Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Marina Alavarenga
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Gustavo, Fernandes, Carla Montuori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151
Resumo: The article aims to analyze how the theme of the genocide that occurred in Cambodia (1975-1979) and the memory of the trauma are portrayed in the documentary The missing picture, directed by Rithy Pahn. The text reflects the construction of the documentary by the director Pahn, a victim of the Cambodian totalitarian regime, who had his family murdered by the Khmer Rouge Regime, and what were the strategies used to reconstruct a subjective, individual, and collective memory of the trauma experienced during his childhood. The article analyzes how the film works with diegetic, affective, and regimes of indicial image and seeks more an effect of memory than an effect of reality, by using images produced in clay and other materials, to represent the impossibility of narrating the genocide experienced during the Khmer totalitarian regime.
id RCAP_959fc7bf0888c00834aa9fdfc9dd3ddd
oai_identifier_str oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/1151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy PahnGenocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy PahnGenocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy PahngenocidedocumentarytraumaCambodiaThe missing picture. genocidiodocumentaltraumaCamboyaA imagem que falta.génocidedocumentairetraumatismeCambodgeL’imagem manquante.GenocídioDocumentárioTraumaThe article aims to analyze how the theme of the genocide that occurred in Cambodia (1975-1979) and the memory of the trauma are portrayed in the documentary The missing picture, directed by Rithy Pahn. The text reflects the construction of the documentary by the director Pahn, a victim of the Cambodian totalitarian regime, who had his family murdered by the Khmer Rouge Regime, and what were the strategies used to reconstruct a subjective, individual, and collective memory of the trauma experienced during his childhood. The article analyzes how the film works with diegetic, affective, and regimes of indicial image and seeks more an effect of memory than an effect of reality, by using images produced in clay and other materials, to represent the impossibility of narrating the genocide experienced during the Khmer totalitarian regime.El artículo tiene como objetivo analizar cómo el tema del genocidio ocurrido en Camboya (1975-1979) y la memoria del trauma son retratados en el documental A imagem que falta, dirigido por Rithy Pahn. El texto refleja la construcción del documental del director Pahn, víctima del régimen totalitario camboyano, cuya familia fue asesinada por el Régimen Khmer, y cuáles fueron las estrategias utilizadas para reconstruir una memoria subjetiva, individual y colectiva del trauma vivido durante su infancia. El estudio analiza cómo la película trabaja con regímenes de imagen diegéticos, afectivos e indexicales y busca más un efecto de memoria que un efecto real, al utilizar imágenes producidas por la arcilla y otros materiales, para representar la imposibilidad de narrar el genocidio vivido durante el régimen totalitario de los jemeres.L'article vise à analyser comment le thème du génocide qui a eu lieu au Cambodge (1975-1979) et la mémoire du traumatisme sont dépeints dans le documentaire L’imagem manquante, réalisé par Rithy Pahn. Le texte rend compte de la construction du documentaire par le réalisateur Pahn, victime du régime totalitaire cambodgien, dont la famille a été assassinée par le régime Khmer Rouge, et quelles ont été les stratégies utilisées pour reconstruire une mémoire subjective, individuelle et collective du traumatisme vécu au cours de sa enfance. L'étude analyse comment le film travaille avec des régimes d'images diégétiques, affectifs et indexicaux et recherche plus un effet de mémoire qu'un effet réel, lorsqu'il utilise des images produites par l'argile et d'autres matériaux, pour représenter l'impossibilité de raconter le génocide vécu pendant le régime totalitaire des Khmers.O artigo tem como objetivo analisar como o tema do genocídio ocorrido no Camboja (1975-1979) e a memória do trauma são retratados no documentário “A Imagem que Falta”, dirigido por Rithy Pahn. O texto reflete a construção do documentário pelo diretor Pahn, vítima do regime totalitário cambojano, que teve sua família assassinada pelo Regime do Khmer, e quais foram as estratégias utilizadas para reconstruir uma memória subjetiva, individual e coletiva do trauma vivido durante sua infância. O estudo analisa como o filme trabalha com regimes de imagem diegéticas, afetivas e indiciais e busca mais um efeito de memória do que um efeito de real, ao utilizar imagens produzidas por barros e outros materiais, para representar a impossibilidade de se narrar o genocídio vivido durante regime totalitário do Khmer.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151DOC On-line; No. 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissanceDOC On-line; Núm. 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissanceDOC On-line; No 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissanceDOC On-line; N.º 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissance1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151/pdfDireitos de Autor (c) 2022 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Marina AlavarengaSouza, GustavoFernandes, Carla Montuori2024-03-02T05:26:57Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/1151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:08.890954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy Pahn
Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy Pahn
Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy Pahn
title Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
spellingShingle Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
Botelho, Marina Alavarenga
genocide
documentary
trauma
Cambodia
The missing picture. 
genocidio
documental
trauma
Camboya
A imagem que falta.
génocide
documentaire
traumatisme
Cambodge
L’imagem manquante.
Genocídio
Documentário
Trauma
title_short Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
title_full Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
title_fullStr Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
title_full_unstemmed Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
title_sort Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário A imagem que falta, de Rithy Pahn 
author Botelho, Marina Alavarenga
author_facet Botelho, Marina Alavarenga
Souza, Gustavo
Fernandes, Carla Montuori
author_role author
author2 Souza, Gustavo
Fernandes, Carla Montuori
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Marina Alavarenga
Souza, Gustavo
Fernandes, Carla Montuori
dc.subject.por.fl_str_mv genocide
documentary
trauma
Cambodia
The missing picture. 
genocidio
documental
trauma
Camboya
A imagem que falta.
génocide
documentaire
traumatisme
Cambodge
L’imagem manquante.
Genocídio
Documentário
Trauma
topic genocide
documentary
trauma
Cambodia
The missing picture. 
genocidio
documental
trauma
Camboya
A imagem que falta.
génocide
documentaire
traumatisme
Cambodge
L’imagem manquante.
Genocídio
Documentário
Trauma
description The article aims to analyze how the theme of the genocide that occurred in Cambodia (1975-1979) and the memory of the trauma are portrayed in the documentary The missing picture, directed by Rithy Pahn. The text reflects the construction of the documentary by the director Pahn, a victim of the Cambodian totalitarian regime, who had his family murdered by the Khmer Rouge Regime, and what were the strategies used to reconstruct a subjective, individual, and collective memory of the trauma experienced during his childhood. The article analyzes how the film works with diegetic, affective, and regimes of indicial image and seeks more an effect of memory than an effect of reality, by using images produced in clay and other materials, to represent the impossibility of narrating the genocide experienced during the Khmer totalitarian regime.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151
url https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1151/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; No. 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissance
DOC On-line; Núm. 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissance
DOC On-line; No 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissance
DOC On-line; N.º 32 (2022): ANTÓNIO CAMPOS, 1922-2022 - HOMENAGEM PELOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO | En homenaje por el centenario de su nacimiento | Honoring the 100th anniversary of his birth | Hommage pour le 100ème anniversaire de sa naissance
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137770189357056