Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21877 |
Resumo: | Este projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue. |
id |
RCAP_95e43bfb93c8f4e34ede18ac62b9c84d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-MontesDesignIdentidade VisualBranding RuralTrás-os-MontesVimiosoDesignEste projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue.Lemos, MargaridaRepositório ComumRodrigues, Catarina2018-03-06T14:08:51Z2018-02-092018-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21877201871211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:02.032299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
title |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
spellingShingle |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes Rodrigues, Catarina Design Identidade Visual Branding Rural Trás-os-Montes Vimioso Design |
title_short |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
title_full |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
title_fullStr |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
title_full_unstemmed |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
title_sort |
Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes |
author |
Rodrigues, Catarina |
author_facet |
Rodrigues, Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lemos, Margarida Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Identidade Visual Branding Rural Trás-os-Montes Vimioso Design |
topic |
Design Identidade Visual Branding Rural Trás-os-Montes Vimioso Design |
description |
Este projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06T14:08:51Z 2018-02-09 2018-02-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21877 201871211 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21877 |
identifier_str_mv |
201871211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130675327008768 |