Difusão da música portuguesa em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1666 |
Resumo: | A construção da ideia de um determinado mercado é realizada por um conjunto de múltiplos factores, sendo os sistemas de informação organizacional nas sociedades contemporâneas fundamentais para essa mesma construção. O carácter dinâmico e altamente concorrencial das Indústrias Culturais, em especial as editoras fonográficas, a rádio, televisão e promotores de espectáculos, apresenta como fundamental o acesso, difusão e tratamento da informação de ajuda ao processo de tomada de decisão. A interacção entre as organizações num mesmo campo e as particularidades da produção musical permitem a construção de universos simbólicos onde se jogam as tensões do processo de tomada de decisão. Como gatekeepers, estas organizações, acabam por desempenhar um papel fundamental na difusão da música portuguesa em Portugal. Compreender as relações entre as organizações, processos de construção formais e informais da ideia de mercado, discurso produzido e universos simbólicos sobre a música portuguesa, são alguns dos objectivos da presente proposta. |
id |
RCAP_961bd0207de87846ba46af6535ff8119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1666 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Difusão da música portuguesa em PortugalDecision chainIndústrias culturaisGatekeepingMúsica portuguesaProdução de culturaCultural industriesPortuguese musicProduction of cultureA construção da ideia de um determinado mercado é realizada por um conjunto de múltiplos factores, sendo os sistemas de informação organizacional nas sociedades contemporâneas fundamentais para essa mesma construção. O carácter dinâmico e altamente concorrencial das Indústrias Culturais, em especial as editoras fonográficas, a rádio, televisão e promotores de espectáculos, apresenta como fundamental o acesso, difusão e tratamento da informação de ajuda ao processo de tomada de decisão. A interacção entre as organizações num mesmo campo e as particularidades da produção musical permitem a construção de universos simbólicos onde se jogam as tensões do processo de tomada de decisão. Como gatekeepers, estas organizações, acabam por desempenhar um papel fundamental na difusão da música portuguesa em Portugal. Compreender as relações entre as organizações, processos de construção formais e informais da ideia de mercado, discurso produzido e universos simbólicos sobre a música portuguesa, são alguns dos objectivos da presente proposta.The sense making of markets are carried out through a set of multiple factors, where the market information systems are one of the basic fields of modern societies. Dynamic and highly competitive, the Cultural Industries, in special the record companies, the radio, television and music promoters, the informational regimes presents it self as essential for the access, diffusion and treatment of the information in aid to the decision chain. In fields composed of organizations competing and the characteristics of music production lead us to the construction of symbolic fields, where different struggles emerged in the decision chain. As gatekeepers, these organizations play a basic role in the diffusion of Portuguese music in Portugal. To understand the relationships between these organizations, formal and informal processes of construction of an idea of market, speech and symbolic universes on Portuguese music, are some of the objectives of this proposal of theses.2010-05-05T15:54:01Z2009-01-01T00:00:00Z20092008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1666porSimões, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:45.943492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
title |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
spellingShingle |
Difusão da música portuguesa em Portugal Simões, Ricardo Decision chain Indústrias culturais Gatekeeping Música portuguesa Produção de cultura Cultural industries Portuguese music Production of culture |
title_short |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
title_full |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
title_fullStr |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
title_full_unstemmed |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
title_sort |
Difusão da música portuguesa em Portugal |
author |
Simões, Ricardo |
author_facet |
Simões, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decision chain Indústrias culturais Gatekeeping Música portuguesa Produção de cultura Cultural industries Portuguese music Production of culture |
topic |
Decision chain Indústrias culturais Gatekeeping Música portuguesa Produção de cultura Cultural industries Portuguese music Production of culture |
description |
A construção da ideia de um determinado mercado é realizada por um conjunto de múltiplos factores, sendo os sistemas de informação organizacional nas sociedades contemporâneas fundamentais para essa mesma construção. O carácter dinâmico e altamente concorrencial das Indústrias Culturais, em especial as editoras fonográficas, a rádio, televisão e promotores de espectáculos, apresenta como fundamental o acesso, difusão e tratamento da informação de ajuda ao processo de tomada de decisão. A interacção entre as organizações num mesmo campo e as particularidades da produção musical permitem a construção de universos simbólicos onde se jogam as tensões do processo de tomada de decisão. Como gatekeepers, estas organizações, acabam por desempenhar um papel fundamental na difusão da música portuguesa em Portugal. Compreender as relações entre as organizações, processos de construção formais e informais da ideia de mercado, discurso produzido e universos simbólicos sobre a música portuguesa, são alguns dos objectivos da presente proposta. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12 2009-01-01T00:00:00Z 2009 2010-05-05T15:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/1666 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/1666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134747179352064 |