Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16518 |
Resumo: | Este trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade). |
id |
RCAP_964c9f4ba1bc049cafabf215a52391dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16518 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ulisses: Um projeto educativo de Design SocialProjeto de comunicaçãoDesign socialEducação artísticaServiço educativoDesignEste trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade).Silva, HelenaRepositório ComumSilva, Ana2016-11-25T14:22:57Z2016-07-182016-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16518201271591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:59.779423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
title |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
spellingShingle |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social Silva, Ana Projeto de comunicação Design social Educação artística Serviço educativo Design |
title_short |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
title_full |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
title_fullStr |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
title_full_unstemmed |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
title_sort |
Ulisses: Um projeto educativo de Design Social |
author |
Silva, Ana |
author_facet |
Silva, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Helena Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de comunicação Design social Educação artística Serviço educativo Design |
topic |
Projeto de comunicação Design social Educação artística Serviço educativo Design |
description |
Este trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25T14:22:57Z 2016-07-18 2016-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16518 201271591 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16518 |
identifier_str_mv |
201271591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130675253608448 |