A escrita no jardim de infância: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Carolina Louzada
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12986
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte contém a caracterização da instituição e do grupo, assim como, uma síntese do percurso da prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte apresentam-se os resultados do estudo “Qual a perspectiva das crianças sobre o Jardim de Infância?”, realizado com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark e Moss, 2001). Nesta parte explicitarei as experiências-chave: movimento da escola moderna na educação pré-escolar, o trabalho de projeto na educação pré-escolar, o projeto pedagógico realizado com as crianças, tendo por base a implementação da área da escrita e a reflexão em Educação de Infância. O contacto com a escrita no pré-escolar pretende facilitar a emergência da linguagem escrita e não a sua aprendizagem clássica
id RCAP_959a31f82bbc021296a3b812a98cc812
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A escrita no jardim de infância: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte contém a caracterização da instituição e do grupo, assim como, uma síntese do percurso da prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte apresentam-se os resultados do estudo “Qual a perspectiva das crianças sobre o Jardim de Infância?”, realizado com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark e Moss, 2001). Nesta parte explicitarei as experiências-chave: movimento da escola moderna na educação pré-escolar, o trabalho de projeto na educação pré-escolar, o projeto pedagógico realizado com as crianças, tendo por base a implementação da área da escrita e a reflexão em Educação de Infância. O contacto com a escrita no pré-escolar pretende facilitar a emergência da linguagem escrita e não a sua aprendizagem clássicaCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumFerreira, Ana Carolina Louzada2016-04-08T11:16:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12986201333007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A escrita no jardim de infância: relatório final
title A escrita no jardim de infância: relatório final
spellingShingle A escrita no jardim de infância: relatório final
Ferreira, Ana Carolina Louzada
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
title_short A escrita no jardim de infância: relatório final
title_full A escrita no jardim de infância: relatório final
title_fullStr A escrita no jardim de infância: relatório final
title_full_unstemmed A escrita no jardim de infância: relatório final
title_sort A escrita no jardim de infância: relatório final
author Ferreira, Ana Carolina Louzada
author_facet Ferreira, Ana Carolina Louzada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Carolina Louzada
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte contém a caracterização da instituição e do grupo, assim como, uma síntese do percurso da prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte apresentam-se os resultados do estudo “Qual a perspectiva das crianças sobre o Jardim de Infância?”, realizado com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark e Moss, 2001). Nesta parte explicitarei as experiências-chave: movimento da escola moderna na educação pré-escolar, o trabalho de projeto na educação pré-escolar, o projeto pedagógico realizado com as crianças, tendo por base a implementação da área da escrita e a reflexão em Educação de Infância. O contacto com a escrita no pré-escolar pretende facilitar a emergência da linguagem escrita e não a sua aprendizagem clássica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-08T11:16:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12986
201333007
url http://hdl.handle.net/10400.26/12986
identifier_str_mv 201333007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301271420600320