Implementação de ferramentas na gestão de processos de melhoria contínua na CIN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/57302 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas |
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Implementação de ferramentas na gestão de processos de melhoria contínua na CINMelhoria contínuaGestãoSistemas de bases de dadosContinuous improvementManagementDatabase systemsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia de SistemasO constante desenvolvimento tecnológico e a crescente competitividade no mercado têm impelido várias organizações a adotar a prática de Melhoria Contínua que promove a constante inserção de pequenas melhorias incrementais e visam melhores resultados a nível de eficiência e qualidade. A Corporação Industrial do Norte, S.A., CIN, empresa que se dedica ao fabrico e comercialização de tintas e vernizes, em 2014, iniciou um projeto centralizado na temática de Melhoria Contínua e desde então, várias metodologias lean foram implementadas. No entanto verificou-se que era vital construir ferramentas que auxiliassem na sua gestão, prevenindo a natural regressão na falta de controlo. O presente projeto visou a eliminação da lacuna existente através da criação de Bases de Dados e dividiu-se em quatro objetivos que partilharam um comum: a melhoria ao nível da gestão de processos de Melhoria Contínua. O primeiro objetivo consistiu na elaboração de uma aplicação que concentrasse todas as localizações em armazéns e referências de materiais. O segundo objetivo abrangeu a criação de uma ferramenta que permitisse registar valores de um indicador de desempenho de equipamentos fabris. O terceiro objetivo visou a construção de uma aplicação que representasse a Matriz de Competências dos funcionários. O último objetivo baseou-se num sistema que englobasse o Plano de Ações de Melhoria. Todos os objetivos específicos seguiram o mesmo método: compreensão da necessidade do sistema, levantamento dos requisitos necessários, construção técnica e, por fim, validação. A conclusão de todos os objetivos com sucesso permitiu comprovar o claro impacto positivo que os Sistemas de Bases de Dados têm na gestão de processos de Melhoria Contínua, uma vez que se estabeleceu um acesso rápido a dados consistentes e eliminou-se informação redundante espalhada por diversos ficheiros. Para além disso, estas novas aplicações permitiram migrar de métodos de registos manuais tradicionais para sistemas informatizados, tornando a informação muito mais acessível e sempre atualizada. A continuidade do melhoramento das aplicações construídas e até a elaboração de outras contribuirão para o progresso na gestão dos processos e consequentemente permitirá a empresa caminhar para um estado cada vez mais lean.Technological development and the increasing market competitiveness have been pushing organizations to adopt Continuous Improvement strategy which promotes constant insertion of small incremental improvements and aims better results in regard of efficiency and quality. In 2014, Corporação Industrial do Norte, S.A., CIN, a company dedicated to the production and commercialization of paints and varnishes, began a project in Continuous Improvement subject. Ever since, many lean methodologies had been implemented, however, it was verified the need of tools construction that aid in management of those processes, preventing the natural regression in the lack of control. The aim of this project was eliminating that gap through Databases construction and it was divided into four objectives that shared a common: enhancement in Continuous Improvement processes management. The first objective consisted in an application which concentrated all physical locations at warehouses and material references. The second one aimed the creation of a tool which allowed to register a performance indicator associated to a production equipment. The third objective was to build an application that would represent employees Competences Matrix. The last objective was based on a system that encompasses the overall Improvement Actions Plan. All the objectives followed the same method: understanding the need, requirement gathering, technical construction and, lastly, validation. The successful conclusion of these objectives permitted to prove the positive impact that Database Systems have in Continuous Improvement processes management, since they established access to consistent data and redundant information spread across multiple files was eliminated. Moreover, these new applications allowed to transit from traditional and manual record methods to computerized systems, making information more accessible and always updated. The improvement continuity in these built applications and in the future others will contribute to the progress in the management of the processes and consequently will allow the company to move to an increasingly lean state.Varela, Maria Leonilde RochaUniversidade do MinhoMartins, Mariana Alves20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57302por202100103info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-23T01:17:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:11.118857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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