A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63763 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_95fb3003bc5bffb86431147e44175a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da músicaInstrumental exemplification as a motivational tool in double bass lessons in specialized music educationMotivaçãoSucesso escolarExemplificação instrumentalContrabaixoMotivationAcademic sucessInstrumental exemplificationDouble bassCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio intitulado “A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo do ensino especializado da música”, foca-se principalmente na motivação e sucesso dos alunos de contrabaixo, graças ao uso da exemplificação instrumental. Este Relatório de Estágio está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e foi realizado na ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova Famalicão com a colaboração de 5 alunos do ii, I, III, IV e VI graus de música. Durante o Estágio Profissional, visou-se compreender de que maneira os professores podiam motivar os alunos para conseguir o sucesso escolar e interpretativo, utilizando recursos verbais e não verbais junto da demonstração instrumental. Mediante a realização de inquéritos e gravação de vídeo e áudio das aulas observadas e lecionadas no Estágio Profissional, pretendeu-se averiguar se as estratégias utilizadas podiam impactar positivamente no êxito académico dos alunos de contrabaixo. Após a análise dos dados obtidos foi possível concluir que os alunos efetivamente se sentem mais motivados e executam de melhor maneira os exercícios propostos pelo professor quando é usada a exemplificação instrumental.The present Internship Report entitled “Instrumental exemplification as a motivational tool in double bass lessons in specialized music education” focuses mainly on the motivation and success of double bass students, thanks to the use of instrumental exemplification. This Internship Report is inserted in the 2nd year of the Master’s in Music Teaching of the University of Minho and was held at ArtEduca - Conservatory of Music of Vila Nova Famalicão with the collaboration of 5 students of ii, I, III, IV and VI music degrees. During the Professional Internship, the aim was to understand how teachers could motivate students to achieve academic and interpretive success, using verbal and nonverbal resources along with instrumental demonstration. By conducting surveys and video and audio recording of the classes observed and taught in the Professional Internship, it was intended to ascertain whether the strategies used could positively impact the academic success of the double bass students. After analyzing the obtained results, it was possible to conclude that students actually feel more motivated and perform better the exercises proposed by the teacher when using instrumental exemplification.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoQuintas, Ana Raquel Marcos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63763por202352790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:23.643392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música Instrumental exemplification as a motivational tool in double bass lessons in specialized music education |
title |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música |
spellingShingle |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música Quintas, Ana Raquel Marcos Motivação Sucesso escolar Exemplificação instrumental Contrabaixo Motivation Academic sucess Instrumental exemplification Double bass Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música |
title_full |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música |
title_fullStr |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música |
title_full_unstemmed |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música |
title_sort |
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música |
author |
Quintas, Ana Raquel Marcos |
author_facet |
Quintas, Ana Raquel Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abeijón, Ricardo Iván Barceló Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Ana Raquel Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Sucesso escolar Exemplificação instrumental Contrabaixo Motivation Academic sucess Instrumental exemplification Double bass Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Motivação Sucesso escolar Exemplificação instrumental Contrabaixo Motivation Academic sucess Instrumental exemplification Double bass Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63763 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202352790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132680814592000 |