Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81181 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_95d25eb96beec1303efd71701e890692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81181 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostasCareer services in secondary schools: characterization of needs and responsesEstudantes universitáriosPsicologia escolarServiços de carreiraEnsino secundárioUniversity studentsSchool psychologyCareer servicesHigh schoolCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaOs psicólogos escolares atuam no âmbito de uma escola ou agrupamento de escolas, com pais, professores, educadores e/ou outros profissionais, de modo a ajudarem os estudantes a obter sucesso escolar. Entre os serviços prestados, os serviços de carreira constituem um dos mais importantes. O objetivo principal deste estudo consistiu em caracterizar serviços de carreira em escolas secundárias portuguesas, na perspetiva dos seus clientes e profissionais. Participaram, respondendo a um inquérito, 173 estudantes universitários de ambos os sexos e 18 psicólogas escolares, de diferentes distritos do país. Os resultados indicam que a quase totalidade dos psicólogos fornece serviços de carreira nas suas escolas e mais de três tipos de intervenções diferentes. A maioria dos estudantes considera os serviços importantes, incluindo os que não tiveram acesso aos serviços na sua escola secundária. Discute-se como as necessidades de formação dos psicólogos podem influenciar a oferta de serviços, a importância atribuída aos serviços pelos participantes e como os profissionais e estudantes se relacionam com estes.School psychologists work within a school or cluster of schools, with parents, teachers, educators and/or other professionals, to help students achieve academic success. Among the services provided, career services constitute one of the most important. The main objective of this study consisted in characterizing career services in Portuguese secondary schools, from the perspective of their clients and professionals. 173 university students of both sexes and 18 school psychologists from different districts of the country participated, by filling in a survey. The results indicate that almost all psychologists provide career services in their schools and more than three different types of interventions. Most students consider this services important, including those who did not have access to them at their secondary school. We discuss how the training needs of psychologists can influence the implementation of services, the importance attributed to the services by the participants and how professionals and students relate to them.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoTerroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81181por202829111info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:25:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:25:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas Career services in secondary schools: characterization of needs and responses |
title |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
spellingShingle |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado Estudantes universitários Psicologia escolar Serviços de carreira Ensino secundário University students School psychology Career services High school Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
title_full |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
title_fullStr |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
title_full_unstemmed |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
title_sort |
Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
author |
Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado |
author_facet |
Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Psicologia escolar Serviços de carreira Ensino secundário University students School psychology Career services High school Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Estudantes universitários Psicologia escolar Serviços de carreira Ensino secundário University students School psychology Career services High school Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 2021-12-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81181 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202829111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544306525732864 |