Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63773 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_95c74184f01a3bc73679759e720cb413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63773 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversalCompilation of exercises and strategies, with guide for consolidation of the technical aspects on transverse flute teachingAprendizagemCompilaçãoFlauta transversalGuiaMotivaçãoCompilationLearningGuideMotivationTransverse fluteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaNo âmbito do Estágio Profissional no grupo de recrutamento M09 (Instrumeno – Flauta) e M32 (Música de Conjunto/Música de Câmara, Classe de Conjunto) do Mestrado em Ensino de Música foi desenvolvido o presente projeto de intervenção que teve como objetivo criar e determinar os exercícios e estratégias que será necessário adequar aos alunos, para que desenvolvam as competências técnicas onde apresentam mais dificuldades. Assim, no desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia intervenção-ação. Desta forma numa primeira fase procedeu-se à identificação dos principais problemas técnicos através da observação das aulas dos alunos. Sendo identificados num aluno problemas na respiração, flexibilidade e mudanças de registo e noutro aluno na sonoridade. De seguida foi feita uma pesquisa e compilação de exercícios de forma a abordar os principais problemas técnicos de cada aluno. Assim, procedeu-se à elaboração de um guia de estudo específico e individual que se focou no aquecimento muscular utilizando exercícios escritos e/ou auditivos (por memorização), excertos de peças e até mesmo compilações de manuais já existentes, adaptados ao nível de ensino de cada aluno. No sentido de motivar o aluno, todas as semanas foram definidas metas pelo professor para cada exercício e o aluno registou a sua própria evolução. Outra forma de motivar e estimular a criatividade do aluno foi a utilização de melodias do panorama musical do aluno ou a criação/adaptação de pequenos trechos musicais pelo mesmo. A compilação de exercícios e estratégias, com guia é um método especificamente construído para resolver os problemas técnicos dos alunos que permitiu motivá-los a melhorar estes aspetos e a fazê-los perceber a importância do seu estudo contínuo para a sua aprendizagem musical. Desta forma a metodologia intervenção-ação revelou ser de fácil aplicação em aulas individuais e permitiu motivar o aluno na aprendizagem instrumental.This project was developed on the aim of the Professional Internship of Master’s in Music Teaching. The main goal of this project was to apply the intervention-action methodology to determine the technical aspets where students revealed more difficulties and create and define the exercises and strategies to improve those aspects. First, an observation of the students’ classes was done to identify their major technical difficulties. The technical aspects identified as most problematics and selected to further improvement were respiration, flexibility, octaves change and sonority. After, research and compilation of exercises was done to approach the technical aspects previously identified as most problematics for the students. In this way, a specific and individual study guide was prepared for each student. The guide focused on the warm-up, using written and/or listen (by memorisation) exercises, excerpts from music pieces and even from manuals compilations, by adapting them to the students’ education level. To motivate the student every week the teacher defined goals and tasks for each exercise, and the student registered his evolution during the week. Other way to motivate and stimulate student’s creativity was the use of melodies from student’s musical landscape and the creation/adaptation of small pieces of music by the student. The compilation of exercises and strategies, with guide is a method specifically built to solve the students’ technical difficulties that aims to motivate the students to improve their technical aspects. As well as to make students understand the relevance of continuously study this technical aspects to improve their learning as musicians. It revealed to be an easy methodology to apply on individual classes that improved and motivated the students to learn the instrument.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSousa, Luís Miguel Pontes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63773por202353400info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:30.748295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal Compilation of exercises and strategies, with guide for consolidation of the technical aspects on transverse flute teaching |
title |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
spellingShingle |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal Sousa, Luís Miguel Pontes Aprendizagem Compilação Flauta transversal Guia Motivação Compilation Learning Guide Motivation Transverse flute Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
title_full |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
title_fullStr |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
title_full_unstemmed |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
title_sort |
Compilação de exercícios e estratégias, com guia para consolidação dos aspetos técnicos no ensino da flauta transversal |
author |
Sousa, Luís Miguel Pontes |
author_facet |
Sousa, Luís Miguel Pontes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abeijón, Ricardo Iván Barceló Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Luís Miguel Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Compilação Flauta transversal Guia Motivação Compilation Learning Guide Motivation Transverse flute Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Compilação Flauta transversal Guia Motivação Compilation Learning Guide Motivation Transverse flute Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63773 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202353400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132547360227328 |