Dos contratos internacionais de compra e venda e de permuta de obras de arte e dos contratos relativos a empréstimo, e cessão de obras de arte para exposições internacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39770 |
Resumo: | O presente estudo tem como escopo uma análise dos contratos de compra e venda e de permuta de obras de arte e os contratos de empréstimo e cessão de obras de arte para fins de exposição internacional. Abordará aspectos quanto à obra de arte vir a ser considerada como uma mercadoria passível de livre comércio ou como um bem cultural que deverá ser preservado. Quanto ao conceito de preservação teremos em conta as visões do universalismo cultural e do nacionalismo cultural. Trataremos ainda como se operam os referidos contratos no âmbito do Direito Internacional Privado no que diz respeito aos aspectos de validade substancial, formação e forma contratual e efeitos obrigacionais. Teremos ainda em conta as duas convenções internacionais UNESCO e UNIDROIT que tratam da questão da limitação quanto a importação e exportação desses bens culturais e do enfoque dos ordenamentos jurídicos vigentes que divergem em termos de perspectiva quanto a proteção desses bens o que por vezes pode vir a trazer resultados diversos em ações semelhantes de restituição quer em função da proteção ou não do possuidor de boa fé, quer pelo reconhecimento e aplicação ou não de normas imperativas de países terceiros. A seguir passaremos a tratar dos contratos relativos a empréstimo a título oneroso de obras de arte para fins de exposição internacional e da cessão pelo autor da obra de arte ou de sua coleção para fins de exposição considerando a validade destes contratos efeitos obrigacionais a que as partes estarão sujeitas. Cuidaremos ainda dos tratados quanto a imunidade contra apreensão de bens culturais vigente em alguns países que tem como intuito facilitar o intercâmbio de bens culturais entre os países para fins de exposição internacional criando segurança àqueles que vierem a exportar seus bens para tais fins quanto à uma possível ação de restituição. Abordaremos o tema tratado em direito comparado abarcando as legislações americana, brasileira e portuguesa. |
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Teremos ainda em conta as duas convenções internacionais UNESCO e UNIDROIT que tratam da questão da limitação quanto a importação e exportação desses bens culturais e do enfoque dos ordenamentos jurídicos vigentes que divergem em termos de perspectiva quanto a proteção desses bens o que por vezes pode vir a trazer resultados diversos em ações semelhantes de restituição quer em função da proteção ou não do possuidor de boa fé, quer pelo reconhecimento e aplicação ou não de normas imperativas de países terceiros. A seguir passaremos a tratar dos contratos relativos a empréstimo a título oneroso de obras de arte para fins de exposição internacional e da cessão pelo autor da obra de arte ou de sua coleção para fins de exposição considerando a validade destes contratos efeitos obrigacionais a que as partes estarão sujeitas. Cuidaremos ainda dos tratados quanto a imunidade contra apreensão de bens culturais vigente em alguns países que tem como intuito facilitar o intercâmbio de bens culturais entre os países para fins de exposição internacional criando segurança àqueles que vierem a exportar seus bens para tais fins quanto à uma possível ação de restituição. Abordaremos o tema tratado em direito comparado abarcando as legislações americana, brasileira e portuguesa.The purpose of this study is to analyze the sales contracts and the exchange of works of art and the contracts for the loan and assignment of works of art for the purpose of international exposure. It will deal with aspects of the work of art coming to be regarded as a commodity that can be freely traded or as a cultural asset that should be preserved. Regarding the concept of preservation, we will take into account the visions of cultural universalism and cultural nationalism. We will also deal with the operation of these contracts in the scope of private international law with respect to aspects of substantive validity, formation and contractual form and obligatory effects. We will also take into account the two international conventions UNESCO and UNIDROIT dealing with the issue of limiting the import and export of these cultural goods and the approach of the legal systems in force, which differ in perspective in terms of the protection of these goods, which can sometimes To bring about different results in similar actions for restitution, whether on the basis of the protection of the possessor in good faith or the recognition or application of mandatory rules of third countries. The following will deal with contracts for the loan of objects of art for international exposure and the assignment by the author of the work of art or its collection for exhibition purposes, considering the validity of these contracts binding effects to which the parties will be subject. We will also take care of the treaties regarding the immunity against the seizure of cultural goods in force in some countries, whose purpose is to facilitate the exchange of cultural goods between countries for the purposes of international exposure, thereby creating security for those who export their goods for such purposes as possible Restitution action. We will approach the subject treated in comparative law encompassing the American, Brazilian and Portuguese legislations.Pinheiro, Luís de LimaRepositório da Universidade de LisboaVieira, Daniela Porto2020-10-09T00:30:17Z2018-10-092018-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:53:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:53:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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