Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11887 |
Resumo: | O presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, corresponde a um conjunto de observações, interações, vivências e aprendizagens, desenvolvido ao longo de cerca de seis meses de práticas pedagógicas, num Jardim de Infância. Expõe a caraterização do contexto institucional e metodológico, do grupo de crianças e da organização e dinâmica da sala de atividades, onde decorreu o estágio. Apresenta uma parte descritiva e reflexiva das diversas fases do percurso formativo, desenvolvendo algumas experiências-chave fundamentais neste processo, que salientam a importância do sistema de avaliação de crianças, as reuniões de conselho, o tempo de atividades e projetos e o tempo de comunicações. Expõe ainda uma componente investigativa acerca das perspetivas das crianças relativamente à sua frequência do Jardim de Infância. |
id |
RCAP_6bb15165fbc3c9029df6ab955616e108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, corresponde a um conjunto de observações, interações, vivências e aprendizagens, desenvolvido ao longo de cerca de seis meses de práticas pedagógicas, num Jardim de Infância. Expõe a caraterização do contexto institucional e metodológico, do grupo de crianças e da organização e dinâmica da sala de atividades, onde decorreu o estágio. Apresenta uma parte descritiva e reflexiva das diversas fases do percurso formativo, desenvolvendo algumas experiências-chave fundamentais neste processo, que salientam a importância do sistema de avaliação de crianças, as reuniões de conselho, o tempo de atividades e projetos e o tempo de comunicações. Expõe ainda uma componente investigativa acerca das perspetivas das crianças relativamente à sua frequência do Jardim de Infância.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCoimbra, Sónia Maria Fontes Amaro2016-03-08T10:06:30Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11887201335727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.093213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
title |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
spellingShingle |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final Coimbra, Sónia Maria Fontes Amaro Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
title_full |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
title_fullStr |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
title_full_unstemmed |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
title_sort |
Um olhar reflexivo sobre a intervenção educativa em contexto de jardim de infância: relatório final |
author |
Coimbra, Sónia Maria Fontes Amaro |
author_facet |
Coimbra, Sónia Maria Fontes Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coimbra, Sónia Maria Fontes Amaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, corresponde a um conjunto de observações, interações, vivências e aprendizagens, desenvolvido ao longo de cerca de seis meses de práticas pedagógicas, num Jardim de Infância. Expõe a caraterização do contexto institucional e metodológico, do grupo de crianças e da organização e dinâmica da sala de atividades, onde decorreu o estágio. Apresenta uma parte descritiva e reflexiva das diversas fases do percurso formativo, desenvolvendo algumas experiências-chave fundamentais neste processo, que salientam a importância do sistema de avaliação de crianças, as reuniões de conselho, o tempo de atividades e projetos e o tempo de comunicações. Expõe ainda uma componente investigativa acerca das perspetivas das crianças relativamente à sua frequência do Jardim de Infância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-08T10:06:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11887 201335727 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11887 |
identifier_str_mv |
201335727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011911847936 |