A dança criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49581
Resumo: A dança, no âmbito da Educação, encontra-se no tema da Educação Artística, do currículo nacional do Ensino Básico (ME, 2018c). Esta ainda está a ganhar o seu espaço na Educação, contudo, ainda é uma área pouco utilizada nas escolas em Portugal. Ainda assim, a Educação Artística tem vindo a assumir uma maior responsabilidade, sendo, muitas vezes, utilizada para alicerçar as outras áreas fundamentais no ensino, como o Português, a Matemática e o Estudo do Meio. Deste modo, o presente trabalho tem como intuito analisar a relação didática entre a dança e a Matemática, nomeadamente no 2.º e no 4.º ano do Ensino Básico e ainda considerar qual a importância que a Dança criativa pode ter na motivação dos alunos para aprendizagem. Com isto, apresenta-se um leque de atividades na área da dança, que abordam os conteúdos programáticos do tema da Matemática, facultando possíveis novas ferramentas e estratégias para os momentos de ensino-aprendizagem, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Para uma melhor compreensão e análise foi feito um estudo a partir do Modelo de Expetativa-Valor de Eccles e Wigfield (2002), de forma a compreender se a Dança criativa pode ser um recurso útil e motivador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este projeto revelou ser positivo para os alunos, uma vez que descreveram, após as sessões, a Matemática como algo “divertido”. De acordo com o modelo de Expetativa-Valor (Eccles & Widfield, 2002), a opinião dos alunos pode associar-se à motivação extrínseca investida, a partir de estímulos externos. Neste contexto, os estímulos estavam associados a uma área que os alunos estimam: a dança. Com isto, a Dança criativa pode ser, em contexto de ensino formal, uma área estimuladora que permite motivar e captar a atenção dos alunos para potenciar as aprendizagens dos conteúdos matemáticos.
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