Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23136 |
Resumo: | Este relatório insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, sendo a reflexão de todo o trabalho desenvolvido na minha Prática de Ensino Supervisionada em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico. Nesta prática encontrei desafios diários e saberes fundamentais sentidos pelos alunos, mas sempre com vontade de os identificar, compreender e corrigir. Também de realçar a importância de saber lidar com perfis de alunos diferenciados ao longo de toda a prática. A perspicácia de dinamizar atividades no contexto da Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico em analogia com o avanço de softwares tecnológicos musicais, pressupôs um interesse maior por parte dos alunos em apreender e desenvolver os seus conhecimentos musicais com os objetivos de (1) promover a utilização das tecnologias digitais no processo de experimentação e criação musical; (2) desenvolver atividades multimédia de experimentação e criação musical dentro da sala de aula, monitorizando o seu impacto na aquisição e consolidação de conceitos musicais; e (3) identificar as potencialidades e limitações da utilização das tecnologias digitais no âmbito da criação/composição. O resultado dessas experiências findou com composições em notação não convencional por parte dos alunos, analisadas e expostas neste relatório e assentes em dois grandes pilares: (1) desenvolvimento de saberes e aptidões de forma a desenvolver a aprendizagem para todos; e culminou com (2) desenrolar de relações interpessoais de todos com todos em prol da inclusão escolar. A minha Prática de Ensino Supervisionada também me abriu portas relativamente ao amadurecimento e consolidação sobre os conteúdos intrínsecos à área da Educação Musical. Permitiu-me administrar situações profissionais e também desenvolver a melhor forma de agir em relação às diversas circunstâncias da sala de aula. |
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Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação MusicalExperiências tecnológicasComposiçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste relatório insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, sendo a reflexão de todo o trabalho desenvolvido na minha Prática de Ensino Supervisionada em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico. Nesta prática encontrei desafios diários e saberes fundamentais sentidos pelos alunos, mas sempre com vontade de os identificar, compreender e corrigir. Também de realçar a importância de saber lidar com perfis de alunos diferenciados ao longo de toda a prática. A perspicácia de dinamizar atividades no contexto da Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico em analogia com o avanço de softwares tecnológicos musicais, pressupôs um interesse maior por parte dos alunos em apreender e desenvolver os seus conhecimentos musicais com os objetivos de (1) promover a utilização das tecnologias digitais no processo de experimentação e criação musical; (2) desenvolver atividades multimédia de experimentação e criação musical dentro da sala de aula, monitorizando o seu impacto na aquisição e consolidação de conceitos musicais; e (3) identificar as potencialidades e limitações da utilização das tecnologias digitais no âmbito da criação/composição. O resultado dessas experiências findou com composições em notação não convencional por parte dos alunos, analisadas e expostas neste relatório e assentes em dois grandes pilares: (1) desenvolvimento de saberes e aptidões de forma a desenvolver a aprendizagem para todos; e culminou com (2) desenrolar de relações interpessoais de todos com todos em prol da inclusão escolar. A minha Prática de Ensino Supervisionada também me abriu portas relativamente ao amadurecimento e consolidação sobre os conteúdos intrínsecos à área da Educação Musical. Permitiu-me administrar situações profissionais e também desenvolver a melhor forma de agir em relação às diversas circunstâncias da sala de aula.This report is part of the master's degree in Teaching Music Education in Basic Education, reflecting of all the work developed in my Supervised Teaching Practice in the context of the 2nd cycle of Basic Education. In this practice I found daily challenges and fundamental knowledges felt by students, but always willing to identify, understand and correct them. Also, to emphasize the importance of knowing how to deal with profiles of differentiated students throughout the practice. The acuteness of dynamising activities in the context of Music Education in the 2nd cycle of Basic Education in analogy with music technology software has presupposed a greater interest on the part of students in learning and developing their musical knowledge with objectives like (1) promote the use of digital technologies in the process of experimentation and musical creation; (2) develop multimedia music experimentation and creation activities within the classroom, driving their impact on the acquisition and consolidation of musical concepts; and (3) identify the potentialities and limitations of the use of digital technologies in the context of creation/composition. The result of these experiences ended with compositions in unconventional notation by the students, analyzed and exposed in this report and based on two major pillars: (1) development of knowledge and skills in order to develop learning for all; and culminated in (2) the development of interpersonal relationships with all in favour of school inclusion. My Supervised Teaching Practice also opened door to me regarding maturing and consolidation on intrinsic contents of the area of Musical Education. It allowed me to manage professional situations and also to develop the best way of acting in relation to the various circumstances of the classroom.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBPereira, Pedro Miguel dos Santos2021-02-03T09:40:39Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23136TID:202501892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:10.852744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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