Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casquinha, Cátia Marisa Barrenho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19334
Resumo: Este Relatório corresponde à Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, desenvolvida no ano lectivo 2009/2010, e tem como objectivo principal a auto-reflexão sobre a prática de ensino efectivada, pois a dimensão reflexiva é um factor fundamental na formação de professores. É importante estar-se actualizado na reunião de um conjunto de conhecimentos e competências que permitam exercer correctamente a actividade profissional docente, mas não menos relevante é a capacidade de se saber reflectir e auto-avaliar, enquanto professor, transmissor de saberes para uma melhoraria do ensino dos jovens e também das metodologias e estratégias educativas requeridas. ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by Cátia Marisa Barrenho Casquinha, No.2 in the Group of Évora, André de Resende Integrated Primary School and Gabriel Pereira High School, for the specialty master’s degree in Visual Arts Education in the 3rd Cycle Elementary and Secondary Education. This report corresponds to Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit of the Master Course in Teaching Visual Arts at the 3 rd Cycle of Basic and Secondary Education, developed in 2009/2010, and has as main objective self-reflection on teaching practice considering the reflective dimension as a key factor in teacher education. It is important to be updated on a set of knowledge and competences to properly exercise teaching professional activity, but not least is the ability to reflect and learn self-assessment practices as a teacher, transmitter of knowledge, in order to improve youngster education and also the required methodologies and educational strategies.
id RCAP_95fa720ebc13ac568586de131d0a892a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel PereiraEste Relatório corresponde à Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, desenvolvida no ano lectivo 2009/2010, e tem como objectivo principal a auto-reflexão sobre a prática de ensino efectivada, pois a dimensão reflexiva é um factor fundamental na formação de professores. É importante estar-se actualizado na reunião de um conjunto de conhecimentos e competências que permitam exercer correctamente a actividade profissional docente, mas não menos relevante é a capacidade de se saber reflectir e auto-avaliar, enquanto professor, transmissor de saberes para uma melhoraria do ensino dos jovens e também das metodologias e estratégias educativas requeridas. ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by Cátia Marisa Barrenho Casquinha, No.2 in the Group of Évora, André de Resende Integrated Primary School and Gabriel Pereira High School, for the specialty master’s degree in Visual Arts Education in the 3rd Cycle Elementary and Secondary Education. This report corresponds to Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit of the Master Course in Teaching Visual Arts at the 3 rd Cycle of Basic and Secondary Education, developed in 2009/2010, and has as main objective self-reflection on teaching practice considering the reflective dimension as a key factor in teacher education. It is important to be updated on a set of knowledge and competences to properly exercise teaching professional activity, but not least is the ability to reflect and learn self-assessment practices as a teacher, transmitter of knowledge, in order to improve youngster education and also the required methodologies and educational strategies.Universidade de Évora2016-12-15T16:04:29Z2016-12-152010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19334http://hdl.handle.net/10174/19334porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Casquinha, Cátia Marisa Barrenhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:08:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:07.340339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
Casquinha, Cátia Marisa Barrenho
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento nº 2 de Évora, Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira
author Casquinha, Cátia Marisa Barrenho
author_facet Casquinha, Cátia Marisa Barrenho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casquinha, Cátia Marisa Barrenho
description Este Relatório corresponde à Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, desenvolvida no ano lectivo 2009/2010, e tem como objectivo principal a auto-reflexão sobre a prática de ensino efectivada, pois a dimensão reflexiva é um factor fundamental na formação de professores. É importante estar-se actualizado na reunião de um conjunto de conhecimentos e competências que permitam exercer correctamente a actividade profissional docente, mas não menos relevante é a capacidade de se saber reflectir e auto-avaliar, enquanto professor, transmissor de saberes para uma melhoraria do ensino dos jovens e também das metodologias e estratégias educativas requeridas. ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by Cátia Marisa Barrenho Casquinha, No.2 in the Group of Évora, André de Resende Integrated Primary School and Gabriel Pereira High School, for the specialty master’s degree in Visual Arts Education in the 3rd Cycle Elementary and Secondary Education. This report corresponds to Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit of the Master Course in Teaching Visual Arts at the 3 rd Cycle of Basic and Secondary Education, developed in 2009/2010, and has as main objective self-reflection on teaching practice considering the reflective dimension as a key factor in teacher education. It is important to be updated on a set of knowledge and competences to properly exercise teaching professional activity, but not least is the ability to reflect and learn self-assessment practices as a teacher, transmitter of knowledge, in order to improve youngster education and also the required methodologies and educational strategies.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2016-12-15T16:04:29Z
2016-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19334
http://hdl.handle.net/10174/19334
url http://hdl.handle.net/10174/19334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136592658432000