Educar para o design: relatório curricular profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2404
Resumo: O Design é um modo de vida! Não é simplesmente mais uma disciplina mas um factor determinante na minha forma de ser e de estar. É um conceito que assimila multidisciplinaridades. Para se progredir nesta área é necessário interiorizar uma postura de acção, de atitude, de confronto perante os problemas, de definir estratégias, de procurar soluções. É também experimentar, desenhar, projectar, sentir, construir modelos, fazer protótipos, testar, efectivar adaptações. Para alcançar o sucesso é essencial ser perseverante, empreender e inovar. A tentativa e a acção conduzem-nos frequentemente ao erro. Com o erro também se aprende sendo o verdadeiro desafio, superá-lo, transformando-se numa conquista. Agir, em vez de pactuar com a passividade, como se de um compromisso se tratasse. Os erros fazem parte da escola e da aprendizagem da Vida. Quando ultrapassados são sinais de evolução ou desenvolvimento, tendo como objectivo retirar destas tentativas o maior conhecimento possível, para aplicar em projectos futuros. O presente Relatório Profissional espelha o porquê do meu percurso académico, das minhas opções ou orientações profissionais. A minha relação com o Design e com o ensino foi uma experiência cumulativa de anos nesta prática modificando, o que penso e consequentemente o que sou. Este facto despoletou a procura, refinando o acto de integrar a tecnologia para além do desenho a consolidar saberes, aprendendo comigo e com os outros.
id RCAP_21bcec9b498d48eec7a84be08ee0aff7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para o design: relatório curricular profissionalEnsino do designEducar para o designO Design é um modo de vida! Não é simplesmente mais uma disciplina mas um factor determinante na minha forma de ser e de estar. É um conceito que assimila multidisciplinaridades. Para se progredir nesta área é necessário interiorizar uma postura de acção, de atitude, de confronto perante os problemas, de definir estratégias, de procurar soluções. É também experimentar, desenhar, projectar, sentir, construir modelos, fazer protótipos, testar, efectivar adaptações. Para alcançar o sucesso é essencial ser perseverante, empreender e inovar. A tentativa e a acção conduzem-nos frequentemente ao erro. Com o erro também se aprende sendo o verdadeiro desafio, superá-lo, transformando-se numa conquista. Agir, em vez de pactuar com a passividade, como se de um compromisso se tratasse. Os erros fazem parte da escola e da aprendizagem da Vida. Quando ultrapassados são sinais de evolução ou desenvolvimento, tendo como objectivo retirar destas tentativas o maior conhecimento possível, para aplicar em projectos futuros. O presente Relatório Profissional espelha o porquê do meu percurso académico, das minhas opções ou orientações profissionais. A minha relação com o Design e com o ensino foi uma experiência cumulativa de anos nesta prática modificando, o que penso e consequentemente o que sou. Este facto despoletou a procura, refinando o acto de integrar a tecnologia para além do desenho a consolidar saberes, aprendendo comigo e com os outros."Design is a way of life!" It is not simply yet another discipline but it is a determining factor in my way of being and living. It is a concept that assimilates multidisciplinarity. To make progress in this area it is necessary to internalize an action posture, an attitude of confrontation towards problems, to define strategies, to seek solutions. It is also experience, drawing, drafting, feeling, building models, prototyping, testing, making adjustments. To achieve success it is essential to be persevering, to be undertaking and to innovate. Trial and action frequently lead us to error. With the error the real challenge is also learn, overcame, becoming a conquest. The prime of acting, rather than condoning passiveness, as if a compromise were at stake. Errors are part of the school and learning of life. When surpassed, they become signs of evolution or development, with the aim of gathering the greatest possible amount of knowledge from these attempts, for applying in future projects. This Professional Report mirrors the why of my academic record, a more accurate reflection of my options or professional guidelines. My relationship with Design and teaching was a cumulative experience of years in this practice, modifying what I think and consequently what I am. This fact triggered the search, refining the Act of integrating technology in addition to drawing, in order to consolidate knowledge, learning with myself and with the others.Coelho, Denis AlvesuBibliorumVaz, Paula Sofia Antunes Constantino2014-10-10T18:22:02Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:05.509995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para o design: relatório curricular profissional
title Educar para o design: relatório curricular profissional
spellingShingle Educar para o design: relatório curricular profissional
Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino
Ensino do design
Educar para o design
title_short Educar para o design: relatório curricular profissional
title_full Educar para o design: relatório curricular profissional
title_fullStr Educar para o design: relatório curricular profissional
title_full_unstemmed Educar para o design: relatório curricular profissional
title_sort Educar para o design: relatório curricular profissional
author Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino
author_facet Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Denis Alves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Paula Sofia Antunes Constantino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do design
Educar para o design
topic Ensino do design
Educar para o design
description O Design é um modo de vida! Não é simplesmente mais uma disciplina mas um factor determinante na minha forma de ser e de estar. É um conceito que assimila multidisciplinaridades. Para se progredir nesta área é necessário interiorizar uma postura de acção, de atitude, de confronto perante os problemas, de definir estratégias, de procurar soluções. É também experimentar, desenhar, projectar, sentir, construir modelos, fazer protótipos, testar, efectivar adaptações. Para alcançar o sucesso é essencial ser perseverante, empreender e inovar. A tentativa e a acção conduzem-nos frequentemente ao erro. Com o erro também se aprende sendo o verdadeiro desafio, superá-lo, transformando-se numa conquista. Agir, em vez de pactuar com a passividade, como se de um compromisso se tratasse. Os erros fazem parte da escola e da aprendizagem da Vida. Quando ultrapassados são sinais de evolução ou desenvolvimento, tendo como objectivo retirar destas tentativas o maior conhecimento possível, para aplicar em projectos futuros. O presente Relatório Profissional espelha o porquê do meu percurso académico, das minhas opções ou orientações profissionais. A minha relação com o Design e com o ensino foi uma experiência cumulativa de anos nesta prática modificando, o que penso e consequentemente o que sou. Este facto despoletou a procura, refinando o acto de integrar a tecnologia para além do desenho a consolidar saberes, aprendendo comigo e com os outros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-10-10T18:22:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2404
url http://hdl.handle.net/10400.6/2404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136338702761984