A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Ana Raquel Marcos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63763
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_95fb3003bc5bffb86431147e44175a7c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da músicaInstrumental exemplification as a motivational tool in double bass lessons in specialized music educationMotivaçãoSucesso escolarExemplificação instrumentalContrabaixoMotivationAcademic sucessInstrumental exemplificationDouble bassCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio intitulado “A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo do ensino especializado da música”, foca-se principalmente na motivação e sucesso dos alunos de contrabaixo, graças ao uso da exemplificação instrumental. Este Relatório de Estágio está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e foi realizado na ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova Famalicão com a colaboração de 5 alunos do ii, I, III, IV e VI graus de música. Durante o Estágio Profissional, visou-se compreender de que maneira os professores podiam motivar os alunos para conseguir o sucesso escolar e interpretativo, utilizando recursos verbais e não verbais junto da demonstração instrumental. Mediante a realização de inquéritos e gravação de vídeo e áudio das aulas observadas e lecionadas no Estágio Profissional, pretendeu-se averiguar se as estratégias utilizadas podiam impactar positivamente no êxito académico dos alunos de contrabaixo. Após a análise dos dados obtidos foi possível concluir que os alunos efetivamente se sentem mais motivados e executam de melhor maneira os exercícios propostos pelo professor quando é usada a exemplificação instrumental.The present Internship Report entitled “Instrumental exemplification as a motivational tool in double bass lessons in specialized music education” focuses mainly on the motivation and success of double bass students, thanks to the use of instrumental exemplification. This Internship Report is inserted in the 2nd year of the Master’s in Music Teaching of the University of Minho and was held at ArtEduca - Conservatory of Music of Vila Nova Famalicão with the collaboration of 5 students of ii, I, III, IV and VI music degrees. During the Professional Internship, the aim was to understand how teachers could motivate students to achieve academic and interpretive success, using verbal and nonverbal resources along with instrumental demonstration. By conducting surveys and video and audio recording of the classes observed and taught in the Professional Internship, it was intended to ascertain whether the strategies used could positively impact the academic success of the double bass students. After analyzing the obtained results, it was possible to conclude that students actually feel more motivated and perform better the exercises proposed by the teacher when using instrumental exemplification.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoQuintas, Ana Raquel Marcos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63763por202352790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:23.643392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
Instrumental exemplification as a motivational tool in double bass lessons in specialized music education
title A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
spellingShingle A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
Quintas, Ana Raquel Marcos
Motivação
Sucesso escolar
Exemplificação instrumental
Contrabaixo
Motivation
Academic sucess
Instrumental exemplification
Double bass
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
title_full A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
title_fullStr A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
title_full_unstemmed A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
title_sort A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
author Quintas, Ana Raquel Marcos
author_facet Quintas, Ana Raquel Marcos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Ana Raquel Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Sucesso escolar
Exemplificação instrumental
Contrabaixo
Motivation
Academic sucess
Instrumental exemplification
Double bass
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação
Sucesso escolar
Exemplificação instrumental
Contrabaixo
Motivation
Academic sucess
Instrumental exemplification
Double bass
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63763
url http://hdl.handle.net/1822/63763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202352790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132680814592000