Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Julio Cesar Diano de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22690
Resumo: Mestrado APNOR e de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
id RCAP_9608fcf8e0dfc2859dfdb0c00a3723ff
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de BragançaEducação superiorInternacionalizaçãoAdministraçãoDupla-diplomaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNOR e de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáO processo de internacionalização da educação superior não é recente no contexto histórico da educação. Este processo pode ser definido como trocas internacionais relacionadas à educação e pode ser realizada em diversas formas, como a presença de estrangeiros e estudantes-convênios num determinado campus, grau de imersão internacional no currículo, entre outros. Desta forma, políticas foram implementadas para contribuir no contexto internacional do currículo das instituições de ensino, aprimorando mobilidades capazes de auxiliar no desenvolvimento de aspetos profissionais e pessoais dos docentes e gestores. Sendo assim, este estudo tem por objetivo compreender as implicações do processo de dupla-diplomação, considerado como uma das mobilidades internacionais apresentadas ao decorrer deste trabalho, na formação profissional de estudantes da licenciatura de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do campus Curitiba e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para isso, realizou-se um estudo quantitativo e descritivo, com o intuito de recolher informações de estudantes envolvidos no processo de Dupla-Diplomação oferecido pela UTFPR. Como recurso de análise, recorreu-se à análise descritiva exploratória, visando auxiliar na interpretação de dados recolhidos na investigação, a partir de categorias analíticas previamente definidas. Com o intuito de realizar o tratamento dos dados de maneira efetiva, foi possível extrair informações sobre os dados sociodemográficos dos participantes da amostra e levantar perceções sobre as motivações, expectativas profissionais, bem como aspetos dos processos e procedimentos vinculados às instituições envolvidas. Dos resultados obtidos em relação à formação profissional dos estudantes, percebeu-se que os mais pertinentes estão voltados à ampliação do potencial de empregabilidade em outro país, qualificação profissional e preparação para uma carreira internacional. No contexto comportamental, alguns aspetos foram considerados como fatores decisivos para a participação do estudante no programa de mobilidade, podendo citar a satisfação com a experiência proporcionada pelo IPB, conhecimento de outras culturas e qualidade e custo de vida no país.The internationalization process of higher education is not recent in the historical context of education. This process can be defined as international exchanges related to education and can be carried out in several ways, such as the presence of foreigners and student-agreements in a specific campus, degree of international immersion in the curriculum, among others. In this way, policies were implemented to contribute in the international context of the curriculum of educational institutions, improving mobility capable of assisting in the development of professional and personal aspects of teachers and managers. Therefore, this study aims to understand the implications of the double-degree process, considered as one of the international mobility presented during this work, in the professional training of students in the Business Management bachelor at Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), at campus of Curitiba and Instituto Politécnico de Bragança (IPB). For this, a quantitative and descriptive study was carried out, in order to collect information from students involved in the internationalization process and participants in the Double-Diploma program offered by UTFPR. As an analysis resource, exploratory descriptive analysis was used, aiming to assist in the interpretation of data collected in the research, from previously defined analytical categories. In order to carry out the treatment of data effectively it was possible to extract information about the sociodemographic data of the sample participants and to raise perceptions about the motivations, professional expectations, as well as aspects of the processes and procedures linked to the institutions involved. From the results obtained in relation to the students' professional training, it was noticed that the most relevant ones are aimed at expanding the potential of employability in another country, professional qualification and preparation for an international career. In the behavioural context, some aspects were considered as decisive factors for the student's participation in the mobility program, which can cite satisfaction with the experience provided by IPB, knowledge of other cultures, quality and cost of living in the country.Fernandes, Paula O.Pezarico, GiovannaBiblioteca Digital do IPBSouza, Julio Cesar Diano de2020-08-28T09:52:40Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22690TID:202511812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:50.783844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
title Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
spellingShingle Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
Souza, Julio Cesar Diano de
Educação superior
Internacionalização
Administração
Dupla-diplomação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
title_full Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
title_fullStr Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
title_full_unstemmed Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
title_sort Internacionalização da educação superior no contexto da formação profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
author Souza, Julio Cesar Diano de
author_facet Souza, Julio Cesar Diano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula O.
Pezarico, Giovanna
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Julio Cesar Diano de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Internacionalização
Administração
Dupla-diplomação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Educação superior
Internacionalização
Administração
Dupla-diplomação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado APNOR e de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-28T09:52:40Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/22690
TID:202511812
url http://hdl.handle.net/10198/22690
identifier_str_mv TID:202511812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135416278843392