Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tânia Sofia Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57290
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_95b352ce6def34ee0381d64136c87a49
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científicaDrop by drop: research in the promotion of scientific literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio denominado por “Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica” surge do desenvolvimento de dois projetos curriculares integrados no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estes projetos foram desenvolvidos em dois contextos distintos, sendo que enquanto um decorreu na Educação Pré-Escolar com um grupo de 4 anos, o outro projeto foi desenvolvido com uma turma do 3.º ano de escolaridade. A metodologia de investigação adotada ao longo do projeto baseia-se em princípios e características da metodologia de investigação-ação, na medida em que se orienta segundo ciclos de investigação e ação, onde o educador/professor reflete sobre as suas ações e reestrutura continuamente a sua prática de modo a adaptá-la às necessidades evidenciadas. O estudo surgiu da necessidade de compreender a influência da pesquisa na promoção da literacia científica, sendo que os objetivos que lhe estão subjacentes são: compreender e analisar a influência da pesquisa no desenvolvimento integral das crianças/dos alunos; analisar o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e crianças através de pesquisa; entender em que medida a(s) ciência(s) permitem a integração com as diferentes áreas do saber; e, por fim, analisar a reação das crianças perante a pesquisa. Na Educação Pré-Escolar desenvolveu-se um projeto curricular integrado denominado por “A aventura da Gota-gotinha” que, a partir de momentos de pesquisa e de atividades experimentais, procurou promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Por conseguinte, ao responder-se às capacidades, necessidades e interesses das crianças pretendeu-se promover a sua literacia científica, hábitos de reflexão pessoal e partilhada, o desenvolvimento das suas aprendizagens considerando as suas conceções prévias, assim como, potenciar o desenvolvimento de uma atitude de pesquisa e questionamento. Relativamente à intervenção no 1.º ciclo do Ensino Básico, a partir da observação participante e das diversas interações foi possível evidenciar o interesse nos temas associados à sociedade e ao meio ambiente. Assim, no projeto “Tornar o Mundo melhor” desenvolveram-se atividades ativas, significativas, globalizadas, interativas e diferenciadas que para dar resposta às necessidades, potencialidades e curiosidades dos alunos, como também aos conteúdos previstos no Programa Nacional para o 3.º ano de escolaridade. Por conseguinte, procurou-se dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam tornar-se investigadores ativos, conscientes e críticos acerca das problemáticas que os envolvem desenvolvendo a sua literacia científica.The present stage report called "Drop by drop: research in the promotion of scientific literacy" arises from the development of two curricular projects integrated within the scope of the Master's Degree in Pre-School and First Cycle of Basic Education. These projects were developed in two distinct contexts, and while one took place in Pre-school Education with a group of 4 years, the other project was developed with a group of the 3rd year of schooling. The research methodology adopted throughout the project is based on principles and characteristics of the research-action methodology, as it is guided by research and action cycles, where the educator/teacher reflects on his actions and continually restructures the their practice in order to adapt it to the evidenced needs. The study arose from the need to understand the influence of research in the promotion of scientific literacy, and its underlying objectives are: to understand and analyze the influence of research on the integral development of children/students; analyze the development of scientific literacy of students and children through research; understand to what extent the science (s) allow integration with the different areas of knowledge; and, finally, to analyze the reaction of the children to the research. In pre-school education an integrated curricular project was developed called "The adventure of the Drop-droplet" that, from moments of research and experimental activities, sought to promote the development of meaningful learning. Consequently, in responding to the children's abilities, needs and interests, it was intended to promote their scientific literacy, personal and shared reflection habits, the development of their learning, considering their prior conceptions, as well as fostering the development of a attitude of inquiry and questioning. With regard to intervention in the 1st cycle of Basic Education, from the participant observation and the various interactions it was possible to highlight the interest in the themes associated with society and the environment. Thus, in the project "Making the World Better", active, meaningful, globalized, interactive and differentiated activities have been developed to meet the needs, potentialities and curiosities of students, as well as to the contents provided for in the National Program for the 3rd year of schooling. Therefore, we have tried to equip students with tools that allow them to become active, aware and critical researchers about the problems that surround them by developing their scientific literacy.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoMartins, Tânia Sofia Vieira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57290por202059766info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:48.989229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
Drop by drop: research in the promotion of scientific literacy
title Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
spellingShingle Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
Martins, Tânia Sofia Vieira
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
title_full Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
title_fullStr Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
title_full_unstemmed Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
title_sort Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica
author Martins, Tânia Sofia Vieira
author_facet Martins, Tânia Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Tânia Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57290
url https://hdl.handle.net/1822/57290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202059766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132291525509120