As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dulce
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3404
Resumo: Sendo a calculadora gráfica de uso obrigatório na disciplina de Matemática e face às suas potencialidades educativas, no decurso do Ensino Secundário deve ser dada uma especial relevância à sua utilização em sala de aula de modo a estimular nos alunos o desenvolvimento de competências científicas e sociais. Neste sentido, visando o desenvolvimento de estratégias que conduzam a melhorias significativas no ensino/aprendizagem da Matemática pretende-se, com o presente estudo, identificar as competências desenvolvidas pela utilização desta ferramenta pedagógica. O estudo incidiu sobre os vinte e dois alunos que constituem uma turma do 11.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezassete anos. A metodologia adoptada foi de índole qualitativa e interpretativa, designadamente o estudo de caso, dado que as suas características apontavam este design de investigação como sendo apropriado para o tipo de pesquisa que se pretendia realizar. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados basearam-se na observação participante, gravação em vídeo de algumas aulas e na realização de entrevistas semi-estruturadas a todos os alunos da turma.
id RCAP_9650cb13103f40340ec56158417f54b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º anoinovação pedagógicamatemáticaensino/aprendizagemcalculadora gráficapedagogical innovationsmathematicsteaching/learning of mathematicsgraphing calculatorSendo a calculadora gráfica de uso obrigatório na disciplina de Matemática e face às suas potencialidades educativas, no decurso do Ensino Secundário deve ser dada uma especial relevância à sua utilização em sala de aula de modo a estimular nos alunos o desenvolvimento de competências científicas e sociais. Neste sentido, visando o desenvolvimento de estratégias que conduzam a melhorias significativas no ensino/aprendizagem da Matemática pretende-se, com o presente estudo, identificar as competências desenvolvidas pela utilização desta ferramenta pedagógica. O estudo incidiu sobre os vinte e dois alunos que constituem uma turma do 11.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezassete anos. A metodologia adoptada foi de índole qualitativa e interpretativa, designadamente o estudo de caso, dado que as suas características apontavam este design de investigação como sendo apropriado para o tipo de pesquisa que se pretendia realizar. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados basearam-se na observação participante, gravação em vídeo de algumas aulas e na realização de entrevistas semi-estruturadas a todos os alunos da turma.In today's ever-changing society, Education takes an increasingly greater role in shaping tomorrow's world. The fast development of both scientific and technological communities urges school to approach students differently, by regarding them as responsible, informed and socially-active citizens, to provide an appropriate integration in society. As such, it is of the utmost importance to implement changes and pedagogical innovations within the classroom, among which figure the use of information technologies. Doing so, they would greatly improve Education as a whole. Since graphic calculators are mandatory as far as Mathematics is concerned, special attention should be given to its use in classes throughout High School, as, due to its educational features, they may be used to stimulate students' scientific and social abilities. In order to acknowledge different strategies, which may boost the teaching/learning of Mathematics, the presented case-study was carried out as a means to identify what abilities were developed through the use of this pedagogical tool. The case-study approached twenty two eleventh grade students of the same class, with ages ranging from fifteen to seventeen years old. The chosen methodology focused on qualitative and interpretative analysis, especially the aforementioned case study, which, for its characteristics, made this approach seem appropriate for the situation. The methods of gathering information were based on participant observation, video recording of classes and semi-structured interviews (fully transcribed tape recorded interviews) made to every student. It may be concluded from this study that the use of graphing calculators incited a more positive attitude of students towards Mathematics, improved displays of persistence while solving problems, developed autonomy and arguing skills, critical thinking and initiative, teamwork, cooperation and self-confidence. The students further pointed out the importance of in-class tasks as a way to ensure a more active, dynamic and stimulating environment to study in, this being a key factor in the success of learning.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, DulceSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz2021-02-28T20:33:52Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3404porSilva, D. & Seixas, S. (2010). As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano. Interacções, vol. 6, 15, 141-1721646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:11.242302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
title As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
spellingShingle As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
Silva, Dulce
inovação pedagógica
matemática
ensino/aprendizagem
calculadora gráfica
pedagogical innovations
mathematics
teaching/learning of mathematics
graphing calculator
title_short As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
title_full As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
title_fullStr As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
title_full_unstemmed As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
title_sort As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano
author Silva, Dulce
author_facet Silva, Dulce
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author_role author
author2 Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dulce
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.subject.por.fl_str_mv inovação pedagógica
matemática
ensino/aprendizagem
calculadora gráfica
pedagogical innovations
mathematics
teaching/learning of mathematics
graphing calculator
topic inovação pedagógica
matemática
ensino/aprendizagem
calculadora gráfica
pedagogical innovations
mathematics
teaching/learning of mathematics
graphing calculator
description Sendo a calculadora gráfica de uso obrigatório na disciplina de Matemática e face às suas potencialidades educativas, no decurso do Ensino Secundário deve ser dada uma especial relevância à sua utilização em sala de aula de modo a estimular nos alunos o desenvolvimento de competências científicas e sociais. Neste sentido, visando o desenvolvimento de estratégias que conduzam a melhorias significativas no ensino/aprendizagem da Matemática pretende-se, com o presente estudo, identificar as competências desenvolvidas pela utilização desta ferramenta pedagógica. O estudo incidiu sobre os vinte e dois alunos que constituem uma turma do 11.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezassete anos. A metodologia adoptada foi de índole qualitativa e interpretativa, designadamente o estudo de caso, dado que as suas características apontavam este design de investigação como sendo apropriado para o tipo de pesquisa que se pretendia realizar. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados basearam-se na observação participante, gravação em vídeo de algumas aulas e na realização de entrevistas semi-estruturadas a todos os alunos da turma.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2021-02-28T20:33:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3404
url http://hdl.handle.net/10400.15/3404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, D. & Seixas, S. (2010). As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11.º ano. Interacções, vol. 6, 15, 141-172
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041070424064