Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/46333 |
Resumo: | A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras. |
id |
RCAP_96af21b43f8ecefdc7cc16e561d3bdf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/46333 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugalautoconceito académicoeLearningensino superior.A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46333http://hdl.handle.net/10316/46333por1983-2664Moreira, J. AntónioBarros, RitaMonteiro, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:20:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:01.154493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
title |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
spellingShingle |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal Moreira, J. António autoconceito académico eLearning ensino superior. |
title_short |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
title_full |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
title_fullStr |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
title_full_unstemmed |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
title_sort |
Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António Barros, Rita Monteiro, Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Rita Monteiro, Angélica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António Barros, Rita Monteiro, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autoconceito académico eLearning ensino superior. |
topic |
autoconceito académico eLearning ensino superior. |
description |
A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/46333 http://hdl.handle.net/10316/46333 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/46333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133781086437376 |