Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Artur Jorge Monteiro de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27070
Resumo: A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning).
id RCAP_95b21cd89f38f5a650c33ad1aa446a09
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dadosImpact of the use of screencasts on the teaching of ICT : a case study in management database moduleScreencastBase de dadosTICEnsino profissionalA disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning).The school subject of Information and Communication Technology (ICT) in professional courses presents in their curriculum the Database Management module which has high levels of complexity and leads students to lose interest in this issue. Given this demotivation, an innovative teacher, with resources at his disposal, will necessarily have to change practices and monetize his resources. It is in this context that the present study was made, whose purpose was to ascertain whether the screencasts (catch / digital recordings of actions/ interactions of the user on the computer) can be a way for students, independently, interestingly and at their own pace, to acquire the ICT skills. The results showed that the use of screencasts promotes learning and skill development, enhances motivation for learning concepts of databases, students prefer the shortest screencasts and that there has been no monetization of mobile technology (m-learning).Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de BragançaUniversidade do MinhoFreitas, Artur Jorge Monteiro deCoutinho, Clara Pereira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27070por1645-4774https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduserinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:17.627997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
Impact of the use of screencasts on the teaching of ICT : a case study in management database module
title Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
spellingShingle Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
Freitas, Artur Jorge Monteiro de
Screencast
Base de dados
TIC
Ensino profissional
title_short Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_full Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_fullStr Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_full_unstemmed Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_sort Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
author Freitas, Artur Jorge Monteiro de
author_facet Freitas, Artur Jorge Monteiro de
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Artur Jorge Monteiro de
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Screencast
Base de dados
TIC
Ensino profissional
topic Screencast
Base de dados
TIC
Ensino profissional
description A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27070
url http://hdl.handle.net/1822/27070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4774
https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132451417620480