Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/57290 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_95b352ce6def34ee0381d64136c87a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científicaDrop by drop: research in the promotion of scientific literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio denominado por “Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica” surge do desenvolvimento de dois projetos curriculares integrados no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estes projetos foram desenvolvidos em dois contextos distintos, sendo que enquanto um decorreu na Educação Pré-Escolar com um grupo de 4 anos, o outro projeto foi desenvolvido com uma turma do 3.º ano de escolaridade. A metodologia de investigação adotada ao longo do projeto baseia-se em princípios e características da metodologia de investigação-ação, na medida em que se orienta segundo ciclos de investigação e ação, onde o educador/professor reflete sobre as suas ações e reestrutura continuamente a sua prática de modo a adaptá-la às necessidades evidenciadas. O estudo surgiu da necessidade de compreender a influência da pesquisa na promoção da literacia científica, sendo que os objetivos que lhe estão subjacentes são: compreender e analisar a influência da pesquisa no desenvolvimento integral das crianças/dos alunos; analisar o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e crianças através de pesquisa; entender em que medida a(s) ciência(s) permitem a integração com as diferentes áreas do saber; e, por fim, analisar a reação das crianças perante a pesquisa. Na Educação Pré-Escolar desenvolveu-se um projeto curricular integrado denominado por “A aventura da Gota-gotinha” que, a partir de momentos de pesquisa e de atividades experimentais, procurou promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Por conseguinte, ao responder-se às capacidades, necessidades e interesses das crianças pretendeu-se promover a sua literacia científica, hábitos de reflexão pessoal e partilhada, o desenvolvimento das suas aprendizagens considerando as suas conceções prévias, assim como, potenciar o desenvolvimento de uma atitude de pesquisa e questionamento. Relativamente à intervenção no 1.º ciclo do Ensino Básico, a partir da observação participante e das diversas interações foi possível evidenciar o interesse nos temas associados à sociedade e ao meio ambiente. Assim, no projeto “Tornar o Mundo melhor” desenvolveram-se atividades ativas, significativas, globalizadas, interativas e diferenciadas que para dar resposta às necessidades, potencialidades e curiosidades dos alunos, como também aos conteúdos previstos no Programa Nacional para o 3.º ano de escolaridade. Por conseguinte, procurou-se dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam tornar-se investigadores ativos, conscientes e críticos acerca das problemáticas que os envolvem desenvolvendo a sua literacia científica.The present stage report called "Drop by drop: research in the promotion of scientific literacy" arises from the development of two curricular projects integrated within the scope of the Master's Degree in Pre-School and First Cycle of Basic Education. These projects were developed in two distinct contexts, and while one took place in Pre-school Education with a group of 4 years, the other project was developed with a group of the 3rd year of schooling. The research methodology adopted throughout the project is based on principles and characteristics of the research-action methodology, as it is guided by research and action cycles, where the educator/teacher reflects on his actions and continually restructures the their practice in order to adapt it to the evidenced needs. The study arose from the need to understand the influence of research in the promotion of scientific literacy, and its underlying objectives are: to understand and analyze the influence of research on the integral development of children/students; analyze the development of scientific literacy of students and children through research; understand to what extent the science (s) allow integration with the different areas of knowledge; and, finally, to analyze the reaction of the children to the research. In pre-school education an integrated curricular project was developed called "The adventure of the Drop-droplet" that, from moments of research and experimental activities, sought to promote the development of meaningful learning. Consequently, in responding to the children's abilities, needs and interests, it was intended to promote their scientific literacy, personal and shared reflection habits, the development of their learning, considering their prior conceptions, as well as fostering the development of a attitude of inquiry and questioning. With regard to intervention in the 1st cycle of Basic Education, from the participant observation and the various interactions it was possible to highlight the interest in the themes associated with society and the environment. Thus, in the project "Making the World Better", active, meaningful, globalized, interactive and differentiated activities have been developed to meet the needs, potentialities and curiosities of students, as well as to the contents provided for in the National Program for the 3rd year of schooling. Therefore, we have tried to equip students with tools that allow them to become active, aware and critical researchers about the problems that surround them by developing their scientific literacy.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoMartins, Tânia Sofia Vieira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57290por202059766info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:48.989229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica Drop by drop: research in the promotion of scientific literacy |
title |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica |
spellingShingle |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica Martins, Tânia Sofia Vieira Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica |
title_full |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica |
title_fullStr |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica |
title_full_unstemmed |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica |
title_sort |
Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica |
author |
Martins, Tânia Sofia Vieira |
author_facet |
Martins, Tânia Sofia Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Tânia Sofia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/57290 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/57290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202059766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132291525509120 |