Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Artur Jorge Monteiro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19637
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_4d674e4103bf49b267ef7d74dd2f97fa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19637
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados371.68Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A escola dispõe hoje de um conjunto de equipamentos e ferramentas que têm permitido a integração das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas práticas letivas. O Plano Tecnológico da Educação (PTE), sendo o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas e tendo vários eixos de atuação, tem permitido às escolas possuir estruturas modernas e eficientes que importa rentabilizar. A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode muito facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. O âmbito do estudo foi limitado à unidade de Gestão de Base de Dados do 10.º ano de um curso profissional de técnico de instalações eléctricas. Em termos metodológicos, o estudo adoptou o formato de estudo de caso. Durante um mês foram aplicados onze screencasts elaborados pelo investigador e relacionados com a utilização de um programa de Base de Dados, tendo como objetivos investigar se a aplicação de screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências TIC, se ajuda na motivação dos alunos, se permite a rentabilização dos dispositivos móveis, se ajuda na melhoria da opinião sobre a disciplina de TIC e qual a modalidade a que os alunos mais aderem em termos de duração. Os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos alunos, das observações de aula e de outros registos elaborados pelo investigador. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que ainda é demasiado cedo para se falar de uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning). Em relação à opinião que os alunos têm sobre a disciplina TIC, não se verificou uma melhoria das suas opiniões, considerando os discentes que as TIC são mais exigentes e complexas do que esperariam. A maioria dos alunos recomenda a utilização de screencasts noutras disciplinas e todos reconheceram que os screencasts os ajudaram a aprender a trabalhar com as Bases de Dados. Alguns alunos foram pouco empenhados na aplicação dos screencasts, mantendo essa mesma atitude ao longo do ano letivo; no entanto, os alunos mais empenhados conseguiram rentabilizar os screencasts que os ajudaram a adquirir os conhecimentos sobre o funcionamento das Bases de Dados.The school now has a set of equipment and tools that have allowed the integration of ICT (Information and Communication Technology) in teaching practices. The Technological Plan for Education (PTE), being the largest programme of technological modernization of Portuguese schools and possessing several lines of action, has allowed schools to have modern and efficient structures that need to be monetized. The school subject of Information and Communication Technology (ICT) in professional courses presents in their curriculum the Database Management module which has high levels of complexity and leads students to lose interest in this issue. Given this demotivation, an innovative teacher, with resources at his disposal, will necessarily have to change practices and monetize his resources. It is in this context that the present study was made, whose purpose was to ascertain whether the screencasts (catch / digital recordings of actions/ interactions of the user on the computer) can be a way for students, independently, interestingly and at their own pace, to acquire the ICT skills. The scope of the study was limited to the unit of Database Management, a topic of the curriculum of ICT, 10th form, of a professional technician of electrical installations. Methodologically, the study adopted a case study format. During one month eleven screencasts, created by the researcher and related to the use of a database programme, were applied, with the objective to investigate whether the application of screencasts promotes learning and ICT skills development, if it helps to motivate the students, if the mobile devices were effectively used, if it helps in improving the view of ICT and the modality students adhere most in terms of duration. Data was collected through questionnaires to students, classroom observations and other records kept by the investigator. The results showed that the use of screencasts promotes learning and skill development, enhances motivation for learning concepts of databases, students prefer the shortest screencasts and that it is still early to speak of a profitable mobile technology (mlearning). Concerning the students‟ belief about the ICT subject, their opinion didn´t improve and they found ICT more demanding and complex than they expected. Students mostly recommend the use of screencasts in other school subjects and everyone assumed the view that the screencasts helped them learn to work with the database. Students were slightly committed to apply screencasts and maintained this attitude during the school year; however, the more engaged students were able to monetize the screencasts allowing them to acquire knowledge about the functioning of the database.Coutinho, Clara PereiraUniversidade do MinhoFreitas, Artur Jorge Monteiro de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/19637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:00.379847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
spellingShingle Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
Freitas, Artur Jorge Monteiro de
371.68
title_short Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_full Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_fullStr Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_full_unstemmed Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
title_sort Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
author Freitas, Artur Jorge Monteiro de
author_facet Freitas, Artur Jorge Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Artur Jorge Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19637
url http://hdl.handle.net/1822/19637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132188333047808