A criança em contacto com a cultura visual: a ilustração no processo de educação para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Maria Vieira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2713
Resumo: A pedra angular do presente estudo assenta na observação de uma sociedade contemporânea em que a imagem assume um papel preponderante na vida do indivíduo. A hiperproliferação da linguagem visual no quotidiano das sociedades ocidentais, contribuiu para a formação de uma cultura visual, que impõe novos desafios, e torna fundamental considerar o desenvolvimento sustentável. Neste trabalho pretendemos analisar o lugar que a ilustração ocupa no contexto educativo de pré-escolar, tendo em consideração o seu potencial pedagógico e o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e social da criança, visando a educação para a sustentabilidade. Para proceder a essa análise, delineamos os objetivos principais que passavam por compreender a importância da ilustração em contextos educativos e que competências podiam ser trabalhadas a partir da mesma. Assim, esta investigação de cariz qualitativo, implicou uma metodologia de trabalho de projeto e consistiu, quanto à técnica de recolha de dados, numa entrevista e uma observação participante. Para tal, o trabalho implementou em contexto educativo de pré-escolar, uma série de atividades de atividades percetivas, criativas e expressivas, que visavam o desenvolvimento de competências transversais e específicas, onde as diferentes áreas do saber foram contempladas numa lógica interdisciplinar. Verificamos que, no final da sua aplicação, quanto à importância da ilustração em contexto educativo, a opinião dos ilustradores entrevistados indicou que esta pode funcionar como meio de Educação para a Arte e como meio de enriquecimento do indivíduo. Quanto ao seu potencial pedagógico no desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social da criança, concluímos que a mesma funcionou como catalisador para o desenvolvimento e reforço de competências transversais a nível comportamental, artístico, social, linguístico e de compreensão do mundo.
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