A venda ambulante na cidade de Lisboa: entre a tradição e o empreendedorismo dos novos ambulantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Maria Fontes de Azevedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12689
Resumo: "Cidade e mudança social são quase sinónimos.” Esta afirmação de Zygmunt Bauman parece aplicarse ao conjunto de alterações que se podem hoje observar na cidade de Lisboa ao nível do mercado de rua e ambulante. Para além dos tradicionais engraxadores, vendedores de castanhas ou floristas, observa-se hoje a presença de um novo perfil de vendedor ambulante nas ruas da cidade. Este fenómeno parece estar a emergir em força e embora seja tratado ao longo deste trabalho enquanto fenómeno local (através da apresentação e análise de três estudos de caso) não podemos negar a sua amplitude global. A exploração etnográfica realizada ao longo deste trabalho e o esforço de convocar diferentes perspetivas teóricas sobre o tema, embora não autorize a dar respostas definitivas (até porque estamos perante um fenómeno em constante transformação), define uma base conceptual e reflexiva para pensar as relações entre venda na rua, políticas urbanas (mais inclusivas ou mais exclusivas) de utilização do espaço público, e uma reflexão mais geral, mas absolutamente crucial no contexto atual, sobre o direito à cidade. Palavras-chave: venda ambulante, empreendedorismo, mercado de rua, etnografia urbana, Lisboa
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