As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12937 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_967ea09edc1e99ada225c618c0c34775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anosRelações entre paresAmizadeJardim de infânciaPeer relationsFriendshipKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada que ocorreu em contexto de Jardim de Infância. Desta forma, o trabalho desenvolvido desde o dia 7 de outubro de 2019 até ao dia 23 de janeiro de 2020 com um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos foi alvo de análise e reflexão. Para além disto, apresenta-se o trabalho de investigação realizado que emergiu das minhas observações, dos registos escritos e da caracterização do grupo de crianças, cuja questão principal é Como se formam as relações de amizade?. Assim, pretendeu-se conhecer as representações das crianças sobre a amizade, verificar se estas identificam outras crianças como suas amigas, compreender se as relações entre pares decorrem de interesses e/ou características comuns entre as crianças e conhecer a perspetiva das famílias e da educadora cooperante sobre a amizade, através do desenvolvimento de um estudo de caso exploratório que cruzou diversas técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados. Uma vez que o ser humano é um ser naturalmente comunicativo, interage e cria relações com o(s) outro(s) em diversos momentos do dia a dia. À medida que as crianças vão interagindo, estabelecem relações com os pares e aprendem a desenvolver competências sociais. Através da sua ação natural, que ocorre em conjunto com outros indivíduos, as crianças começam a interagir preferencialmente com alguns deles, seja pela partilha de interesses ou pelas suas próprias características, formando assim relações de amizade. Outro aspeto que se concluiu através desta investigação é que, em idade pré-escolar, as crianças já têm as suas próprias conceções sobre a amizade, sendo que estas podem sofrer influência do modo como a educadora e os seus familiares perspetivam estas relações. Para além disto, estas crianças identificam outras como suas amigas, existindo nomeações recíprocas.ABSTRACT This report results from the Supervised Professional Practice that took place in the Kindergarten context. In this way, the work developed from October 7th, 2019 to January 23rd, 2020 with a group of twenty-five children aged between 5 and 6 years old was the object of analysis and reflection. In addition to this, the research work done that emerged from my observations, written records and the characterization of the group of children, whose main question is How are friendly relationships formed?. Thus, it was intended to know the children’s representations about friendship, to verify if they identify other children as their friends, to understand if the relationships between peers stem from common interests and/or common characteristics among the children and to know the families’ perspective and from the cooperative educator about friendship, through the development of an exploratory case study that crossed several techniques and instruments of data collection and analysis. Since the human being is a naturally communicative being, interacts and creates relationships with the other(s) at different times of the day to day. As children interact, they establish relationships with peers and learn to develop social skills. Through their natural action, which occurs together with other individuals, children begin to interact preferentially with some of them, either by sharing interests or by their own characteristics, thus forming friendships. Another aspect that was concluded through this investigation is that, at pre-school age, children already have their own conceptions about friendship, which can be influenced by the way the educator and her family perceive these relationships. Furthermore, these children identify others as their friends, with reciprocal nominations.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLPombo, Mariana Caciones2021-02-24T11:48:13Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12937TID:202628280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.268842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
title |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
spellingShingle |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos Pombo, Mariana Caciones Relações entre pares Amizade Jardim de infância Peer relations Friendship Kindergarten |
title_short |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
title_full |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
title_fullStr |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
title_full_unstemmed |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
title_sort |
As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos |
author |
Pombo, Mariana Caciones |
author_facet |
Pombo, Mariana Caciones |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pombo, Mariana Caciones |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações entre pares Amizade Jardim de infância Peer relations Friendship Kindergarten |
topic |
Relações entre pares Amizade Jardim de infância Peer relations Friendship Kindergarten |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 2020-05-29T00:00:00Z 2021-02-24T11:48:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12937 TID:202628280 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12937 |
identifier_str_mv |
TID:202628280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479743520768 |