A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39849 |
Resumo: | Neste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia. |
id |
RCAP_95ac02631d694f241d8ae83aca4431c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superiorMy lockdown experience: an analysis of biographical narratives of students in transition to adulthood and higher educationTransiçõesRituaisConfinamentoPandemiaTransitionsRitualsLockdownPandemicNeste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia.This paper draws on the confinement experiences of 43 young first-year undergraduate students of Economics and Management at Católica Porto Business School and examines the transition processes to adulthood and higher education during the pandemic and physical and social isolation. Biographical narratives written by the students revealed that the context of such transitions was profusely significant, mainly regarding rituals that mark entry into adulthood and higher education. Students found the lack of 18th birthday parties, prom and senior trips particularly distressing and saddening experiences. However, participants in the study are typically well-off young people leading comfortable material conditions and went through confinement without any material ordeal. That may explain why they identified the loss of leisure and recreational activities as the pandemic’s darkest side.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Sandra LimaAmador, Cláudia CarvalhoGuimarães, Maria Isabel2023-01-12T17:54:27Z2022-10-042022-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39849por2975-8033info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:37.955741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior My lockdown experience: an analysis of biographical narratives of students in transition to adulthood and higher education |
title |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior |
spellingShingle |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior Coelho, Sandra Lima Transições Rituais Confinamento Pandemia Transitions Rituals Lockdown Pandemic |
title_short |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior |
title_full |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior |
title_fullStr |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior |
title_sort |
A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior |
author |
Coelho, Sandra Lima |
author_facet |
Coelho, Sandra Lima Amador, Cláudia Carvalho Guimarães, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Amador, Cláudia Carvalho Guimarães, Maria Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Sandra Lima Amador, Cláudia Carvalho Guimarães, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transições Rituais Confinamento Pandemia Transitions Rituals Lockdown Pandemic |
topic |
Transições Rituais Confinamento Pandemia Transitions Rituals Lockdown Pandemic |
description |
Neste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 2022-10-04T00:00:00Z 2023-01-12T17:54:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/39849 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/39849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2975-8033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132050488295424 |