Ulisses: Um projeto educativo de Design Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16518
Resumo: Este trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade).
id RCAP_964c9f4ba1bc049cafabf215a52391dd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ulisses: Um projeto educativo de Design SocialProjeto de comunicaçãoDesign socialEducação artísticaServiço educativoDesignEste trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade).Silva, HelenaRepositório ComumSilva, Ana2016-11-25T14:22:57Z2016-07-182016-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16518201271591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:59.779423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
title Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
spellingShingle Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
Silva, Ana
Projeto de comunicação
Design social
Educação artística
Serviço educativo
Design
title_short Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
title_full Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
title_fullStr Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
title_full_unstemmed Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
title_sort Ulisses: Um projeto educativo de Design Social
author Silva, Ana
author_facet Silva, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Helena
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de comunicação
Design social
Educação artística
Serviço educativo
Design
topic Projeto de comunicação
Design social
Educação artística
Serviço educativo
Design
description Este trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25T14:22:57Z
2016-07-18
2016-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16518
201271591
url http://hdl.handle.net/10400.26/16518
identifier_str_mv 201271591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130675253608448