Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1585 |
Resumo: | O presente trabalho visa abordar a devolução no ensino de filosofia no ensino secundário. A devolução cabe em vários aspectos do ensino: tem um pressuposto relacional, na primazia do ensino-aprendizagem, na intersubjectividade, e, ainda, entre os conteúdos leccionados e o mundo além da sala de aula. Exploramos no nosso percurso distintas concepções acerca da actividade filosófica neste sentido devolutivo, percorremos o movimento da pedagogia crítica, em particular o construtivismo crítico, analisamos o ensino da filosofia segundo um completo manual de didáctica e, finalmente, desaguamos num método, num procedimento didáctico em particular: o método fenomenológico-crítico. Entre objectivismo e subjectivismo, a tentativa vai no sentido de articular conhecimento e mundo envolvente, num pressuposto relacional enaltecendo, além disso, o ensino de filosofia no ensino secundário português como cultivo da presença e consciência crítica do aluno no mundo. |
id |
RCAP_95908cfbafd75d5dee0e96a20e9ef33b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1585 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofiaFilosofia - EnsinoEducação - Ensino e filosofiaFilosofia - Construtivismo críticoFilosofia - Ensino - Método fenomenológico-críticoO presente trabalho visa abordar a devolução no ensino de filosofia no ensino secundário. A devolução cabe em vários aspectos do ensino: tem um pressuposto relacional, na primazia do ensino-aprendizagem, na intersubjectividade, e, ainda, entre os conteúdos leccionados e o mundo além da sala de aula. Exploramos no nosso percurso distintas concepções acerca da actividade filosófica neste sentido devolutivo, percorremos o movimento da pedagogia crítica, em particular o construtivismo crítico, analisamos o ensino da filosofia segundo um completo manual de didáctica e, finalmente, desaguamos num método, num procedimento didáctico em particular: o método fenomenológico-crítico. Entre objectivismo e subjectivismo, a tentativa vai no sentido de articular conhecimento e mundo envolvente, num pressuposto relacional enaltecendo, além disso, o ensino de filosofia no ensino secundário português como cultivo da presença e consciência crítica do aluno no mundo.The present work aims to defend the devolution on the teaching of philosophy. The devolution fits into various aspects of teaching: it has a relational assumption, the primacy of teaching and learning, intersubjectivity, and also between what is taught and the world beyond the classroom. In our path we explore distinct conceptions of philosophical activity, walked through the critical pedagogy movement, in particular the critical constructivism, we analyze the teaching of philosophy according to a comprehensive teaching manual and, finally, we culminate in a method, a teaching procedure in particular: the phenomenologicalcritical methodology. Between objectivism and subjectivism, the attempt is to achieve an articulation of knowledge with the surrounding world, with a relational and remanding assumption; praising the teaching of philosophy in secondary schools as cultivation of critical consciousness and consciousness of the world.Universidade da Beira InteriorDomingues, José António DuarteBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumMendes, Luís Pedro Neves2014-02-03T11:06:21Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.172315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
title |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
spellingShingle |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia Mendes, Luís Pedro Neves Filosofia - Ensino Educação - Ensino e filosofia Filosofia - Construtivismo crítico Filosofia - Ensino - Método fenomenológico-crítico |
title_short |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
title_full |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
title_fullStr |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
title_full_unstemmed |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
title_sort |
Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia |
author |
Mendes, Luís Pedro Neves |
author_facet |
Mendes, Luís Pedro Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingues, José António Duarte Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Luís Pedro Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Ensino Educação - Ensino e filosofia Filosofia - Construtivismo crítico Filosofia - Ensino - Método fenomenológico-crítico |
topic |
Filosofia - Ensino Educação - Ensino e filosofia Filosofia - Construtivismo crítico Filosofia - Ensino - Método fenomenológico-crítico |
description |
O presente trabalho visa abordar a devolução no ensino de filosofia no ensino secundário. A devolução cabe em vários aspectos do ensino: tem um pressuposto relacional, na primazia do ensino-aprendizagem, na intersubjectividade, e, ainda, entre os conteúdos leccionados e o mundo além da sala de aula. Exploramos no nosso percurso distintas concepções acerca da actividade filosófica neste sentido devolutivo, percorremos o movimento da pedagogia crítica, em particular o construtivismo crítico, analisamos o ensino da filosofia segundo um completo manual de didáctica e, finalmente, desaguamos num método, num procedimento didáctico em particular: o método fenomenológico-crítico. Entre objectivismo e subjectivismo, a tentativa vai no sentido de articular conhecimento e mundo envolvente, num pressuposto relacional enaltecendo, além disso, o ensino de filosofia no ensino secundário português como cultivo da presença e consciência crítica do aluno no mundo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-02-03T11:06:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1585 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136333140066304 |