Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissoni, Adriane Martins Soares, 1982-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512
Resumo: Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
id UNICAMP-30_ce95b30af1245d51cec6302d90d1a592
oai_identifier_str oai::408165
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandosSelf-efficacy beliefs int the transition to the work and behaviours of carreer exploration, in bachelor studantsEducação (Superior)Estudantes universitáriosAutoeficáciaConcluintesCarreira - FormaçãoHigher educationUniversity studentsSelf-efficacySenior studentsCareer - FormationOrientador: Soely Aparecida Jorge PolydoroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo foi desenvolvido considerando as evidências sobre o desenvolvimento de carreira na perspectiva da teoria social cognitiva, abordando a especificidade do momento de transição para o trabalho por estudante da educação superior. Para isso, recorreu-se ao conceito de crenças de auto-eficácia referente à crença pessoal na capacidade de organizar e executar ações de procura de emprego e de adaptação ao mundo do trabalho. Teve como objetivos: analisar as crenças de auto-eficácia na transição para o mundo do trabalho de estudantes de licenciatura do último ano do ensino superior segundo o gênero, situação de trabalho e área de conhecimento do curso; e caracterizar a relação entre a auto-eficácia no domínio investigado e comportamentos de exploração de carreira. Foi realizado com 351 estudantes do último ano de cursos de licenciatura de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. A maioria era do gênero feminino (60,1%), com média de 24,5 anos, e o desvio padrão de 4,26. Foram aplicadas duas escalas de auto-relato com formato de resposta tipo likert, a Escala de Auto-Eficácia na Transição para o Trabalho (de seis pontos) e a Escala de Comportamento Exploratório (de cinco pontos). A coleta dos dados foi coletiva, mediante a concordância voluntária. A média obtida na escala de auto-eficácia foi 4,75, com desvio padrão de 0,69. Os resultados evidenciaram valores superiores ao ponto médio da escala, em todas as dimensões, demonstrando que os participantes tinham confiança na capacidade para ter sucesso na transição para o trabalho (4,12 a 5,11). Em relação ao gênero, foram identificadas diferenças significativas somente na dimensão autoeficácia na regulação emocional (M=189,55; F=156; p=0,002), revelando que as mulheres tinham crenças menores nesta capacidade. Os estudantes trabalhadores obtiveram índices significativamente superiores em duas dimensões e no total. Também foram identificadas diferenças significativas nas dimensões auto-eficácia na transição para o trabalho (p=0,001) e auto-eficácia na adaptação ao trabalho (p=0,01) entre os participantes dos seguintes pares de área de conhecimento dos cursos: Ciências Humanas-Artes e Ciências Biológicas- Exatas. A magnitude do relacionamento entre as variáveis auto-eficácia e comportamentos de exploração de carreira foi predominantemente fraca. Isto pode estar associado à característica de multideterminação dos fenômenos. Os resultados indicam a relevância de atuação das instituições frente ao desenvolvimento de carreira dos estudantesAbstract: This study was developed based on the evidence of the career development from the perspective of social cognitive theory, approaching the specification of the sition moment to the job market by higher education students. To do so, it was adopted the concept of self-efficacy, related as the personal belief in the capacity to organize and to execute actions to look for a job and to adapt to the work place. The objectives were: to analyze self-efficacy beliefs in the transition to the work place of senior students according to sex, work status and course area; also, to characterize the relationship between selfefficacy in the areas under study domain to behaviors of career development. The study was conducted with 351 senior bachelor students from a university in the interior of São Paulo. Most of the respondents were female (60, 1%), average age 24, 5 years old, with 4,26 standard deviation . Two scales of self-report in likert format were applied, also the Self-Efficacy for Job Transition Scale (six points), and the Exploratory Behavior Scale (five points). The gathering of data was collectively made voluntarily with acceptance by the respondents. The average obtained in the self-efficacy scale was 4, 75, with 0,69 standard deviation. The results demonstrated higher values to the middle average in all dimensions, showing that the respondents had trust in the capacity of being successful in the transition to work. As to the gender of the respondents, significant differences were found only in the dimension of self-efficacy for emotional regulation (M=189,55; W=156; p=0,002), revealing that women had lower beliefs in this capacity. Students who were working had significantly higher scores in the three dimensions. Significant differences were identified in the dimension of self-efficacy in the transition to work (p=0,001) and self-efficacy in the adaptation to work (p=0, 01) among the participants of the following pair of knowledge area: Human Sciences-Arts and Natural Science. The magnitude of the relation between the variables self-efficacy and behaviors of career exploration was predominately weak. This might be associated to the multi determinative characteristic of the phenomena. Results indicate the relevance of actions made by the institutions in order to emphasize the career development of the studentsMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Mercuri, Maria de Fatima Gomes da SilvaNeri, Anita LiberalessoSantos, Acácia Aparecida Angeli dosAzzi, Roberta GurgelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPelissoni, Adriane Martins Soares, 1982-2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512PELISSONI, Adriane Martins Soares. Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408165porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:56Zoai::408165Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
Self-efficacy beliefs int the transition to the work and behaviours of carreer exploration, in bachelor studants
title Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
spellingShingle Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
Pelissoni, Adriane Martins Soares, 1982-
Educação (Superior)
Estudantes universitários
Autoeficácia
Concluintes
Carreira - Formação
Higher education
University students
Self-efficacy
Senior students
Career - Formation
title_short Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
title_full Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
title_fullStr Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
title_full_unstemmed Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
title_sort Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos
author Pelissoni, Adriane Martins Soares, 1982-
author_facet Pelissoni, Adriane Martins Soares, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Mercuri, Maria de Fatima Gomes da Silva
Neri, Anita Liberalesso
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Azzi, Roberta Gurgel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissoni, Adriane Martins Soares, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação (Superior)
Estudantes universitários
Autoeficácia
Concluintes
Carreira - Formação
Higher education
University students
Self-efficacy
Senior students
Career - Formation
topic Educação (Superior)
Estudantes universitários
Autoeficácia
Concluintes
Carreira - Formação
Higher education
University students
Self-efficacy
Senior students
Career - Formation
description Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512
PELISSONI, Adriane Martins Soares. Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PELISSONI, Adriane Martins Soares. Auto-eficacia na transição para o trabalho e comportamento de exploração de carreira, em licenciandos. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188971062755328