Conhecimento: da ignorância ao saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carlos Alberto Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6208
Resumo: A razão da existência deste estudo relaciona-se com o facto de a investigação na área científica do ensino da Filosofia no Secundário constituir um desafio sempre novo e com preocupações acrescidas num período temporal algo conturbado em termos socioeconómicos. Vivemos um período histórico que necessita urgentemente de agentes interventivos e capazes de identificar soluções para os inúmeros e escandalosos erros de gestão democrática. Todos os tempos históricos exigem dos seus intervenientes respostas eficazes e sábias na verdade. A busca pelo conhecimento exige uma postura de simplicidade e humildade para que a verdade se torne real. O simples e o humilde estarão em condições de encontrar a verdade. A procura pelo conhecimento torna-se possível naqueles que o desejam com amor e abertura à discussão, em nome da ansiedade pela verdade. A Apologia de Sócrates é um desafio ao mundo do conhecimento. Sem o reconhecimento humilde de que não se sabe, não serão possíveis novos dinamismos de conhecimento. Popper, filósofo das ciências, insiste na densidade da ignorância socrática como forma de acesso ao conhecimento. Para Popper, o indivíduo precisa de encontrar em si o conhecimento, disponibilizando-se para refutar as suas teorias, como forma de eliminar os possíveis erros nelas existentes. Sócrates recorria ao diálogo para tornar o saber mais forte pelo reconhecimento da ignorância. A dialética elêntica é nevrálgica no desenvolvimento da refutação do pretenso saber em saber esclarecido e objetivo. Também para Popper é necessário aprender a eliminar os erros existentes nas teorias. Todos os homens apresentam teorias para os problemas, mas há que saber refutá-las de forma a encontrar as melhores soluções. A relação dialética contribuiu decisivamente para a alteração de fracas razões em fortes razões, como Sócrates procurava fazer, tal como Popper. A parte prática da nossa reflexão versou-se em duas aulas de discussão aberta sobre o conhecimento. As aulas visaram apoiar os alunos na reflexão critica com base na situação - problema “o que é o conhecimento?” A prática letiva sobre o conhecimento visou avaliar a qualidade do modelo elenchos na aprendizagem. O debate aberto e objetivo poderá proporcionar conhecimentos mais profundos e interessantes para os alunos. A descoberta de que não sabemos e que nos encontramos num contínuo processo de aprendizagem é determinante na sociedade atual. A filosofia pode assim dar um contributo decisivo no encontro de novas formas de organizar e construir a vida pessoal e social.
id RCAP_95c672de1b27372373e2a82f87c0d6b6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento: da ignorância ao saberUm método de aprendizagemElenchosIgnorânciaProblemasRefutarVerdadeDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA razão da existência deste estudo relaciona-se com o facto de a investigação na área científica do ensino da Filosofia no Secundário constituir um desafio sempre novo e com preocupações acrescidas num período temporal algo conturbado em termos socioeconómicos. Vivemos um período histórico que necessita urgentemente de agentes interventivos e capazes de identificar soluções para os inúmeros e escandalosos erros de gestão democrática. Todos os tempos históricos exigem dos seus intervenientes respostas eficazes e sábias na verdade. A busca pelo conhecimento exige uma postura de simplicidade e humildade para que a verdade se torne real. O simples e o humilde estarão em condições de encontrar a verdade. A procura pelo conhecimento torna-se possível naqueles que o desejam com amor e abertura à discussão, em nome da ansiedade pela verdade. A Apologia de Sócrates é um desafio ao mundo do conhecimento. Sem o reconhecimento humilde de que não se sabe, não serão possíveis novos dinamismos de conhecimento. Popper, filósofo das ciências, insiste na densidade da ignorância socrática como forma de acesso ao conhecimento. Para Popper, o indivíduo precisa de encontrar em si o conhecimento, disponibilizando-se para refutar as suas teorias, como forma de eliminar os possíveis erros nelas existentes. Sócrates recorria ao diálogo para tornar o saber mais forte pelo reconhecimento da ignorância. A dialética elêntica é nevrálgica no desenvolvimento da refutação do pretenso saber em saber esclarecido e objetivo. Também para Popper é necessário aprender a eliminar os erros existentes nas teorias. Todos os homens apresentam teorias para os problemas, mas há que saber refutá-las de forma a encontrar as melhores soluções. A relação dialética contribuiu decisivamente para a alteração de fracas razões em fortes razões, como Sócrates procurava fazer, tal como Popper. A parte prática da nossa reflexão versou-se em duas aulas de discussão aberta sobre o conhecimento. As aulas visaram apoiar os alunos na reflexão critica com base na situação - problema “o que é o conhecimento?” A prática letiva sobre o conhecimento visou avaliar a qualidade do modelo elenchos na aprendizagem. O debate aberto e objetivo poderá proporcionar conhecimentos mais profundos e interessantes para os alunos. A descoberta de que não sabemos e que nos encontramos num contínuo processo de aprendizagem é determinante na sociedade atual. A filosofia pode assim dar um contributo decisivo no encontro de novas formas de organizar e construir a vida pessoal e social.The teaching of Philosophy at secondary school is always a new challenge with increased concerns, specially because we are living in a socio-economic troubled time. This is the main reason why we have done this study. We are living in an historic period that urgently needs capable agents who are able to identify solutions to solve the countless, outrageous democratic management errors. All historic times require effective and wise answers from their actors regarding what is the truth. The pursuit of knowledge requires a simplicity and humbleness posture so the truth becomes real. Those who are simple and humble are in conditions to find the truth. The pursuit of knowledge becomes possible to those who whish to find it with love and who is open to discussion and is anxiously searching for the truth. Plato’s The Apology is a challenge to the world of knowledge. Unless there is an humble recognition that one doesn’t know, new dynamic knowledge won’t be possible. Popper, a science philosopher, stresses the importance of Socratic ignorance as a way of acceding to knowledge. To Popper the individual needs to find the knowledge in himself, being available to rebut his own theories, as a way of eliminating their probable errors. Socrates used the dialog in order to strengthen knowledge through the recognition of ignorance. The elenctic dialectic is indispensable to the development of the refutation of the supposed knowledge into objective and enlightened knowledge. According to Popper is also necessary to learn how to eliminate the existing errors. All human beings come up with theories to solve their own problems, however one must know how to refute them in order to find the best solutions. The dialectic relation decisively contributes to change “weak reasons” into “strong reasons”, as Socrates and Popper had tried to do. The practical part of our reflexion consists of two lessons in which the students freely discuss what knowledge is. These lessons aimed to provide support to students in their critic thinking based in problem-situation “What is knowledge?” The practice teaching intended to evaluate the quality of elenchus model in learning. An open and effective debate can provide a deeper knowledge and a more interesting knowledge to students. The finding that we don’t know and that we are in a continuous learning process is crucial. Therefore, Philosophy can give a decisive contribution in finding new ways of organizing and building personal and social life.Domingues, José António DuarteuBibliorumDias, Carlos Alberto Ramos2018-09-05T14:15:45Z2014-6-232014-07-182014-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6208TID:201643464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:59.248560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento: da ignorância ao saber
Um método de aprendizagem
title Conhecimento: da ignorância ao saber
spellingShingle Conhecimento: da ignorância ao saber
Dias, Carlos Alberto Ramos
Elenchos
Ignorância
Problemas
Refutar
Verdade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Conhecimento: da ignorância ao saber
title_full Conhecimento: da ignorância ao saber
title_fullStr Conhecimento: da ignorância ao saber
title_full_unstemmed Conhecimento: da ignorância ao saber
title_sort Conhecimento: da ignorância ao saber
author Dias, Carlos Alberto Ramos
author_facet Dias, Carlos Alberto Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, José António Duarte
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carlos Alberto Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Elenchos
Ignorância
Problemas
Refutar
Verdade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Elenchos
Ignorância
Problemas
Refutar
Verdade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A razão da existência deste estudo relaciona-se com o facto de a investigação na área científica do ensino da Filosofia no Secundário constituir um desafio sempre novo e com preocupações acrescidas num período temporal algo conturbado em termos socioeconómicos. Vivemos um período histórico que necessita urgentemente de agentes interventivos e capazes de identificar soluções para os inúmeros e escandalosos erros de gestão democrática. Todos os tempos históricos exigem dos seus intervenientes respostas eficazes e sábias na verdade. A busca pelo conhecimento exige uma postura de simplicidade e humildade para que a verdade se torne real. O simples e o humilde estarão em condições de encontrar a verdade. A procura pelo conhecimento torna-se possível naqueles que o desejam com amor e abertura à discussão, em nome da ansiedade pela verdade. A Apologia de Sócrates é um desafio ao mundo do conhecimento. Sem o reconhecimento humilde de que não se sabe, não serão possíveis novos dinamismos de conhecimento. Popper, filósofo das ciências, insiste na densidade da ignorância socrática como forma de acesso ao conhecimento. Para Popper, o indivíduo precisa de encontrar em si o conhecimento, disponibilizando-se para refutar as suas teorias, como forma de eliminar os possíveis erros nelas existentes. Sócrates recorria ao diálogo para tornar o saber mais forte pelo reconhecimento da ignorância. A dialética elêntica é nevrálgica no desenvolvimento da refutação do pretenso saber em saber esclarecido e objetivo. Também para Popper é necessário aprender a eliminar os erros existentes nas teorias. Todos os homens apresentam teorias para os problemas, mas há que saber refutá-las de forma a encontrar as melhores soluções. A relação dialética contribuiu decisivamente para a alteração de fracas razões em fortes razões, como Sócrates procurava fazer, tal como Popper. A parte prática da nossa reflexão versou-se em duas aulas de discussão aberta sobre o conhecimento. As aulas visaram apoiar os alunos na reflexão critica com base na situação - problema “o que é o conhecimento?” A prática letiva sobre o conhecimento visou avaliar a qualidade do modelo elenchos na aprendizagem. O debate aberto e objetivo poderá proporcionar conhecimentos mais profundos e interessantes para os alunos. A descoberta de que não sabemos e que nos encontramos num contínuo processo de aprendizagem é determinante na sociedade atual. A filosofia pode assim dar um contributo decisivo no encontro de novas formas de organizar e construir a vida pessoal e social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-23
2014-07-18
2014-07-18T00:00:00Z
2018-09-05T14:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6208
TID:201643464
url http://hdl.handle.net/10400.6/6208
identifier_str_mv TID:201643464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136365351272448