Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Helena, Rocha, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/863
Resumo: O objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa.
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