Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/863 |
Resumo: | O objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa. |
id |
RCAP_95e2ab2499f22762b50551c3cdfff6a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.Construção de escalasValidaçãoEscala de benefíciosAprendizagem cooperativaScales constructionValidationCooperative learningBenefits scaleO objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa.The aim of this study was to develop and validate a scale of benefits of the Cooperative Learning (SBCL) given the exiguity of instruments that evaluate these outputs of the method. The study resorted to a convenience sample comprised of 162 students, males and females, aged between 11 and 18 years. The final instrument has 23 items in a two-dimensional factor structure: psychometric and academic benefits and social benefits. The results indicate that the SBCL present good psychometric properties (construct and discriminant validity and reliability). The results are discussed in light of the model of cooperative learning.2014-07-30T15:33:02Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/863por1138-1663Lopes, JoséSilva, HelenaRocha, Magdainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:08ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
title |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
spellingShingle |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. Lopes, José Construção de escalas Validação Escala de benefícios Aprendizagem cooperativa Scales construction Validation Cooperative learning Benefits scale |
title_short |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
title_full |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
title_fullStr |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
title_full_unstemmed |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
title_sort |
Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. |
author |
Lopes, José |
author_facet |
Lopes, José Silva, Helena Rocha, Magda |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Helena Rocha, Magda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, José Silva, Helena Rocha, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção de escalas Validação Escala de benefícios Aprendizagem cooperativa Scales construction Validation Cooperative learning Benefits scale |
topic |
Construção de escalas Validação Escala de benefícios Aprendizagem cooperativa Scales construction Validation Cooperative learning Benefits scale |
description |
O objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-30T15:33:02Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/863 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1138-1663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302548190855168 |