Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Catarina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21877
Resumo: Este projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue.
id RCAP_95e43bfb93c8f4e34ede18ac62b9c84d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-MontesDesignIdentidade VisualBranding RuralTrás-os-MontesVimiosoDesignEste projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue.Lemos, MargaridaRepositório ComumRodrigues, Catarina2018-03-06T14:08:51Z2018-02-092018-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21877201871211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:02.032299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
title Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
spellingShingle Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
Rodrigues, Catarina
Design
Identidade Visual
Branding Rural
Trás-os-Montes
Vimioso
Design
title_short Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
title_full Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
title_fullStr Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
title_full_unstemmed Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
title_sort Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
author Rodrigues, Catarina
author_facet Rodrigues, Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Margarida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Identidade Visual
Branding Rural
Trás-os-Montes
Vimioso
Design
topic Design
Identidade Visual
Branding Rural
Trás-os-Montes
Vimioso
Design
description Este projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06T14:08:51Z
2018-02-09
2018-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21877
201871211
url http://hdl.handle.net/10400.26/21877
identifier_str_mv 201871211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130675327008768