Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10979 |
Resumo: | O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2012/2013, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Este decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O relatório é composto por seis itens, dos quais quatro se referem às dimensões do desempenho profissional dos professores dos ensinos Básico e Secundário, sendo eles a dimensão profissional, social e ética; a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a dimensão da participação na escola e relação com a comunidade; e a dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para além destes, incluímos também um primeiro item alusivo à importância da Educação Física para a Saúde e um último correspondente a uma breve conclusão sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da PES; **** ABSTRACT: This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2012/2013, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Évora. Held at the Primary School André de Resende and Secondary School Gabriel Pereira, paragraph 2. Cycle and Secondary Education, respectively. The report consists of six items, four of which refer to the dimensions of the professional performance of teachers of basic and secondary education, namely the size occupational, social and ethical; development dimension of teaching and learning, the size of the shareholding in school and community relations, and the extent of professional development throughout life. Apart from these, we also include a first illustrating the importance of physical education for Health and last one corresponding to a brief conclusion on the skills acquired along the PES. |
id |
RCAP_aa616d55917aa61b96f451dc71ec9819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em ÉvoraEducação físicaEstágioEnsino básicoEnsino SecundárioPrática de ensino supervisionadaO presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2012/2013, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Este decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O relatório é composto por seis itens, dos quais quatro se referem às dimensões do desempenho profissional dos professores dos ensinos Básico e Secundário, sendo eles a dimensão profissional, social e ética; a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a dimensão da participação na escola e relação com a comunidade; e a dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para além destes, incluímos também um primeiro item alusivo à importância da Educação Física para a Saúde e um último correspondente a uma breve conclusão sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da PES; **** ABSTRACT: This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2012/2013, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Évora. Held at the Primary School André de Resende and Secondary School Gabriel Pereira, paragraph 2. Cycle and Secondary Education, respectively. The report consists of six items, four of which refer to the dimensions of the professional performance of teachers of basic and secondary education, namely the size occupational, social and ethical; development dimension of teaching and learning, the size of the shareholding in school and community relations, and the extent of professional development throughout life. Apart from these, we also include a first illustrating the importance of physical education for Health and last one corresponding to a brief conclusion on the skills acquired along the PES.Universidade de Évora2014-06-03T15:29:34Z2014-06-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10979http://hdl.handle.net/10174/10979TID:201234033porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãosaragbabo@gmail.com674Babo, Sara Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:55.611636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora Babo, Sara Gomes Educação física Estágio Ensino básico Ensino Secundário Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora |
author |
Babo, Sara Gomes |
author_facet |
Babo, Sara Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Babo, Sara Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio Ensino básico Ensino Secundário Prática de ensino supervisionada |
topic |
Educação física Estágio Ensino básico Ensino Secundário Prática de ensino supervisionada |
description |
O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2012/2013, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Este decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O relatório é composto por seis itens, dos quais quatro se referem às dimensões do desempenho profissional dos professores dos ensinos Básico e Secundário, sendo eles a dimensão profissional, social e ética; a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a dimensão da participação na escola e relação com a comunidade; e a dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para além destes, incluímos também um primeiro item alusivo à importância da Educação Física para a Saúde e um último correspondente a uma breve conclusão sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da PES; **** ABSTRACT: This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2012/2013, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Évora. Held at the Primary School André de Resende and Secondary School Gabriel Pereira, paragraph 2. Cycle and Secondary Education, respectively. The report consists of six items, four of which refer to the dimensions of the professional performance of teachers of basic and secondary education, namely the size occupational, social and ethical; development dimension of teaching and learning, the size of the shareholding in school and community relations, and the extent of professional development throughout life. Apart from these, we also include a first illustrating the importance of physical education for Health and last one corresponding to a brief conclusion on the skills acquired along the PES. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-06-03T15:29:34Z 2014-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10979 http://hdl.handle.net/10174/10979 TID:201234033 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10979 |
identifier_str_mv |
TID:201234033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação saragbabo@gmail.com 674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552549332385792 |