Educar para o design: relatório curricular profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2404 |
Resumo: | O Design é um modo de vida! Não é simplesmente mais uma disciplina mas um factor determinante na minha forma de ser e de estar. É um conceito que assimila multidisciplinaridades. Para se progredir nesta área é necessário interiorizar uma postura de acção, de atitude, de confronto perante os problemas, de definir estratégias, de procurar soluções. É também experimentar, desenhar, projectar, sentir, construir modelos, fazer protótipos, testar, efectivar adaptações. Para alcançar o sucesso é essencial ser perseverante, empreender e inovar. A tentativa e a acção conduzem-nos frequentemente ao erro. Com o erro também se aprende sendo o verdadeiro desafio, superá-lo, transformando-se numa conquista. Agir, em vez de pactuar com a passividade, como se de um compromisso se tratasse. Os erros fazem parte da escola e da aprendizagem da Vida. Quando ultrapassados são sinais de evolução ou desenvolvimento, tendo como objectivo retirar destas tentativas o maior conhecimento possível, para aplicar em projectos futuros. O presente Relatório Profissional espelha o porquê do meu percurso académico, das minhas opções ou orientações profissionais. A minha relação com o Design e com o ensino foi uma experiência cumulativa de anos nesta prática modificando, o que penso e consequentemente o que sou. Este facto despoletou a procura, refinando o acto de integrar a tecnologia para além do desenho a consolidar saberes, aprendendo comigo e com os outros. |
id |
RCAP_21bcec9b498d48eec7a84be08ee0aff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2404 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para o design: relatório curricular profissionalEnsino do designEducar para o designO Design é um modo de vida! Não é simplesmente mais uma disciplina mas um factor determinante na minha forma de ser e de estar. É um conceito que assimila multidisciplinaridades. Para se progredir nesta área é necessário interiorizar uma postura de acção, de atitude, de confronto perante os problemas, de definir estratégias, de procurar soluções. É também experimentar, desenhar, projectar, sentir, construir modelos, fazer protótipos, testar, efectivar adaptações. Para alcançar o sucesso é essencial ser perseverante, empreender e inovar. A tentativa e a acção conduzem-nos frequentemente ao erro. Com o erro também se aprende sendo o verdadeiro desafio, superá-lo, transformando-se numa conquista. Agir, em vez de pactuar com a passividade, como se de um compromisso se tratasse. Os erros fazem parte da escola e da aprendizagem da Vida. Quando ultrapassados são sinais de evolução ou desenvolvimento, tendo como objectivo retirar destas tentativas o maior conhecimento possível, para aplicar em projectos futuros. O presente Relatório Profissional espelha o porquê do meu percurso académico, das minhas opções ou orientações profissionais. A minha relação com o Design e com o ensino foi uma experiência cumulativa de anos nesta prática modificando, o que penso e consequentemente o que sou. Este facto despoletou a procura, refinando o acto de integrar a tecnologia para além do desenho a consolidar saberes, aprendendo comigo e com os outros."Design is a way of life!" It is not simply yet another discipline but it is a determining factor in my way of being and living. It is a concept that assimilates multidisciplinarity. To make progress in this area it is necessary to internalize an action posture, an attitude of confrontation towards problems, to define strategies, to seek solutions. It is also experience, drawing, drafting, feeling, building models, prototyping, testing, making adjustments. To achieve success it is essential to be persevering, to be undertaking and to innovate. Trial and action frequently lead us to error. With the error the real challenge is also learn, overcame, becoming a conquest. The prime of acting, rather than condoning passiveness, as if a compromise were at stake. Errors are part of the school and learning of life. When surpassed, they become signs of evolution or development, with the aim of gathering the greatest possible amount of knowledge from these attempts, for applying in future projects. This Professional Report mirrors the why of my academic record, a more accurate reflection of my options or professional guidelines. My relationship with Design and teaching was a cumulative experience of years in this practice, modifying what I think and consequently what I am. This fact triggered the search, refining the Act of integrating technology in addition to drawing, in order to consolidate knowledge, learning with myself and with the others.Coelho, Denis AlvesuBibliorumVaz, Paula Sofia Antunes Constantino2014-10-10T18:22:02Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:05.509995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
title |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
spellingShingle |
Educar para o design: relatório curricular profissional Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino Ensino do design Educar para o design |
title_short |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
title_full |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
title_fullStr |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
title_full_unstemmed |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
title_sort |
Educar para o design: relatório curricular profissional |
author |
Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino |
author_facet |
Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Denis Alves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do design Educar para o design |
topic |
Ensino do design Educar para o design |
description |
O Design é um modo de vida! Não é simplesmente mais uma disciplina mas um factor determinante na minha forma de ser e de estar. É um conceito que assimila multidisciplinaridades. Para se progredir nesta área é necessário interiorizar uma postura de acção, de atitude, de confronto perante os problemas, de definir estratégias, de procurar soluções. É também experimentar, desenhar, projectar, sentir, construir modelos, fazer protótipos, testar, efectivar adaptações. Para alcançar o sucesso é essencial ser perseverante, empreender e inovar. A tentativa e a acção conduzem-nos frequentemente ao erro. Com o erro também se aprende sendo o verdadeiro desafio, superá-lo, transformando-se numa conquista. Agir, em vez de pactuar com a passividade, como se de um compromisso se tratasse. Os erros fazem parte da escola e da aprendizagem da Vida. Quando ultrapassados são sinais de evolução ou desenvolvimento, tendo como objectivo retirar destas tentativas o maior conhecimento possível, para aplicar em projectos futuros. O presente Relatório Profissional espelha o porquê do meu percurso académico, das minhas opções ou orientações profissionais. A minha relação com o Design e com o ensino foi uma experiência cumulativa de anos nesta prática modificando, o que penso e consequentemente o que sou. Este facto despoletou a procura, refinando o acto de integrar a tecnologia para além do desenho a consolidar saberes, aprendendo comigo e com os outros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-10-10T18:22:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2404 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136338702761984 |