Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11629 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo fazer uma reflexão e análise sobre as implicações da colonização na destruição das culturas dos povos originários da América Latina pela imposição de um modelo de racionalidade e epistemológico de caráter eurocêntrico. O processo de colonização gerou a colonialidade, conceito mais abrangente e mais profundo do que o de colonização. Colonialidade do poder, das mentes, do conhecimento, do gênero, da sexualidade. Construídas no âmbito e por influência da cultura europeia, as instituições de educação superior, vêm reproduzindo os modelos de racionalidade de herança europeia, primeiro e, posteriormente, também norte-americana. A proposta de decolonialidade e sua relação com o conceito e prática da interculturalidade crítica, constitui uma opção política com implicações pedagógicas, epistemológicas e ontológicas. Palavras-chave: colonização; colonialidade; educação superior; interculturalidade crítica; decolonialidade. |
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Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americanaEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORAMÉRICA LATINADECOLONIALIDADEEDUCATIONHIGHER EDUCATIONDECOLONIALITYLATIN AMERICAO presente texto tem por objetivo fazer uma reflexão e análise sobre as implicações da colonização na destruição das culturas dos povos originários da América Latina pela imposição de um modelo de racionalidade e epistemológico de caráter eurocêntrico. O processo de colonização gerou a colonialidade, conceito mais abrangente e mais profundo do que o de colonização. Colonialidade do poder, das mentes, do conhecimento, do gênero, da sexualidade. Construídas no âmbito e por influência da cultura europeia, as instituições de educação superior, vêm reproduzindo os modelos de racionalidade de herança europeia, primeiro e, posteriormente, também norte-americana. A proposta de decolonialidade e sua relação com o conceito e prática da interculturalidade crítica, constitui uma opção política com implicações pedagógicas, epistemológicas e ontológicas. Palavras-chave: colonização; colonialidade; educação superior; interculturalidade crítica; decolonialidade.: This paper aims to make a reflection and analysis about the implications of colonization in the destruction of the cultures of the peoples originating from Latin America by imposing a model of rationality and epistemological of eurocentric character. The process of colonization generated coloniality, a broader and deeper concept than that of colonization. Coloniality of power, minds, knowledge, gender, sexuality. Built in the context of and influenced by european culture, higher education institutions have been reproducing the models of rationality of European heritage, first and later also American. The proposal of decoloniality and its relation to the concept and practice of critical interculturality constitutes a political option with pedagogical, epistemological and ontological implications. Keywords: colonization; coloniality; college education; critical interculturality; decolonialityEdições Universitárias Lusófonas2020-12-22T13:05:28Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11629por1646-401XSeverino, Antonio JoaquimTavares, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:59.449314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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