Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Babo, Sara Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10979
Resumo: O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2012/2013, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Este decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O relatório é composto por seis itens, dos quais quatro se referem às dimensões do desempenho profissional dos professores dos ensinos Básico e Secundário, sendo eles a dimensão profissional, social e ética; a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a dimensão da participação na escola e relação com a comunidade; e a dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para além destes, incluímos também um primeiro item alusivo à importância da Educação Física para a Saúde e um último correspondente a uma breve conclusão sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da PES; **** ABSTRACT: This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2012/2013, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Évora. Held at the Primary School André de Resende and Secondary School Gabriel Pereira, paragraph 2. Cycle and Secondary Education, respectively. The report consists of six items, four of which refer to the dimensions of the professional performance of teachers of basic and secondary education, namely the size occupational, social and ethical; development dimension of teaching and learning, the size of the shareholding in school and community relations, and the extent of professional development throughout life. Apart from these, we also include a first illustrating the importance of physical education for Health and last one corresponding to a brief conclusion on the skills acquired along the PES.
id RCAP_aa616d55917aa61b96f451dc71ec9819
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em ÉvoraEducação físicaEstágioEnsino básicoEnsino SecundárioPrática de ensino supervisionadaO presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2012/2013, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Este decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O relatório é composto por seis itens, dos quais quatro se referem às dimensões do desempenho profissional dos professores dos ensinos Básico e Secundário, sendo eles a dimensão profissional, social e ética; a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a dimensão da participação na escola e relação com a comunidade; e a dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para além destes, incluímos também um primeiro item alusivo à importância da Educação Física para a Saúde e um último correspondente a uma breve conclusão sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da PES; **** ABSTRACT: This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2012/2013, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Évora. Held at the Primary School André de Resende and Secondary School Gabriel Pereira, paragraph 2. Cycle and Secondary Education, respectively. The report consists of six items, four of which refer to the dimensions of the professional performance of teachers of basic and secondary education, namely the size occupational, social and ethical; development dimension of teaching and learning, the size of the shareholding in school and community relations, and the extent of professional development throughout life. Apart from these, we also include a first illustrating the importance of physical education for Health and last one corresponding to a brief conclusion on the skills acquired along the PES.Universidade de Évora2014-06-03T15:29:34Z2014-06-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10979http://hdl.handle.net/10174/10979TID:201234033porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãosaragbabo@gmail.com674Babo, Sara Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:55.611636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
Babo, Sara Gomes
Educação física
Estágio
Ensino básico
Ensino Secundário
Prática de ensino supervisionada
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora
author Babo, Sara Gomes
author_facet Babo, Sara Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Babo, Sara Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Ensino básico
Ensino Secundário
Prática de ensino supervisionada
topic Educação física
Estágio
Ensino básico
Ensino Secundário
Prática de ensino supervisionada
description O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2012/2013, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Este decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O relatório é composto por seis itens, dos quais quatro se referem às dimensões do desempenho profissional dos professores dos ensinos Básico e Secundário, sendo eles a dimensão profissional, social e ética; a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a dimensão da participação na escola e relação com a comunidade; e a dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para além destes, incluímos também um primeiro item alusivo à importância da Educação Física para a Saúde e um último correspondente a uma breve conclusão sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da PES; **** ABSTRACT: This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2012/2013, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Évora. Held at the Primary School André de Resende and Secondary School Gabriel Pereira, paragraph 2. Cycle and Secondary Education, respectively. The report consists of six items, four of which refer to the dimensions of the professional performance of teachers of basic and secondary education, namely the size occupational, social and ethical; development dimension of teaching and learning, the size of the shareholding in school and community relations, and the extent of professional development throughout life. Apart from these, we also include a first illustrating the importance of physical education for Health and last one corresponding to a brief conclusion on the skills acquired along the PES.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-03T15:29:34Z
2014-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10979
http://hdl.handle.net/10174/10979
TID:201234033
url http://hdl.handle.net/10174/10979
identifier_str_mv TID:201234033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação
saragbabo@gmail.com
674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136534653304832