O coração do Brasil: formação social da música caipira e da música sertaneja no seio da modernidade brasileira (1930-1980)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20112020-214259/ |
Resumo: | Este trabalho trata do processo formativo da música caipira e da música sertaneja no seio da modernização brasileira, tendo em vista prioritariamente as disputas em torno da ideia de autenticidade e a relação dos gêneros musicais com a indústria cultural. A hipótese central do trabalho é de que as distinções entre música caipira e música sertaneja são menos marcadas do que se supõe, de maneira que a diferença existente não pode sonegar o reconhecimento de que há inúmeras continuidade e intercambialidade entre os estilos, de modo que sua diferenciação deu-se menos em função de disputas internas supostamente insolúveis e mais em função de diferenças alimentadas de um lado pela lógica da indústria cultural e de outro pela intencionalidade de agentes de produção cultural enviesados por suas perspectivas políticas. Nesse espírito, o trabalho foi dividido em três momentos: em primeiro lugar identifica a afirmação da música caipira em sua negação a música sertanejo como resultado de veleidades modernistas associadas as possibilidades abertas pelo surgimento da rádio e do disco; em segundo lugar, tratou-se do (re) surgimento da música sertaneja, agora como música caipira transformada exatamente no momento em que alcançava seu auge; em terceiro lugar, buscou-se tratar da afirmação definitiva da música sertaneja como música caipira transformada enquanto, paralelamente, identificava-se o revivalismo caipira e medidas de reconciliação. |
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O coração do Brasil: formação social da música caipira e da música sertaneja no seio da modernidade brasileira (1930-1980) The Brazilian\'s heart: caipira Brazilian music and sertanejo Brazilian music in Brazilian modernity (1930-1980)Brazilian caipira musicBrazilian sertanejo musicCultura popularCulture industryFolk cultureIndústria culturalModernidadeModernityMúsica caipiraMúsica sertanejaEste trabalho trata do processo formativo da música caipira e da música sertaneja no seio da modernização brasileira, tendo em vista prioritariamente as disputas em torno da ideia de autenticidade e a relação dos gêneros musicais com a indústria cultural. A hipótese central do trabalho é de que as distinções entre música caipira e música sertaneja são menos marcadas do que se supõe, de maneira que a diferença existente não pode sonegar o reconhecimento de que há inúmeras continuidade e intercambialidade entre os estilos, de modo que sua diferenciação deu-se menos em função de disputas internas supostamente insolúveis e mais em função de diferenças alimentadas de um lado pela lógica da indústria cultural e de outro pela intencionalidade de agentes de produção cultural enviesados por suas perspectivas políticas. Nesse espírito, o trabalho foi dividido em três momentos: em primeiro lugar identifica a afirmação da música caipira em sua negação a música sertanejo como resultado de veleidades modernistas associadas as possibilidades abertas pelo surgimento da rádio e do disco; em segundo lugar, tratou-se do (re) surgimento da música sertaneja, agora como música caipira transformada exatamente no momento em que alcançava seu auge; em terceiro lugar, buscou-se tratar da afirmação definitiva da música sertaneja como música caipira transformada enquanto, paralelamente, identificava-se o revivalismo caipira e medidas de reconciliação.This work deals with the formative process of brazilian caipira music and brazilian sertanejo music within Brazilian modernization, with priority to observe the disputes over the idea of authenticity and the relation of this musical genres to the cultural industry. The central hypothesis of the work is that the distinctions between brazilian caipira music and brazilian sertanejo music are less significative than is supposed. So the differences can not negate the continuity and interchangeability between this musical genres. Besides that their differentiation was less due to supposedly insoluble internal disputes and more due to differences fueled on the one hand by the logic of cultural industry and on the other by the intentionality of the agents of cultural production skewed by their political perspectives. In this spirit, the work was divided into three moments: firstly, it identifies the affirmation of brazilian caipira in its denial of brazilian sertanejo music as a result of modernist perspectives associated with the possibilities opened by the emergence of radio and disc; secondly, it was the (re) emergence of brazilian sertanejo music, now as brazilian caipira music transformed just as it reached its peak; in the third place, it was tried to deal with the definitive affirmation of brazilian sertanejo music as brazilian caipira music transformed while, at the same time, came the caipira revivalism and the reconciliation between brazilian caipira music and brazilian sertanejo music.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJackson, Luiz CarlosSantos, Diego Tavares dos2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20112020-214259/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-23T23:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-20112020-214259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-23T23:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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