the existing literature on sites in general and then drafted up a table, in which was the opinion of different searched authors. From this table, it was considered that, for the analysis of sites, the most important dimensions are five (Content, Usability, interactivity, accessibility and functionality), being only selected the size, Content for the construction of a grid on the basis of this size. This grid is a result of a personal reflection, based on the study of literature and viewing of sites, in general, and school sites, in particular, and based on the opinions of various experts in the area. From the analysis of the sites of secondary schools ENIS, it was found that Portuguese schools stand out, positively, when compared with the Italian and French schools. It was also clear that the most known information is connected with the description of the school and that most sites do not provide Web 2.0 technology. It is with some disappointment that it is verifiable that these cutting-edge schools in the use of ICT have scant information for each of the actors in the education process.2013-08-16T12:29:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/558porCota: TMI 21Araújo, Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
title Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
spellingShingle Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
Araújo, Filipa Pereira
Informática
Sistemas de informação
Tecnologias de informação e comunicação
TIC's
Ensino secundário
Internet
TMI
title_short Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
title_full Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
title_fullStr Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
title_full_unstemmed Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
title_sort Avaliar a presença das escolas secundárias ENIS na Internet.
author Araújo, Filipa Pereira
author_facet Araújo, Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Sistemas de informação
Tecnologias de informação e comunicação
TIC's
Ensino secundário
Internet
TMI
topic Informática
Sistemas de informação
Tecnologias de informação e comunicação
TIC's
Ensino secundário
Internet
TMI
description A Internet, e mais especificamente a World Wide Web (WWW), tornou-se uma plataforma de referência para a publicação da informação dos mais variados assuntos e das mais diversas origens. Cada vez é maior o número de organizações e pessoas que recorrem a este tipo de serviço. Assim, um dos objectivos desta investigação é perceber até que ponto os sítios escolares apresentam informação e conteúdos relevantes para os agentes educativos. Verificar se as actividades desenvolvidas na escola promovem e reflectem a interactividade e a partilha entre os diversos intervenientes na comunidade educativa, através da disponibilização no seu sítio escolar, foi outro dos objectivos deste trabalho. Este trabalho versou sobre os sítios das escolas ENIS (European Network of Innovative Schools), visto que são escolas de vanguarda relativamente à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pretendeu-se ainda conhecer, em que medida, as escolas ENIS dispõem de tecnologias Web 2.0, procurando identificar os conteúdos disponíveis. Para a análise dos sítios das diferentes escolas ENIS, em primeiro lugar analisou-se a bibliografia existente sobre sítios de uma forma geral e de seguida elaborou-se uma tabela, na qual constava a opinião dos diferentes autores investigados. Desta tabela, considerou-se que, para a análise de sítios, as dimensões mais importantes são cinco (Conteúdos, Usabilidade, Interactividade, Acessibilidade e Funcionalidade), sendo apenas seleccionada a dimensão, Conteúdos, para a construção de uma grelha com base nesta dimensão. Esta grelha é resultado de uma reflexão pessoal, com base na consulta de bibliografia e visualização de sítios em geral e sítios escolares, em particular, e com base na opinião de diferentes especialistas na área. Da análise dos sítios das escolas secundárias ENIS, verificou-se que as escolas Portuguesas se destacam, pela positiva, relativamente às escolas Italianas e Francesas. Constatou-se, ainda, que a informação mais divulgada é relativa à descrição da escola e que a maioria dos sítios não disponibiliza tecnologias Web 2.0. É com alguma desilusão que se constata que estas escolas de vanguarda na utilização das TIC apresentam informação reduzida para cada um dos actores do processo educativo. The Internet, and more specifically the World Wide Web (WWW), has become a platform of reference for the publication of information from many different subjects and from various origins. The number of organizations and individuals engaged in this type of service has increased a lot. Thus, one objective of this research was to understand to what point the school sites have information and content relevant to education officials. Check if the activities at school promote and reflect the interactivity and the sharing between different actors in the education community by providing on its site school, was one of the objectives of this work. This work was based on the sites of the schools ENIS (European Network of Innovative Schools), since these schools are cutting-edge on the use of Information and Communication Technologies (ICT). Another aim was to find out, to what extent the schools have ENIS Web 2.0 technology, seeking to identify the available contents. For the analysis of the sites of the different schools ENIS, in first place it was analysed the existing literature on sites in general and then drafted up a table, in which was the opinion of different searched authors. From this table, it was considered that, for the analysis of sites, the most important dimensions are five (Content, Usability, interactivity, accessibility and functionality), being only selected the size, Content for the construction of a grid on the basis of this size. This grid is a result of a personal reflection, based on the study of literature and viewing of sites, in general, and school sites, in particular, and based on the opinions of various experts in the area. From the analysis of the sites of secondary schools ENIS, it was found that Portuguese schools stand out, positively, when compared with the Italian and French schools. It was also clear that the most known information is connected with the description of the school and that most sites do not provide Web 2.0 technology. It is with some disappointment that it is verifiable that these cutting-edge schools in the use of ICT have scant information for each of the actors in the education process.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2013-08-16T12:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/558
url http://hdl.handle.net/11328/558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMI 21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547478872064