Relação dos estilos parentais com a motivação no desporto: estudo com atletas da escola de Futebol Dragon Force.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Raquel Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/939
Resumo: As práticas desportivas têm elevada pertinência quando falamos de crianças e jovens. É incontornável a importância do desporto para um desenvolvimento e crescimento equilibrado (Bento, 1991; Cratty, 1983; Sousa, 1988). Com isto, é percetível que a intervenção psicológica na família é dos aspetos mais primordiais (Turnbull, 1986). O estudo aqui exposto analisa a relação dos estilos parentais com a motivação no desporto em jovens iniciantes desportistas e perceber a relação que a atividade desportiva tem na vida destas crianças e jovens. Interessou-nos particularmente testar se há associação entre os diversos estilos parentais e a motivação nas crianças. Foram recolhidos dados na escola futebol Dragon Force em Matosinhos, envolvendo uma amostra de 150 crianças e jovens, entre os 6 e os 14 anos de idade, (M=5,35; DP=1,91), de ambos os sexos. Após o consentimento informado, os inquiridos responderam a um questionário sociodemográfico (Ribeiro & Costa Lobo, 2013), a uma escala de motivação no desporto (SMS) (Pelletier, 1995; adaptação e validado por Bara Filho, 2011) e ao questionário de estilos e dimensões parentais (QEDP) (Robinson, Mandleco, Olsen & Hart, 2001). Destaca-se uma correlação positiva estatisticamente significativa entre o gosto do desporto e o sexo, verifica-se que o futebol é a modalidade que tem mais aderência, comparativamente à prática de outros desportos. O nível socioeconómico apresenta uma correlação significativa. Isto é, os pais de nível socioeconómico médio e alto apresentam um estilo predominantemente autoritativo e os pais de nível socioeconómico baixo apresentam um estilo predominantemente autoritário. Encontram-se similarmente correlações positivas entre as práticas educativas parentais e o estatuto matrimonial, sendo os pais que vivem em união de facto são os mais permissivos relativamente aos pais que estão casados. Os resultados referidos facilitam o entendimento das relações dos estilos parentais e a motivação do desporto nas crianças e jovens.
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