Problemas de Comportamento: o papel das mem?rias emocionais negativas, os medos da compaix?o e a rela??o com os pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Joana Isabel Matos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/510
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de comportamento dos jovens, analisando a sua rela??o com as mem?rias emocionais negativas, o medo da compaix?o e a qualidade da vincula??o aos pares. A amostra ? composta por 178 adolescentes, 95 do sexo masculino e 83 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos a frequentar o 3.? ciclo do ensino b?sico e ensino secund?rio do ensino regular. Os participantes completaram um conjunto de question?rios de autorresposta, nomeadamente a Escala da Experi?ncias de Vida Precoces (Early Life Experiences Scale - ELES), as Escalas do Medo da Compaix?o (Fears of Compassion Scales - FCS), o Question?rio de Vincula??o para Crian?as (Attachment Questionnaire for Children - AQ-C) e o Question?rio de Capacidades e Dificuldades (Strengths and Difficulties Questionnaire ? SDQ). Os resultados obtidos no SDQ revelaram diferen?as estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas, manifestando as raparigas mais dificuldades. As dificuldades de comportamento avaliadas pelo SDQTotal mostraram uma associa??o positiva com as mem?rias de amea?a e de subordina??o de inf?ncia, e com os medos da compaix?o. Por ultimo, os adolescentes com uma vincula??o segura aos pares revelaram menos mem?rias negativas precoces, menos dificuldades de comportamento, menos medo de receber e dar compaix?o, bem como menos medo de serem compassivos consigo mesmos, comparativamente aos adolescentes que percecionam uma qualidade de vincula??o insegura (evitante e ansiosa/ambivalente). Reconhecendo que os problemas de comportamento s?o multideterminados, este estudo aponta para o eventual papel das mem?rias negativas, dos medos da compaix?o e da qualidade da vincula??o aos pares na manifesta??o das referidas dificuldades. Os resultados encontrados t?m implica??es pr?ticas ao sugerirem que os programas de promo??o do ajustamento psicol?gico com jovens poder?o beneficiar da inclus?o de m?dulos onde sejam trabalhados as experi?ncias emocionais precoces, a qualidade da rela??o com os pares e os medos associados ? compaix?o. / This study aims to examine behavioral difficulties of young people, analyzing their relationship with the negative emotional memories, fear of compassion and the quality of connection in pairs. The sample consists of 178 adolescents, 95 boys and 83 girls, aged between 12 and 18 years attending the 3rd cycle of basic education and secondary education. Participants completed a set of self-response questionnaires, namely the scale of Early Life Experiences (Early Life Experiences Scale - THEY), the Compassion Fear Scales (Fears of Compassion Scales - FCS), the Attachment Questionnaire for Children (Attachment Questionnaire for Children - AQ-C) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ). The results obtained in SDQ revealed statistically significant differences between boys and girls, showing girls more difficulties. The behavioral difficulties measured at SDQTotal showed a positive association with the threat of memories and childhood subordination, and the fears of compassion. Finally, adolescents with a secure attachment in pairs revealed less early negative memories, fewer behavioral difficulties, less fear of receiving and compassion, and less fear of being compassionate with themselves, compared to teenagers who preceived an unsafe link quality (avoidant and anxious / ambivalent). Recognizing that behavioral problems are multidetermined, this study points to the potential role of negative memories, fears of compassion and link quality in pairs in the manifestation of these difficulties. The results have practical implications by suggesting that the promotion programs of psychological adjustment with young people can benefit from the inclusion of modules where early emotional experiences are worked, the quality of relationships with peers and fears associated with compassion.
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