A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fora, Carina Alexandra Martins Pina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84078
Resumo: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_959c2df901c65bc30a85cb8f87dcdca8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegasThe influence of family expressiveness, perceived by adolescents, on the development of emotional symptoms and problems of relationships with colleaguesExpressividade FamiliarSintomas EmocionaisProblemas de relacionamento com os colegasDesenvolvimentoAdolescênciaFamily expressivenessEmotional SymptomsProblems of Relationship with PeersDevelopmentAdolescenceDissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoThe family of a child provides a various of relational experiences, that influence how the child experiences, gives significance, expresses and regulates his emotions (Eisenberg et al., 2001). The quality of these relationships shapes the interactive behavior of the child and also how the child manages his emotions. It can be a enhancing or vulnerable factor in the development of the child (Collins, Maccoby, Steinberg, Heatheringtar & Branstein, 2000). This investigation consists of 165 young people, with the ages between 13 and 16 years. It intends to evaluate the relationship between the perception of the emotional expressivity towards their family (positive or negative) of these young adults, the development of emotional symptoms and problematic relationships with their friends. The adapted to Portuguese, reduced version of the Self Expressiveness in the Family Questionnaire _SEFQ has been used for this investigation. It is an adaptation of the Expressividade Familiar Questionnaire (QEF; Halberstadt, 1986; translation and adaptation of Dinis, Gouveia, & Xavier, 2010). This questionnaire has a high validity for investigation purposes. This investigation has proved that there is a significant relationship between the perception of these young adults to the negative expressivity towards their family and their development of emotional symptoms, for both male and female, no matter the age. Regarding the problems with their friend, it can be concluded that these young adults reveal less relational problems with their colleagues when experiencing an emotional positive family environment. The age variable showed no significant influence on the obtained results.A família proporciona à criança uma multiplicidade de experiências relacionais que influenciam a aprendizagem desta face à experiencia, significado, expressão e regulação das emoções (Eisenberg et al., 2001). A qualidade destas relações molda o comportamento interpessoal da criança e o modo como gere as emoções, podendo constituir-se como fator potenciador ou de vulnerabilidade no desenvolvimento (Collins, Maccoby, Steinberg, Heatheringtar & Branstein, 2000). A presente investigação tem por base uma amostra de 165 jovens, com idades entre os 13 e os 16 anos, e pretende avaliar a relação entre a perceção dos adolescentes face à expressividade emocional da família (positiva ou negativa) e o desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas. Procedeu-se à adaptação, para língua portuguesa, do Self Expressiveness in the Family Questionnaire (SEFQ) (Halberstadt, 1995), versão simplificada, sendo este uma variação do Family Expressiveness Questionnaire (QEF; Questionário de Expressividade Familiar) (Halberstadt, 1986), traduzido e adaptado pelo Professor Catedrático José Pinto Gouveia e a sua equipa de investigação (Dinis, Gouveia, & Xavier, 2011). O instrumento apresentou uma boa consistência interna para fins de investigação. No presente estudo, conclui-se que existe uma relação significativa entre a perceção dos jovens face à expressividade familiar negativa e o desenvolvimento de sintomas emocionais, para ambos os sexos, independentemente da idade. No que respeita aos problemas de relacionamento com os colegas, verificou-se que os jovens revelam menos problemas de relacionamento com os colegas quando percecionam o seu ambiente familiar como sendo emocionalmente positivo. A variável idade não mostrou influências significativas nos resultados obtidos.2017-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84078http://hdl.handle.net/10316/84078TID:202143821porFora, Carina Alexandra Martins Pinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-20T10:54:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:43.608438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
The influence of family expressiveness, perceived by adolescents, on the development of emotional symptoms and problems of relationships with colleagues
title A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
spellingShingle A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
Fora, Carina Alexandra Martins Pina
Expressividade Familiar
Sintomas Emocionais
Problemas de relacionamento com os colegas
Desenvolvimento
Adolescência
Family expressiveness
Emotional Symptoms
Problems of Relationship with Peers
Development
Adolescence
title_short A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
title_full A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
title_fullStr A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
title_full_unstemmed A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
title_sort A influência da expressividade familiar, percecionada por adolescentes, no desenvolvimento de sintomas emocionais e de problemas de relacionamento com os colegas
author Fora, Carina Alexandra Martins Pina
author_facet Fora, Carina Alexandra Martins Pina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fora, Carina Alexandra Martins Pina
dc.subject.por.fl_str_mv Expressividade Familiar
Sintomas Emocionais
Problemas de relacionamento com os colegas
Desenvolvimento
Adolescência
Family expressiveness
Emotional Symptoms
Problems of Relationship with Peers
Development
Adolescence
topic Expressividade Familiar
Sintomas Emocionais
Problemas de relacionamento com os colegas
Desenvolvimento
Adolescência
Family expressiveness
Emotional Symptoms
Problems of Relationship with Peers
Development
Adolescence
description Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84078
http://hdl.handle.net/10316/84078
TID:202143821
url http://hdl.handle.net/10316/84078
identifier_str_mv TID:202143821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948386738176