A Ilustração Atual para uma consciência social na Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30080
Resumo: A ilustração atual desempenha hoje um papel de relevância como elemento facilitador da compreensão da realidade em que nos inserimos e de consciência social. A sua área de atuação recai na atividade artística, como meio de conhecimento e espelho cultural da humanidade, refletindo e expandindo, através das perceções e conceções dos ilustradores, o que a sociedade constrói a respeito de si própria. Nesse sentido, ao fornecer ferramentas para o conhecimento, para a compreensão e para a descodificação de aspetos da vida atual, a presença da ilustração na educação forma e capacita as crianças para realizarem a sua “leitura do mundo” e, assim, poderem desenvolver sentimentos de pertença à comunidade, potenciando mais e melhor a sua participação na sociedade atual. Cabe à escola e ao processo educativo introduzir progressivamente, na Educação Pré-escolar, a cartografia do mundo complexo e em constante agitação em que habitamos e, ao mesmo tempo, facultar um mapa que permita a cada criança orientar o seu percurso sem se perder em labirintos. É neste trajeto que a ilustração pode e deve converter-se numa ferramenta pedagógica para a integração e para a consciência social, como um canal mediador em diferentes contextos, localizando lugares de encontro e intercâmbio de perspetivas. Aliás, este caráter mediador da ilustração atual tem demostrado ser um recurso educativo que convida à reflexão, à experiência e à crítica, oferecendo espaços transformadores de liberdade e de questionamento. De acordo com esta premissa básica a ilustração atual na educação serve para ativar itinerários de inclusão e abrir caminhos para a transformação social, identificando a realidade e novas formas de intervenção. Este artigo configura-se como uma síntese da experiência de um projeto levado a cabo na Educação Pré-escolar, com a participação de 20 educadores e 100 crianças de 5 anos, onde a ilustração atual foi utilizada para problematizar questões orientadas para a importância da sua participação na sociedade, bem como para promover a sua consciência social. A consciência social, tal como é entendida neste projeto, além do conhecimento e sensibilização para situações objetivas de exclusão, também está orientada para a criação de oportunidades para os sujeitos intervenientes no projeto se expressarem e participarem ativamente, refletindo e apresentando soluções a partir de um trabalho colaborativo. Para tal, escolheu-se um livro cujo tema retrata pessoas em situação vulnerável de exclusão social: os sem-abrigo. A ilustração, como forma artística, funcionou no projeto como uma narrativa social sintonizada com a sociedade, disponibilizando respostas para as questões capitais do ser humano. Novos caminhos foram perspetivados e novas abordagens educativas foram testadas, numa clara expansão do campo tradicional da ilustração infantil, nomeadamente no que concerne ao tema escolhido e à forma de trabalhá-lo com as crianças. As ilustrações permitiram explorar os discursos que constroem as narrativas através de diferentes saberes, privilegiaram a reflexibilidade das crianças que as observaram, rompendo as barreiras do estranhamento e dos preconceitos. A ilustração trabalhou, ainda, os significados que as crianças construíram, assim como a relação que estabeleceram entre aquilo que viram e o seu próprio contexto, ou seja, a ilustração funcionou como um instrumento para a participação e para a transformação social, através de um “ativismo” criativo que possibilitou gerar mudanças. Privilegiou-se um quadro paradigmático de investigação numa perspetiva interpretativa e adotou-se uma metodologia de estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados passaram pela observação direta das atividades realizadas pelas crianças e por narrativas solicitadas aos educadores que participaram do projeto. Os objetivos que presidiram a esta investigação foram os seguintes: i) perceber a importância da ilustração atual para a consciência social, colocando as crianças no epicentro de uma educação transformadora; ii) compreender de que forma as crianças se posicionam face aos problemas que afetam a sociedade em que vivem. Como resultado testemunhamos a conquista de um protagonismo da ilustração atual como recurso educativo, evidenciando pontos de contacto com a sociedade e os seus problemas, que ajudam a sensibilizar a criança como ator da sociedade onde está inserida. Por outro lado, percebemos que as crianças conseguem ler a imagem iconográfica a partir dos seus elementos formais e apropriar-se de problemáticas relacionadas com o mundo onde se encontram inseridas, posicionando-se e expressando-se criativamente, propondo soluções para debelar as situações de exclusão social. Em síntese, reconhecemos o impacto positivo da ilustração atual para uma consciência social, a promoção de uma cidadania ativa e a construção de sociedades democráticas.
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Cabe à escola e ao processo educativo introduzir progressivamente, na Educação Pré-escolar, a cartografia do mundo complexo e em constante agitação em que habitamos e, ao mesmo tempo, facultar um mapa que permita a cada criança orientar o seu percurso sem se perder em labirintos. É neste trajeto que a ilustração pode e deve converter-se numa ferramenta pedagógica para a integração e para a consciência social, como um canal mediador em diferentes contextos, localizando lugares de encontro e intercâmbio de perspetivas. Aliás, este caráter mediador da ilustração atual tem demostrado ser um recurso educativo que convida à reflexão, à experiência e à crítica, oferecendo espaços transformadores de liberdade e de questionamento. De acordo com esta premissa básica a ilustração atual na educação serve para ativar itinerários de inclusão e abrir caminhos para a transformação social, identificando a realidade e novas formas de intervenção. Este artigo configura-se como uma síntese da experiência de um projeto levado a cabo na Educação Pré-escolar, com a participação de 20 educadores e 100 crianças de 5 anos, onde a ilustração atual foi utilizada para problematizar questões orientadas para a importância da sua participação na sociedade, bem como para promover a sua consciência social. A consciência social, tal como é entendida neste projeto, além do conhecimento e sensibilização para situações objetivas de exclusão, também está orientada para a criação de oportunidades para os sujeitos intervenientes no projeto se expressarem e participarem ativamente, refletindo e apresentando soluções a partir de um trabalho colaborativo. Para tal, escolheu-se um livro cujo tema retrata pessoas em situação vulnerável de exclusão social: os sem-abrigo. A ilustração, como forma artística, funcionou no projeto como uma narrativa social sintonizada com a sociedade, disponibilizando respostas para as questões capitais do ser humano. Novos caminhos foram perspetivados e novas abordagens educativas foram testadas, numa clara expansão do campo tradicional da ilustração infantil, nomeadamente no que concerne ao tema escolhido e à forma de trabalhá-lo com as crianças. As ilustrações permitiram explorar os discursos que constroem as narrativas através de diferentes saberes, privilegiaram a reflexibilidade das crianças que as observaram, rompendo as barreiras do estranhamento e dos preconceitos. A ilustração trabalhou, ainda, os significados que as crianças construíram, assim como a relação que estabeleceram entre aquilo que viram e o seu próprio contexto, ou seja, a ilustração funcionou como um instrumento para a participação e para a transformação social, através de um “ativismo” criativo que possibilitou gerar mudanças. Privilegiou-se um quadro paradigmático de investigação numa perspetiva interpretativa e adotou-se uma metodologia de estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados passaram pela observação direta das atividades realizadas pelas crianças e por narrativas solicitadas aos educadores que participaram do projeto. Os objetivos que presidiram a esta investigação foram os seguintes: i) perceber a importância da ilustração atual para a consciência social, colocando as crianças no epicentro de uma educação transformadora; ii) compreender de que forma as crianças se posicionam face aos problemas que afetam a sociedade em que vivem. Como resultado testemunhamos a conquista de um protagonismo da ilustração atual como recurso educativo, evidenciando pontos de contacto com a sociedade e os seus problemas, que ajudam a sensibilizar a criança como ator da sociedade onde está inserida. Por outro lado, percebemos que as crianças conseguem ler a imagem iconográfica a partir dos seus elementos formais e apropriar-se de problemáticas relacionadas com o mundo onde se encontram inseridas, posicionando-se e expressando-se criativamente, propondo soluções para debelar as situações de exclusão social. Em síntese, reconhecemos o impacto positivo da ilustração atual para uma consciência social, a promoção de uma cidadania ativa e a construção de sociedades democráticas.APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação VisualVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Mónica2020-03-25T11:59:36Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30080porOliveira, M. (2019). A Ilustração Atual para uma consciência social na Educação Pré-escolar. Invisibilidades. 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