Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luís Miguel Pontes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63773
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_95c74184f01a3bc73679759e720cb413
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversalCompilation of exercises and strategies, with guide for consolidation of the technical aspects on transverse flute teachingAprendizagemCompilaçãoFlauta transversalGuiaMotivaçãoCompilationLearningGuideMotivationTransverse fluteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaNo âmbito do Estágio Profissional no grupo de recrutamento M09 (Instrumeno – Flauta) e M32 (Música de Conjunto/Música de Câmara, Classe de Conjunto) do Mestrado em Ensino de Música foi desenvolvido o presente projeto de intervenção que teve como objetivo criar e determinar os exercícios e estratégias que será necessário adequar aos alunos, para que desenvolvam as competências técnicas onde apresentam mais dificuldades. Assim, no desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia intervenção-ação. Desta forma numa primeira fase procedeu-se à identificação dos principais problemas técnicos através da observação das aulas dos alunos. Sendo identificados num aluno problemas na respiração, flexibilidade e mudanças de registo e noutro aluno na sonoridade. De seguida foi feita uma pesquisa e compilação de exercícios de forma a abordar os principais problemas técnicos de cada aluno. Assim, procedeu-se à elaboração de um guia de estudo específico e individual que se focou no aquecimento muscular utilizando exercícios escritos e/ou auditivos (por memorização), excertos de peças e até mesmo compilações de manuais já existentes, adaptados ao nível de ensino de cada aluno. No sentido de motivar o aluno, todas as semanas foram definidas metas pelo professor para cada exercício e o aluno registou a sua própria evolução. Outra forma de motivar e estimular a criatividade do aluno foi a utilização de melodias do panorama musical do aluno ou a criação/adaptação de pequenos trechos musicais pelo mesmo. A compilação de exercícios e estratégias, com guia é um método especificamente construído para resolver os problemas técnicos dos alunos que permitiu motivá-los a melhorar estes aspetos e a fazê-los perceber a importância do seu estudo contínuo para a sua aprendizagem musical. Desta forma a metodologia intervenção-ação revelou ser de fácil aplicação em aulas individuais e permitiu motivar o aluno na aprendizagem instrumental.This project was developed on the aim of the Professional Internship of Master’s in Music Teaching. The main goal of this project was to apply the intervention-action methodology to determine the technical aspets where students revealed more difficulties and create and define the exercises and strategies to improve those aspects. First, an observation of the students’ classes was done to identify their major technical difficulties. The technical aspects identified as most problematics and selected to further improvement were respiration, flexibility, octaves change and sonority. After, research and compilation of exercises was done to approach the technical aspects previously identified as most problematics for the students. In this way, a specific and individual study guide was prepared for each student. The guide focused on the warm-up, using written and/or listen (by memorisation) exercises, excerpts from music pieces and even from manuals compilations, by adapting them to the students’ education level. To motivate the student every week the teacher defined goals and tasks for each exercise, and the student registered his evolution during the week. Other way to motivate and stimulate student’s creativity was the use of melodies from student’s musical landscape and the creation/adaptation of small pieces of music by the student. The compilation of exercises and strategies, with guide is a method specifically built to solve the students’ technical difficulties that aims to motivate the students to improve their technical aspects. As well as to make students understand the relevance of continuously study this technical aspects to improve their learning as musicians. It revealed to be an easy methodology to apply on individual classes that improved and motivated the students to learn the instrument.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSousa, Luís Miguel Pontes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63773por202353400info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:30.748295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
Compilation of exercises and strategies, with guide for consolidation of the technical aspects on transverse flute teaching
title Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
spellingShingle Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
Sousa, Luís Miguel Pontes
Aprendizagem
Compilação
Flauta transversal
Guia
Motivação
Compilation
Learning
Guide
Motivation
Transverse flute
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
title_full Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
title_fullStr Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
title_full_unstemmed Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
title_sort Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
author Sousa, Luís Miguel Pontes
author_facet Sousa, Luís Miguel Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luís Miguel Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Compilação
Flauta transversal
Guia
Motivação
Compilation
Learning
Guide
Motivation
Transverse flute
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Compilação
Flauta transversal
Guia
Motivação
Compilation
Learning
Guide
Motivation
Transverse flute
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63773
url http://hdl.handle.net/1822/63773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202353400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132547360227328